Meu primeiro "projeto" relacionado a dados
Além de trabalhar na área de tecnologia — atualmente como dev front-end, mas planejando migrar — eu possuo dois “empreendimentos” paralelos em andamento: criação de galinhas e venda de mel. Para ficar chique, eu poderia colocar no título do LinkedIn algo como “honey marketing and egg-laying poultry specialist”.
Indo direto ao ponto, para organizar minhas vendas de mel, utilizo uma planilha do Google onde faço cálculos de custo, faturamento, lucro, quantidade vendida em determinado mês e coisas do tipo, algo bem simples.
No dia 27/01/2025, iniciei uma graduação em Banco de Dados com foco em Engenharia de Dados e, logo nos primeiros dias de aula, tive contato com o Looker Studio do Google, algo similar ao Power BI ou AWS QuickSight. Estou lendo os primeiros capítulos do livro “Google Data Studio for Beginners: Start Making Your Data Actionable” (antigamente o Looker Studio era chamado de Data Studio). O livro é bastante prático e ensina desde o início a importar e visualizar os dados em um dashboard simples.
Com os poucos conhecimentos que adquiri até agora, decidi criar um pequeno dashboard para que minha esposa possa acompanhar nosso empreendimento de mel. Ainda não está muito profissional, precisa de melhorias, mas, por ora, atende bem às nossas necessidades.
Usei dados fictícios:
É claro que um dashboard para quem vende poucos potes de mel pode parecer “overengineering”, mas quis criá-lo para ter algo a apresentar neste meu início de carreira com dados e também para entender melhor alguns conceitos que o professor nos ensinará.
O Looker Studio não é a ferramenta mais usada para criar dashboards, mas todos já entendemos que não importa a tecnologia, e sim o bom entendimento das informações com as quais trabalhamos. As ferramentas são apenas abstrações que facilitam nossas vidas.
Embora DataViz não seja meu foco, gostei de iniciar a criação desse dashboard. Acredito que, ao longo do tempo, ele será útil para o meu pequeno empreendimento: poderei analisar qual pote vende mais, observar em qual época do ano vendo mais ou menos e, assim, impulsionar anúncios no Instagram quando as vendas estiverem em baixa. Enfim, estou aprendendo. Deixe suas sugestões nos comentários ;)"