Executando verificação de segurança...
6

[Preciso de Ajuda] Quero criar uma comunidade de TI Verde

Olá, Prezados Leitores,

Sou uma estudante do ensino médio e estou atualmente no meu último ano em uma escola técnica. Aqui precisamos fazer um projeto de conclusão de curso, escolhi o meu pensando no que eu mais gostava e queria falar sobre: "TI Verde nas Empresas e a Crise Ecológica". Este projeto visa destacar a importância dessas questões para a sociedade e as vantagens que podem ser obtidas pelas empresas que adotam práticas de TI verde.

Segue um pouco do meu projeto escrito:

  • O que é a TI Verde?

A TI Verde se refere ao uso de tecnologias de forma sustentável, buscando minimizar o impacto ambiental. Isso inclui desde o desenvolvimento até o descarte responsável de equipamentos e sistemas de tecnologia.

  • Minha Visão: Uma Comunidade para a TI Verde

Para compartilhar e expandir o conhecimento sobre práticas sustentáveis e ideias inovadoras de TI Verde, estou trabalhando na criação de uma comunidade online. Esta comunidade será um espaço interativo onde todos podem compartilhar suas experiências e ideias sobre como incorporar práticas de TI Verde em seu cotidiano.

  • Sua Participação é Essencial

Contudo, peço a sua ajuda nesta caminhada, quero a sua opnião sobre o assunto e se isso seria útil para você. Se souber de alguma aplicação que possa fazer ou implementar na minha comunidade por favor não deixe de falar! |Ex: testei já em algumas plataformas como o Nichoos (que achei mais fácil e interativo como eu quero, mas é uma plataforma paga), Mastodon, o prórpio TabNews e alguns outros. Quero fazer uma aplicação tecnica mas todos estes que testei percebi que daria muito trabalho e não tenho muito tempo para executá-los. Se alguém quiser colaborar neste projeto contate-me!!

Agradeço desde já pelo seu interesse e apoio neste projeto. Vamos juntos criar um ambiente mais sustentável e consciente!

Atenciosamente.

Carregando publicação patrocinada...
6

Sua publicação me lembrou de um site que funciona de uma forma diferente do normal. Acho o conceito legal e pode te dar alguma ideia de um assunto a abordar no TCC: Low-tech magazine.

O site funciona a base de energia solar e é selfhosted. O objetivo dessa decisão foi de reduzir o consumo de energia associado ao acesso ao conteúdo hospedado no site. A parte que mais me chamou atenção nessa história foi a seguinte: como o servidor funciona totalmente com energia solar e não possui "muitas" baterias, o site ficará offline caso o tempo fique nublado por um longo período. Tem até uma página para acompanhar a energia do servidor (para a tabela abaixo aparecer, eu precisei clicar em outro idioma listado em Translations).

Energia do servidor, com a demanda, uptime, temperatura e uso da CPU e capacidade da bateria

Tem várias informações sobre esse aspecto de sustentabilidade no site, além dos próprios artigos publicados lá. Leia com um olhar crítico, pois me lembro de que existe um certo exagero em alguns pontos, mas mesmo assim é uma leitura interessante.

3

Já ouviu falar sobre Green IT?

Trata-se de um programa de certificação voltado para empresas e funcionários de TI para validar seu conhecimento da importância, políticas, metas mundiais, mecanismos de controle e formas de tornar a TI mais ecológica.

Sou inclusive certificado em Green IT Citzen

3

Vamos explorar isso. A sustentabilidade no software e nas operações de TI está se tornando cada vez mais importante, devido à crescente consciência sobre as mudanças climáticas e a necessidade de reduzir nosso consumo de energia.

A indústria de tecnologia está cada vez mais ciente de sua pegada de carbono e está tomando medidas para reduzir seu impacto ambiental, seja através de otimizações de software, inovações em infraestrutura ou a localização estratégica de data centers.

1. Do PHP para o Hack no Facebook

Em 2014, o Facebook anunciou o Hack, uma linguagem de programação que era uma versão modificada do PHP. Uma das grandes razões para essa mudança foi a eficiência. Ao melhorar a eficiência do código, o Facebook poderia reduzir a quantidade de servidores necessários para executar o mesmo trabalho, o que, por sua vez, reduziria o consumo de energia.

Com a escala do Facebook, a economia de apenas uma ou duas dezenas de por centos na eficiência do servidores, resultou em uma economia de centenas de milhões de doláres em custos com energia por ano.

2. Datacenter da Microsoft no oceano

Enquanto os datacenters consomem uma quantidade considerável de energia para operar, uma parcela significativa dessa energia é usada para manter os servidores resfriados através de sistemas de ar-condicionado.

