Executando verificação de segurança...
0

Eu li todos os inícios de posts do TabNews nos últimos 120 dias mas vou parar...

Fala galera, blz?

Eu uso o lemeno.io e o Lemeno é projetado para me fazer arquivar um por um de todos os conteúdos que sigo e ele já mostra um resumo de cada post na própria timeline então eu li todos os inícios de posts dos últimos 120 dias no TabNews mas eu desisto.

Eu não vou desistir do TabNews mas não dá pra rastrear tudo porque é muito repetitivo.

Vou parar de rastrear tudo do TabNews hoje pois grande parte dos posts são mais do mesmo.

Infelizmente a maioria dos posts são de "pessoas iniciando a carreira" que não querem de fato estudar e praticar mas sim achar atalhos e achar o que "vale mais a pena".

Galera, isso não existe. Nada vale mais a pena do que você ralar e estudar/praticar muito.

Infelizmente em qualquer área vai ter gente tentando achar atalhos mas a má notícia é que atalhos não funcionam. Pare de acreditar em vendedor de curso e influencer. Programação é difícil e precisa programar muito para aprender.

Eu resumo minha história nesse vídeo de 6 minutos e se você assistir com atenção vai ver que o segredo é ralar muito, ou seja, não tem segredo.

Então se você está lendo esse texto até aqui por favor pare de achar desculpas para não estudar e vá estudar de verdade, praticar de verdade e ralar de verdade.

O mercado está ruim e não deve melhorar tão cedo então ralar é a única opção.

Assuntos comuns:

  • Back ou frontend?
  • Linguagem X vale a pena?

Outro detalhe, muitos erros básicos de Português, infelizmente em entrevistas isso vai contar contra você. Leia mais, estude mais e melhore seu Português também.

Provavelmente esse meu texto tem vários erros de Português e está tudo bem, porém quando você está buscando uma vaga ou começando a carreira é importante prestar atenção nisso pois primeiras impressões importam e muito.

E pra ficar claro, não estou criticando quem vem no TabNews tirar dúvidas das coisas que está tentando fazer. É justamente o oposto, estou criticando quem vem aqui procurar atalhos ou ficar se enganando e perguntando sobre o que "vale a pena".

O Canal do Akita é um ótimo local pra você cair na real e também aprender muita coisa importante do mundo de desenvolvimento.

E aproveitando segue outro vídeo meu para Juniors com dicas para arrumar uma vaga.

Qual meu objetivo com esse post?

Que pelo menos 1 pessoa pare de procurar atalhos e comece a ralar de verdade.


Por sinal esse vídeo faz parte do canal do CodeFTW.

O CodeFTW é um projeto que tenho desde 2017 para ensinar desenvolvimento, é de graça, dá uma conferida nos cursos lá. Você pode ir marcando seu progresso pela plataforma do CodeFTW.

Temos também uma comunidade ativa no Discord e WhatsApp para você tirar dúvidas sempre que precisar, a gente responde 100% das dúvidas, assim você nunca fica travado.

Carregando publicação patrocinada...
2

Você tem razão. E dá para ver que onde se quer qualidade, precisa muito de mecanismos de moderação. Que as pessoas vão reclamar, vão falar que são ditadores, que ela não pode falar, mas é preciso de regras mais estritas e facilidade para desincentivar as pessoas usarem sem muito critério.

Eu jogo com as regras, mas os locais mais produtivos são aqueles que produzem conteúdo mais canônico e não permite tanta repetição. Essa pulverização, individualização não é boa. Mas é o que tem. Eu farei o que tiver que fazer ou deixarei de fazer quando não fizer sentido para mim.

Eu faço a mesma crítica, e respondo para a maioria das pessoas para não se iludir. Sei que na maior parte dos casos não funciona, sei que ganho alguns haters depois disso, mas sei que algumas pessoas se beneficiam, e isso faz valer a pena. O probelma é que a internet incentiva demais a pessoa se iludir.

