Executando verificação de segurança...
2
fhayha
6 min de leitura ·

Estou criando um banco de dados sozinho

Eae galera esse é meu primeiro post no TabNews, criei a conta hoje e achei incrível o site então vou compartilhar um projeto meu audacioso.

Ideia inicial

O banco de dados originalmente era pra ser somente para games, eu estava desenvolvendo meu game(e ainda estou) e precisava de um banco de dados pra guardar o XP, nível do jogador, armas liberada e etc, porém em um jogo é todo muito dinâmico, por exemplo tem armas/itens que são liberados quando você atinge um nível específico, ou compra com dinheiro ou xp, ou então é liberada quando você faz alguma coisa, e, depois de analisar os alguns bancos percebi que fazer tudo isso seria extramamente complicado, mas pior do que isso seria trabalhoso demais em bancos SQL por exemplo, fazer toda a relação das tabelas, eu originalmente optei por bancos de dados como o Mongo, Firebase e tentei usar o RavenDB(não é muito conhecido mas curti bastante o RavenDB), eu queria poder ter mais liberdade pra poder mexer, assim como eu me sentia na Unity3D, onde eu conseguia personalizar muita coisa, criar componentes e tudo mais, então eu tive uma ideia(maluca) de fazer um banco de dados mais dinâmico, e com isso surgiu a ideia do RazorDB que era o nome original, nele você teria um usuario e para adquirir um item ao seu usuario, você teria que cumprir uma condição como por exemplo ter uma quantidade x de XP, em outras palavras o banco gerenciaria essa parte pra você, e faria relações que normalmente teria em um jogo, o problema era que essa condições eram apenas JSON onde você só colocava que se algo fosse maior ou menor que outro algo poderia adquirir e tudo mais, era extramamente limitado, e mais do que isso o banco parecia meio sem graça e se eu fizesse dessa maneira teria que me sujeitar a outros bancos de dados pra outras coisas de qualquer jeito, então tive uma ideia melhor.

ByteRunnerDB

Criei um projeto do zero em C++ chamado ByteRunnerDB, eu tava um pouco enferrujado em c/c++, fazia muito tempo que não programava nessa linguagem, tive que relembrar muita coisa(mas muita coisa mesmo), depois de muita luta, sacríficio e ajuda do ChatGPT eu consegui adicionar uma biblioteca chamada Mono no meu projeto C++, com ela eu poderia fazer o que queria, que era dar mais opções para o banco, como o Mono você pode carregar e executar código C# em tempo de execução, então você pode criar por exemplo uma função chamada Hello() e chamar ela no C++, mas mais do que isso, você pode procurar por classes, namespaces, instanciar classe, alterar as propriedades da classe, listar os atributos os metodos e muito mais e com isso posso carregar os scripts/Dlls C# e assim chamar funções C# para eventos no banco de dados, por exemplo, você pode criar um script que impede que um dado seja inserido se ele não for um email válido, ou então desconectar uma conexão com o banco se ela tiver um IP específico(bloquear no caso).

Detalhes de como funciona

Você cria um script que herda a classe RunnerBehaviour e nela você cria funções com nomes e parâmetros específicos para ser chamada pelo C++ como a função OnReceiveData, por exemplo, que é chamada quando o banco recebe qualquer dado que seja(que normalmente é json), então você pode receber dados específicos para serem tratados pelo seu script C# e fazer o que você quiser como por exemplo, você pode receber um dado que diz que um jogador X cumpriu um desafio e agora ele pode acessar X item do jogo, legal né?(Pra mim pelo menos é KKKKKKK), o banco é divido em storages (que vou entrar em detalhes mais abaixo), minha ideia é que você possa se inscrever em eventos de storages como por exemplo quando um dado é deletado, ou modificado, tem muitas outras ideias, graças a muita luta e dedicação, ja consegui fazer isso, agora no momento estou trabalhando com as operações do banco de dados e nos eventos, mas o evento de OnReceiveData por exemplo ja testei e funcionou direitinho(Pulei da cadeira e muito quando deu certo), como podem ver me inspirei muita na Unity pra fazer isso.

Como o banco guarda os dados?

