Executando verificação de segurança...
0

Como se manter sempre atualizado em conteúdos técnicos avançados?

Um dos grande desafios como desenvolvedor é acompanhar as tecnologias que estão em constante evolução, independente das linguagens que você utiliza em seu dia a dia, sempre há alguma melhoria acontecendo, seja no própria linguagem, framework ou algum componente.

Além de novas maneiras de fazer o que você já sabe, cada vez mais novas soluções surgem para facilitar sua vida na hora de resolver alguns problemas, então para nos mantermos atualizados também precisamos estar em constante contato com os mais variados conteúdos e não apenas aquilo que já conhecemos.

Infelizmente não há um só caminho que funciona para todo mundo, mas até alg uns meses atrás eu tinha essa necessidade para me desenvolver e ainda não tinha encontrado o que funcionava para mim.

Já tinha tentado acompanhar vários canais no YT, me inscrever em News Letters (ainda me irritava rs), ir atrás de portais de notícia e nenhuma dessas alternativas tinha me atendido, até o dia em que eu resolvi experimentar o Medium.

O Medium nada mais é do que um site como o TabNews frequentado pelos profissionais dos mais variados níveis abordando os mais variados temas da computação e de outras áreas.

Ele é o aplicativo que encontrei para abrir quando tenho uns 10 minutos sobrando sem fazer nada e boa parte dos conteúdos são do meu interesse pelo sistemas de tema de interesse e geralmente possuem um nível de profundidade excelente.

Por lá descubro o funcionamento em baixo nível das ferramentas que utilizo, novos componentes, atualizações das linguagens e discussões técnicas de padrões de arquitetura.

Já sou membro faz mais de 1 ano e não me arrependo, espero que o TabNews vá para a mesma direção e seja frequentado por CTOs, CEOs, Arquitetos, Sêniors, Plenos e muitos Júniors!

Link do Medium

Carregando publicação patrocinada...
1

O medium tem um conteúdo muito bom, mas particularmente já consegui identificar conteúdo bom realizanado boas buscas indexadas no google, uma opção a quem não quer ter que pagar rs

1

Eu particularmente gosto bastante do Medium pra aprender conteúdo mais teórico, lá a userbase costuma postar bastante coisas sobre arquiutetura, algoritmos e até mesmo indagações além do código. Mas uma coisa que eu sempre boto na cabeça é: Se eu não tenho uma necessidade real de aprender algo, eu não vou botar muita energia naquilo.

2

Você está 100% certo, a ideia é descobrir que algo existe para solucionar aquele problema. Quando você enfrentar esse problema aí sim você coloca energia no assunto colocando a mão na massa.

1

Eu já tentei usar o medium de maneira mais frequente, como você citou, como fonte diária para leituras técnicas, mas o modelo deles de limitação de artigos gratuitos a serem lidos por mês me fez desistir.

Não estou dizendo que o modelo está errado, mas para mim não serviu, principalmente por que acabo não encontrando tanto tempo para fazer valer ali o valor que deveria investir. Por isso deixo minha cota gratuita para ler os artigos quando "caio" em um deles no medium, pesquisando por um tópico específico.

O que uso com mais frequência é o Dev Community, https://dev.to ... segue um princípio mais livre, como o TabNews, e posso ir marcando os autores que me interessam e acompanhar seus conteúdos.

Mas espero que o TabNews substitua ambos os modelos, ao menos em língua portuguesa, por quê tanto medium quanto dev.to por não possuírem um modelo pensado em colaboração de conteúdo mais aprofundado e rico, acabam tendo muito material raso.

1

Infelizmente o Medium tem essa restrição de membros mesmo, que logo no início me atrapalhou por que eu lia os posts que nem louco, por isso assinei e sinceramente vale a pena, 16 reais por mês para ter acesso a conteúdo técnico aprofundado em assuntos que não existe nem tutorial no yt.

O dev.to eu não cheguei a criar o hábito por não ter um app mobile, mas tem muito conteúdo lá também.

2

Uma coisa que eu sempre esqueço mas que sempre funciona:
Se a página no Medium for limitada pra assinantes, Ctrl+Shift+N e você consegue ler ela normalmente 🤷‍♀️

1

Concordo que R$ 16,00 é totalmente válido e viável, mas no meu caso também tem o agravante que eu assino muita coisa kkkkk, no final preciso avaliar cada pequena assinatura se vale a pena senão no montante final no mês acabo tendo 10 assinaturas de 16 que não agregam e essa econômia paga a conta de internet por exemplo.