Executando verificação de segurança...
-1

Outsystems: Será o futuro da programação?

Outsystems, apontada como líder de mercado das plataformas low-code é um termo cada vez mais procurado e pesquisado no mundo digital. Criada em 2001 por Paulo Rosado, um engenheiro informático do Alentejo que, na altura, trabalhava em Silicon Valley na Oracle, a Outsystems já conta com escritórios em 54 países e mais de mil clientes em 42 indústrias. Mas muitas dúvidas ainda envolvem o que exatamente é a plataforma Outsystems e sobre o que esta permite fazer.

Outsystems é uma plataforma baseada em low-code, o que permite o desenvolvimento de aplicações sem que sejam necessários muitos conhecimentos de programação. Com recurso a poucos movimentos, é possível criar uma página de uma aplicação, de forma rápida e visualmente interessante.

Encontre mais recursos aqui https://www.outsystems.com/learn/

Carregando publicação patrocinada...
1

Olá @frico, essa área que você está comentando é bem delicada. Podemos começar citando o que as ferramentas de low-code se propõem a fazer: resolver pequenos problemas que a maioria das pessoas têm em suas aplicações. Um programa feito em low-code nunca vai substituir um bom programa feito por bons programadores [1]. Essas ferramentas são bem limitadas ao que a empresa que a disponibiliza como um serviço está projetado-a a resolver. Essas ferramentas não conseguem resolver todas as demandas que existem no mundo todo.

Low-code ou no-code não é mais que uma grande abstração que elimina a necessidade de passar dias ou semanas projetando tarefas hiper repetitivas de produzir programas básicos [1] - quando digo básico não digo de forma pejorativa como se tudo o que low-code fizesse fosse programas ruins, me refiro a um programa com baixa customização -. Se pensarmos em criar um programa que suporte pix [2], por exemplo, a plataforma que for contratada precisa necessariamente suportá-lo ou não terá esse recurso implementado, simplesmente porque é impossível implementar algo fora do framework que o low-code já disponibiliza.

Essa primeira parte foi um pouco desencorajadora, mas não me entenda mal, ambos os modelos de negócio, seja low-code ou no-code são ferramentas que valem 100% da nossa atenção (quando digo nossa, me refiro a todos nós programadores). Elas conseguem diminuir vários trabalhos de dias a semanas para muito menos que isso e empresas bem pequenas que não possuem demandas que exijam grande customização terão seus trabalhos reduzidos consideravelmente, tanto quanto o custo de manutenção de seus produtos. Nem toda empresa precisa ter um app escrito do zero que foi projetado para atender totalmente as suas próprias necessidades, às vezes, abrir mão de uma coisa ou outra pode facilitar consideravelmente o trabalho e até viabilizar a construções de projetos que antes seriam impossíveis.

Referências:
[1] "Akita, quais Cursos você recomenda? E o Low-Code? E o GPT-3?" - Fábio Akita
[2] Nossa Opinião Sincera sobre No Code e Low Code! // Vlog #138 - Código Fonte TV

1

Será?

É certo que dada a facilidade e agilidade de programação por meio do Outsystems e como as nossas vidas estão cada vez com menos tempo e cada vez mais há a necessidade de se entregar projetos com a maior rapidez possível, plataformas de low-code terão um maior papel no desenvolvimento de tecnologias do futuro.

Porém, nem sempre utilizar esta plataforma é a forma mais simples de desenvolver, visto que ainda há a necessidade de um conhecimento breve em logica de programação para entender como o mecanismo desta plataforma funciona.

Acredito que o Outsystems e outras plataformas de LowCode vão ganhara cada vez mais destaque no mercado, até um certo limite, mas a programação como conhecemos hoje ainda será mais forte e eficiente do que estas plataformas.

1

Acho que o low-code pode ser um facilitador, mas creio que não irá substituir os devs em sua maioria.

Muitos recursos ainda necessitam de "codar" linha por linha ou revisão ainda sim.

0