Então eu fiquei muito pensativo nessa parte ja que bancos de dados tem que lidar com enormes quantidades de dados, e, ao guardar, ler, atualizar e deletar esses dados, enormes quantidades de dados tem que ser movidos ou modificadas dependendo do algoritmo, e eu queria que fosse rápido, eu não estou satisfeito com a solução que encontrei mas por agora me parece boa(por enquanto, queria saber a opinião de vocês), o banco guarda os dados em formato JSON, eu não queria guardar os dados em um JSON gigante pois quanto mais dados mais iria demorar o Parse, então depois de pesquisar um pouco e perguntar algumas coisa pro ChatGPT pra me tirar algumas dúvidas decidi fazer o seguinte, os dados são salvos em um arquivo que por enquanto chamo de byteRun, nessa arquivo vai sendo adicionado os bytes JSON da sequinte forma:
[4 bytes(tamanho do ID do documento json), 4 Bytes(tamanho do documento JSON),bytes do ID do documento, bytes do documento json]

Eu fiz dessa forma pois assim quando for deletar um documento com um ID específico, não vai ser necessário dar parse no JSON ele vai percorer pelo arquivo mais rápido já que o ID esta separado do documento JSON(no documento JSON também tem um campo com ID). Além disso os arquivos tem um tamanho máximo que pode ser alterado em um arquivo json que vai ficar na pasta do projeto, isso significa que em cada storage vão existir varios arquivos .byteRun que vão ter um tamanho máximo, assim quando um novo dado for apagado ou modificado não vai ser necessario mover todos os dados, e sim uma parte deles, mas ainda sim tem muito o que fazer sobre esse assunto.

Estrutura da pasta de projeto

A pasta do projeto contém os scripts C# que você vai usar, um arquivo runner-project.json na raíz do projeto e outras pastas que vão ser as storages que você vai criar, os dados das storages vão pra essas pastas, então diferente do MYSQL por exemplo que guarda os dados em lugar que ele escolhe(se eu não estiver enganado, por favor não me xinguem se eu errei :( ), o ByteRunner guarda os dados nessas pastas dessa storages assim se você precisar mover o banco, teoricamente seria quase um CTRL-C,CTRL-V sem a necessidade de importar nada só mover a pasta mesmo, mas não estou confiando nisso e estou pensando seriamente em deixar uma opção pra escolher onde guardar as storages. Além disso estou trabalhando pra colocar uma ambiente de desenvolvimento pra recompilar os scripts e recarrega-los quando você os altera com seu editor de código.

Claro que isso é so o inicio e penso que muita coisa vai mudar ao longo do desenvolvimento e tem muita coisa pra se pensar, ja que chamar funções C# pra rodar antes de um dado ser inserido, alterado ou deletado pode custar desempenho, além disso tem muitos outros problemas pra resolver mas apesar da dificuldade quero continuar, quem sabe o projeto da certo e muita gente usa? Além de que estou me divertindo muito fazendo isso!

E ai o que acharam? vou deixar o git do projeto já que a intenção é ser open source mesmo, não liguem a bagunça no código viu eu sou meio atrapalhado(e com isso quero dizer: não me humilhem pelo meu código programadores mais experientes, po favô).

Github: ByteRunnerDB

Carregando publicação patrocinada...
2

Acredito que voce está confundindo as responsabilidades de cada aplicação. Um banco de dados não deve ser responsável por sua regra de negócio, ele deve armazenar dados performaticamente. Esses scripts basicamente estão criando regras de negócio.

O que você construiu foi uma aplicação que não usa um banco de dados, usa jsons, e como você já percebeu isso é bem ruim para a performance.

Não entendi muito bem por que voce não conseguiu criar sua aplicação utilizando bancos nosql padrões, mas provavelmente foi por falta de conhecimento técnico seu, não porque eles não suportariam.

Uma sugestao seria usar o chat gpt para ir conversando como funciona a arquitetura de um jogo, como seu jogo se encaixa nela, como você poderia aplicar essas regras que você disse serem complicadas, isso vai ir te ajudando a separar melhor as responsabilidades.

1

Poxa vdd, fiquei tão empolgado com a ieia que nao pensei nisso, bateu ate um desanimo de continuar trabalhando nele agora.

1

Você esta começando, é normal acontecer isso. Mas pelo menos voce ja ganhou uma experiência com a linguagem.