Eu não critico diretamente o texto das pessoas, mas está nas entrelinhas. Eu percebo pelo texto a falta de educação básica o comprometimento baixo ou inexistente da pessoa. Isso está "matando" quem faz isso. E a pessoa não percebe. Mas tem limite do quanto eu serei mala :) Muitas vezes o selecionado vê esse tipo de coisa e já descarta, sem nem querer saber se a pessoa sabe programar. E não conta para ela que foi isso. A gente também não conta, e ela fica lá à deriva sem ninguém fazer nada.

Ralar de verdade

É o resumo de tudo. É amplo, dá margem para interpretação, mas é só isso. É a tal atitude que eu sempre falo. Muda isso e as coisas começam acontecer. Se não acontecer é porque ainda não mudou corretamente. Não tem diquinhas.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Ralar de verdade resumiu exatamente a verdade universal. Se passsar horas por dia pescando é muito provavel que nos tornemos um bom pescador, se passar horas dirigindo tambem é natural que vire um bom motorista e isso é fato em qualquer área, buscamos buscamos e buscamos uma água milagrosa num sol de 50 graus de um deserto, vamos atras de quem tem caminho pra essa água ou quem tenha dessa água, mas no fim temos que correr atras dela do mesmo jeito ou furar um poço nosso.
Óbvio que podemos aprender com o erro dos outros e ajustar um direção, mas não dá pra resumir um trajeto e querer almoço gratis, pessoal ta querendo muita facilidade, bom pelo menos esse é o meu jeito iniciante de ver as coisas e olha que eu falo isso sofrendo na pele tudo que o pessoal mais reclama da área.

2

De fato tem muito conteúdo repetido. Alguns até tem respostas boas, mas depois de um tempo os posts somem, então as pessoas perguntam de novo porque não sabem pesquisar (ou até querem pesquisar, mas não conseguem).

Pior, recentemente os responsáveis pelo site afirmaram que somente os posts irrelevantes vão para o limbo (ou aqueles com títulos ruins). Mas questiono se todos esses tópicos são assim (se fossem, não teríamos um quase todo dia, pois o alto interesse não deixa de ser um indicador de que aquele assunto é relevante) - a minha percepção é de que muitos vão para o limbo indevidamente, e deveria ter alguma maneira de dar mais evidência a esses posts, mostrando que esse tipo de conteúdo é frequente e recorrente (ou "popular", com todas as conotações que o termo pode trazer).

Se o site desse algum destaque para assuntos recorrentes (que seria facilitado por uma melhor categorização, talvez tags nos posts, por exemplo), talvez diminuísse a frequência de novos posts sobre o mesmo assunto.

2

E precisaria centralizar mais a discussão. Curiosamente os antigos "fóruns" faziam muito bem isso. Pelo menos tinha ferramentas e os admins cuidavam disso, fechando e fazendo merge do que era repetido, assim ficava mais produtivo para todos.

2
2

O Tabnews é um projeto colaborativo. Acredito que quanto mais senioridade atingimos, mais interessante se torna, auxiliarmos essas ditas "pessoas iniciando a carreira". Dessa maneira, criamos uma comunidade cada vez mais forte: os experientes aprendem cada vez mais, ensinando os iniciantes e os iniciantes, ao adquirirem novos conhecimentos, passam a também ajudar outros iniciantes e a fazerem perguntas e colaborações cada vez mais significativas.
Sem contar que, se parar para pensarmos, todos nós estamos "iniciando carreira" em um fluxo contínuo, visto que sempre estamos aprendemos coisas novas: eu me coloco como exemplo: já tem alguns anos que atuo como desenvolvedor desktop, mais precisamente em Visual C#. Tenho um bom conhecimento em SQL Server também. Mas somente agora, com anos de experiência nessas stacks, que inicio meus estudos em desenvolvimento web e mobile. Ou seja, sempre seremos aprendizes e professores também.

1

Concordo com o texto! Se fossemos tratar os posts do tabnews como fazer alguns foruns, a maioria seria marcada como duplicado, seria movido ou deletado!!!!
O ideal seria a pessoa trazer uma contribuição e se beneficiar da discução, e não o contrário, trazendo apenas a necessidade, ainda mais coisas tão básicas.

