Eu mudei totalmente do VS Code para o Vim há mais ou menos um mês, não me arrependo nem um pouco. O que realmente é verdade é que para um iniciante configurar o vim ou nvim é praticamente impossível chegar a um editor próximo do VSCode. É por isso que existem as distros vim e nvim. Essas distros são parecidas com os conceitos das distros Linux, no final são o mesmo editor mas com configurações completas e prontas, o que facilita muito.
Particularmente a distro nvim que eu mais gostei é o Astrovim, que tem configurações de hotkeys, temas e outras coisas que me facilitaram muito na migração para o vim. Vale ressaltar aqui que hoje é muito comum as pessoas se referirem a vim para o que na verdade é nvim, que é o meu caso aqui. O nvim dá muitas vantagens na hora de configurar além de mais performance pois de umas versões para cá começou a aceitar plugins e configurações em lua. Basicamente é isso, mas se pesquisar mais sobre achará muito mais sobre as vantagens do nvim para o vim.
Se quiser eu posso fazer um outro comentário ou um post sobre como configurar o Astronvim para várias features que temos no VSCode, não é tão difícil quanto dizem, a única barreira é entender como tudo funciona, mas depois tudo vai ficando mais fácil.