Em 2018, a Microsoft lançou o "Project Natick", que envolveu o afundamento de um datacenter no oceano. A ideia por trás disso era aproveitar a troca de calor mais eficiente da água do mar para resfriar os servidores.

3. Mineração de Bitcoin dentro de geleiras

Como resultado, os mineradores procuram lugares onde a energia é barata e o resfriamento é eficiente. Algumas operações de mineração foram estabelecidas nas regiões mais frias do planeta, para aproveitar o ar frio natural para resfriar o equipamento de mineração.

4. Engenharia Sustentável e Avançada para Datacenters Massivos

À medida que os datacenters crescem em tamanho e número, torna-se cada vez mais importante considerar abordagens sustentáveis e inovadoras para seu design e operação.

Além da localização (como datacenters subaquáticos ou em regiões frias), outras inovações incluem o uso de energia renovável, como solar ou eólica, para alimentar os datacenters, bem como técnicas avançadas de gestão térmica.

5. Ferramentas de IA como ChatGPT

Treinar modelos de linguagem grande como o ChatGPT requer quantidades massivas de poder computacional e, consequentemente, energia. Embora o treinamento seja a parte mais intensiva em energia, até mesmo a inferência (responder perguntas, por exemplo) consome energia.

Há muitas críticas sobre o uso de tais modelos para respostas simples, já que um modelo menor ou uma abordagem mais tradicional poderia responder a mesma pergunta com muito menos consumo de energia.

1

Interessante, não presisamos de apenas criar mais inovações e tecnologias, a meu ver algo de igual ou maior importância é tornar eviciente as tecnologias já exitentes, antes que nos destruamos com nossas próprias soluções esta tua resposta clacerda prova que a humanidade esta preocupada e investe para sustentábilidade energética, até eu criei interesse em estudar a linguagem Hack do Facebook influenciado por este teu comentário. Abraços

1

Interessante a ideia, porém acho que o conceito de "sustentável" e o conceito de "tecnologia" não se misturam muito infelizmente rsrs.

Se você for analisar o nível de poluição que os grandes fabricantes de hardware, smartphone, etc; produzem, você iria ficar chocado! Para piorar a grande parte dos materiais produzidos, com bateria, plástico, etc são os materiais que mais prejudicam o meio ambiente.

Vamos pegar nosso PC mesmo como exemplo (OU os famosos servidores "CLOUD"/ internet), infelizmente tudo tecnológico hoje em dia gasta uma ENERGIA tremenda, e que em 90% das vezes não vem de fontes renováveis/limpas de produção...


Assim, se eu fosse começar a trabalhar esse seu conceito de "TI mais VERDE", acredito que o primordial seria:

  1. Pensar já na fase inicial de como usamos a tecnologia hoje,no sentido de: as fontes renováveis de energia (pois tudo gasta energia hoje)

  2. Pesquisar sobre processos de fabricação/reciclagem desses dispositivos eletrônicos, pois ambos os processos poluem muito ou geram muitos resíduos. (um iphone mesmo gera um resíduo absurdo por exemplo)

  3. Acredito que só assim seria mais interessante COMEÇAR A FALAR de "TI Verde no cotidiano", pois imagine a hipocrisia tremenda, o seu site estilo “TabNews” rodando em servidor que frita carvão para funcionar rsrs, em um servidor feito de 0% material reciclável, com um plástico específico que possui uma tinta única que produz câncer em peixes, e usando uma tecnologia que foi comprada por alguma BigTech que gera toneladas de resíduos químicos ao ano rsrs

Enfim...fica o questionamento do conceito, mas acho a ideia super bacana sim...

2

Que obordagem Chitaum, sem rodeios é a verdade nua e crua o que falas, relativamente a sutentabilidade energetica ninguém na terra escapa. Apesar de eu valorizar alguns esforços como os muito bem resumidos pela clacerda na reposta logo acima da tua, reitero, não passam de pequenos esforços. Abraços

1

Adorei a ideia! Algo que pode ajudar muito principalmente com descarte adequado. Tenho alguns equipamentos que terei que fazer descarte e até vender alguns deles também, tendo um local onde possa ter ajuda e sugestões de o que fazer é um ótimo passo. Caso precise de ajuda, estou a disposição!

1

Geração de uma imagem por IA consome energia equivalente ao carregamento de um smartphone:

"Dentre todas as tarefas realizadas por IAs generativas, esta é a mais intensiva em carbono. A maior quantidade de energia foi gasta pelo Stable Diffusion XL, produzindo 1,6 quilo de dióxido de carbono durante uma sessão, o equivalente a dirigir 6,4 quilômetros em um carro movido a gasolina – para comparação, a geração de um texto simples gera produziria 0,6% do CO2. As informações são do site TechXplore."