1

Esse problema vem sendo piorado também pelos próprios devs que são mais experientes por aqui. O grande ponto é: assunto raso, básico de para iniciantes gera engajamento. Podemos até partir do pondo em que o Tabnews é uma rede social diferente de todas as outras, mas se os usuários são os mesmos, apenas a dinâmica irá mudar, não o funcionamento. Observe os posts da aba de relevantes, a maioria vai ser conteúdo voltado para iniciantes, muitas vezes repetido.

Até existem muitos posts bem elaborados e com conteúdo muito relevantes, mas isso não gera engajamento, nem mesmo com aqueles que têm domínio do assunto. Se for ver quais assuntos mais tiveram posts nos últimos meses eu listaria na seguinte ordem (apenas percepção, não fiz nenhuma pesquisa mais elaborada):

  1. Como conseguir a primeira vaga?
  2. IA
  3. SaaS
  4. Linguagem x vale a pena?
  5. Por que não existe a feature x no tabnews?

O que mais me chama a atenção, é que os usuários que tem mais experiência na área e, consequentemente, mais conhecimento que qualquer iniciante, não está comentando em conteúdos mais avançados, mas apenas nos mais básicos. Já vi vários posts com informações avançadas que nem ao menos receberam qualificações positivas, ao passo que posts rasos e carentes de informações com dezenas de qualificações positivas. O rumo que o Tabnews está tomando é definido por seus usuários e atualmente está caminhando para uma rede social para desenvolvedores iniciantes.

O questionamento que poderíamos levantar é: "por que tantos posts pedindo por atalhos?". A resposta está no seu artigo:

O mercado está ruim e não deve melhorar tão cedo então ralar é a única opção.

A verdade é que estudo não enche barriga. Muitas das pessoas que decidiram se tornar programadores apenas quiseram isso pela promessa de vários empregos que vemos por aí. Dentre essas pessoas estão desempregados, estudantes, graduandos, pessoas que querem fazer transição de carreira ou um emprego melhor. Para a maioria dessas pessoas esperar anos para se tornar elegível para uma simples vaga de estágio não é uma opção a seguir.

É certo que o mercado está ruim, mas a forma com que a maioria das empresas tratam com desdém os candidatos as suas vagas e de forma irresponsável criam processos seletivos por meses a fio e nem ao menos dão uma resposta aos candidatos não é uma questão de "o mercado está ruim", mas sim de abuso por parte dessas empresas. É claro que existem excessões e elas não são poucas, mas também não são a maioria. Para alguém escrever um post como esses muito provavelmente já está ou em desespero ou a ponto de desistir.

Eu concordo que empresa não é lugar para caridade, mas a forma com que muitos patrões tratam uma contratação como se fosse um favor é o que faz tudo ir por água abaixo para ambos os lados, empresa e candidato. Para quem está numa situação como essas ouvir uma resposta rasa como um "depende" é desanimador. Todo mundo sabe que depende e, quem pergunta, quer saber o que ainda não sabe. Se os posts são repetidos as respostas também são.

Talvez o que mais me chamou a atenção foi em um post (não lembro bem qual) desse tipo em que houve uma resposta do tipo "você não consegue emprego porque está perguntando coisas básicas por aí", que é talvez a visão que muitos dos mais experientes têm dos iniciantes. Não é simplesmente um "se esforce" e pronto, hoje em dia não é só esforço, também tem muita sorte e QI (quem indica) envolvidos para conseguir a primeira vaga.

Concluindo, o Tabnews é uma rede social e são os usuários que definem quais assuntos aparecerão mais no feed. Felizmente para mudar tudo isso não é difícil, mas até onde existem usuários dispostos a engajar apenas em posts mais elaborados e relevantes?