Acho que pode servir de estimulo para que voce realmente va atras de conhecer como um banco de dados funciona, escolhe um (indico mongodb) e descobre como ele armazena os dados no disco, como ele busca esses dados, por que ele é mais rápido do que só guardar os arquivos json. é um conhecimento bem legal de ter.

E quem sabe voce acaba realmente recriando um banco que guarda jsons porem de uma forma melhor? seria legal recriar um Mongodb por exemplo. Só nao pode deixar ele responsavel por rodar a regra de negocio, ele serviria apenas para guardar jsons.

1

Praticamente todos os Bancos de Dados existentes são generalistas, ou seja, são feitos para suprir a demanda de diferentes tipos de aplicações.

Criando um Banco de Dados específico, e personalizando suas funcionalidades para essas necessidades específicas, pode ser interessante.

Normalmente a regra de negócio fica na aplicação, e faz o intermédio entre o Banco de Dados e a consulta propriamente dita, mas nada impede de ser feito de forma integrada, desde que tenha uma boa justificativa pra isso.

Quais são as maiores dificuldades em usar esses Bancos de Dados comuns num jogo? Se você conseguir resolver, ou facilitar essas dificuldades, já torna esse projeto viável.

Pela descrição eu vi que ele é portável, ou seja, isso já é um atrativo legal, e provavelmente pode ter outros que eu desconheça, mas se tratando de um projeto em desenvolvimento, pode surgir mais recurso interessantes.

Boa sorte na empreitada.

2

Primeiro, parabéns, gosto de iniciativas assim. Eu já comecei a fazer mais que um, mas nunca tive tempo para ir adiante. Pode ser que eu retome mais pra frente com mudança em alguns aspectos da minha vida.

Embora eu ache que provavelmente já existe algo que te atenda, eu sou das pessoas que mais entende sua iniciativa.

Não sei se gostei de algumas decisões, mas você deve ter suas razões e se era oque queria então está tudo bem, talvez faça sentido em ambiente Unity. A maioria das coisas gostei. Ainda não dá para ter uma ideia completa de onde vai chegar, mas já deu uma boa base.

Não gosto nem um pouco de estar usando o ChatGPT para isso, especialmente neste caso ele vai mais te atrapalhar do que ajudar, e sinceramente, se não consegue fazer sem ele, ainda não está preparado para fazer isso. Para algumas coisas ele até pode ajudar, e atrapalhar, mas não faz muita diferença, esse é um caso que não deveria usar. Só minha opinião, por óbvio. Eu tenho a opinião forte que o ChatGPT vai destruir muitas coisas, inclusive o desenvolvimento de software. Porque parece bem óbvio, mas quase ninguem está percebendo que ele já está corroendo.

Não quero entrar em todos os casos, mas se vai depender do C#, e faz sentido pelo Unity, podia usar a experiência do RavenDB e fazer todo ele em C#. Não gosto dessa mistureba tão próxima. Em outros casos até seria ok.

Não tenho muita informação, mas JSON quase sempre é uma solução ruim, ainda mais se tem muitos dados. Pode ser que seja o melhor, pode ser que um formato mais específico seja vantajoso. Eu já bolei algumas coisas mais eficientes, mas tem que ver todo o problema.

Não entendi bem essa coisa de gravar JSON em um arquivo, mas pareceu pior ainda. Sei lá, posso só não ter entendido.Só me pareceu que não era necessário tudo isso. Novamente, com tão pouca informação fica difícil opinar. Só pareceu que isso nem é um DB mesmo.

Obrigado por compartilhar.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Sim de fato ha algumas alternativas que me atenderiam, mas ideia me deixou curioso(e empolgado) entao eu quis tentar, ainda que nao de em nada acredito aprender bastante.

Sobre o ChatGPT usei ele pois a documentação do Mono é horrivel, eles não explicam muito bem, e ele conseguiu achar algumas coisas que não achei no Google, alem tambem de encontrar bibliotecas interessantes para o projeto.

Sobre json é meio complicado explicar por texto, mas ainda sim, não é 100% de certeza que fique assim até o final do projeto.

1

Muito massa, eu já utilizei isso de carregar as dlls para fazer um task runner.

Um serviço que fica rodando em background na máquina fazendo as tasks que vc poe nele.

Eu recomendaria você dar uma olhada no canal do Fabio Akita, ele soltou um vide recentemente sobre Banco de dados. Pode ser bom para ter referência de como os BDs são feitos.

0