1

Você é a definição do ego do dev, meus parabéns!
Um iniciante pedir uma ajuda ou um guia não é o mesmo que pegar atalhos que o levará para o fracasso, e não é por que vc aprendeu na época das cavernas que necessariamente todos tem que sofrer igual a vc pra aprender, sem nenhum guia ou ajuda.
Esse texto não me engana, qual era o propósito? Divulgar seu vídeo no youtube?
Pra mim o problema do Tabnews não são os posts repetidos, e sim as respostas repetidas de quem está tentando divulgar algo ou ganhar uns seguidores no github rsrs

1

Mano, faz sentido o que vc disse kkkkk

Mas, o cara acabou de falar que fez uma análise nos últimos 120 dias no TabNews e idenficicou um padrão, e fez um alerta pra quem de fato quer aprender, além de evidenciar o propósito do TabNews.
O alerta dele, não serve apenas para a área de programação, qualquer área de estudo é o mesmo processo de aprendizado, sentar a bunda na cadeira, pesquisar, estudar e praticar.
Eu nem sou programador, sou da área comercial de tech. (Estudo marketing, vendas e tecnologias)

Mas penso que o problema maior nem é sobre o post do @FilipeNevola, ou sobre o TabNews ter funçoes de tópicos, conteúdos separados por sessão etc.
Nosso problema de fato é como aprendemos, como fomos ensinados a estudar, pesquisar e reter conhecimento, e isso também é fruto da forma como nosso método de ensino freireana foi implatando. Infelizmente, a grande maioria de nós foi teinada para serem analafabetos funcionais. (Falo por experiência) Quando descobri isso pirei, tive que rever a forma como aprendia as coisas. kkkkkk

1

Tudo tem um custo e nada é fácil.

Estava olhando alguns comentários aqui e só reforça seu alerta, Filipe.
Enquanto esses devs que querem atalhos não abaixarem a bola e começar a ralar de fato e ouvir quem tem autoridade infelizmente não vão muito longe.
As respostas ressentidas do pessoal só prova a arrogância...


Resultado 1

1
1

Gostei muito do post, pois sou um dev júnior que já se deparou com muitas situações parecidas. Acho que o melhor a se fazer é colocar a mão na massa e parar de procurar atalhos que não existem. Cada um tem seu ritmo de aprendizado, de não adianta a comparação nesse momento.

1

Bem eu concordo com seu post e esta tudo bem divulgar suas redes ou video ,afinal temos que saber sua propiedade para dar tamanha crítica e também esse é o propósito da plataforma para os desenformados, e olha que eu já comprei muito curso e já fiz varias aulas presênciais, é simples toda a tecnologia tem uma documentação, ruim ou boa mas tem, ninguém quer ler, ninguém quer comprar um livro sobre o assunto, ficar fazendo pergunta em qualquer lugar se isso é bom ou ruim não vai resolver o problema se estudar de verdade vai perceber que sua pergunta era trivial e 10 minutos de leitura na documentação já teria resolvido seu problema, ou vai perceber se vale a pena ou não, e eu falo isso por que eu faço isso e sou iniciante trazendo o fato de que senioridade não conquista compromentimento, uma gerente de projeto não fica fazendo pergunta em forúns para saber o que vale a pena para seu squad ele simplesmente testa e avalia, caso der sucesso ok seguimos em frente com a tecnologia, caso não foi um protipo é simples, ta com duvida tem o google, bing , duckduckduckg, as pessoas tem que entender a diferença de AJUDA e PREGUIÇA.

Ajuda: A pessoa está executando uma tarefa e surge proplemas na execução a qual sua pessoa já executou pesquisas e mesmo assim o problema não foi solucionado, ou faz uma pergunta expecificada com embasamento e coerência sobre determinado assunto.

Peguiça: Você faz uma pergunta sem material ou embasamento sobre um assunto que você não sabe nem o propósito nem para quer serve, e muitas vezes nem entende o que está fazendo o famoso zumbi.

Experimenta fazer essas perguntas no Stack Overflow antes e veja se vai ser respondido.

Estudar vai além de dominar um assunto expecífico, e também sobre aprender a fazer boas escolhas, se eu te falar que cobol vale a pena em 2023 só por que eu programo cobol, vai te ajudar?, pensa nisso.

*esse texto pode haver error grotescos de português devido a minha insignificância de dominar tal lingua.

1

Concordo com o que você disse. Acredito que grande parte dessas pessoas engajam na programação somente pelos salários atrativos e não se atentam ao real esforço necessário.