Executando verificação de segurança...
1
ferna
1 min de leitura ·

Tô totalmente perdido !

Há um tempo sonhei em ser um "dev", sabe daqueles que trabalham para o exterior, que ganha bem, que tem aquela liberdade de horário, que sempre é um exemplo para a família, sempre o tio rico.

Porém um dia a maior idade chegou, precisei me adequar ao que me aparecia, e enfim cheguei ao suporte, meu Deus, quase me matei (brincadeira kkk), mas foi bem difícil, fui crescendo e até sendo chamado para a outra empresa através do meu networking.

Então em 2021 surgiu a possibilidade de ser desenvolvedor em uma startup, porém na realidade era mais um N2 do que desenvolvia mesmo, e pela necessidade da empresa, pouco tempo depois, tive que ser o Analista de Negócio Omnichannel (eles chamavam de Tech Lead, o que acho completamente fora do escopo) enfim, desde então nunca mais desenvolvi mais nada, onde errei me adequando a empresa e me "vendi" por completo, sem tempo para os meus objetivos.

Hoje me tornei mais um recurso, não atuo nem mais como analista de negócio, resolvo mais problemas dos fluxos antiquados e errôneos da empresa do que realmente faço algo que me veja sendo util.

Agora aos 27 anos, vivo o dilema, tento voltar e ser um "dev", ou realmente aceito que isso ficou distantes, gostaria de ser desenvolvedor mobile, mas as vezes acho que passei do momento.

Carregando publicação patrocinada...
2

Acho que o seu problema em ser Dev, está mais em vislumbrar um sucesso profissional como desenvolvedor, de um possível futuro alternativo, do que em ser Dev de fato. Na primeira linha, você disse todos os bônus possíveis de ser um desenvolvedor, mas não falou do ônus do mesmo. A maioria dos devs que conheço não são esses que você citou ali acima. Inclusive, esse tipo de perspectiva, é o que faz com que alguns dev's se achem menos capazes que outros, ou pessoas de outras áreas de TI achem que sua área é menos atraente do que a área do amiguinho.

Não é tarde para mudar de área. Já vi pessoas que trabalharam mais de 15 anos como sysadmin, mas acabaram indo pra desenvolvimento. Um deles que conheço, possuí 40 anos de idade e (re)começou como Pleno, e meses depois subiram ele de cargo. E claro, não foi apenas pelo salário, ou vislumbrando o sucesso profissional que essa pessoa decidiu migrar, mas TAMBÉM, pensando na sua felicidade, em trabalhar com aquilo que gosta de fato.

Sendo assim, a primeira coisa que eu aconselharia para você se perguntar é: Por que quero ser desenvolvedor? Isso vai te dar uma luz daquilo que está dentro de você. O que vejo, é que você está infeliz na sua área de atuação. Talvez até saturado disso tudo, ou então desiludido.

Será que mudar para desenvolvimento, não vai acabar acontecendo a mesma coisa, caso acabe percebendo que ele não é como descreveu na primeira linha?

Outra observação é que uma mudança tem que ser planejada, ainda mais se tiver pessoas que dependem de você. Caso contrário pode acabar tomando uma decisão certa, mas por falta de planejamento, ela acabar sendo a decisão errada.

Caso após essa reflexão interna você tenha o interesse ainda assim de mudar de área, minha sugestão seria você criar um portifólio, com seus trabalhos pessoais, e aplicar para vagas de desenvolvedor. Nas entrevistas, quando questionado, informar esse seu desejo de migrar de área, apresentar seu portifólio, e o seu conhecimento.

E assim... tente. O não você já tem, basta não fazer nada. Agora, se tentar, alguma empresa provavelmente irá abrir as portas para você.

1

@Kevek falou tudo e mais um pouco, assino em baixo.

e vou dar meus dois palitos, se quiser se afirmar como Dev você não precisa largar tudo, se você tem tempo sobrando você pode aplicar conhecimento de dev em projetos seus, talvez um micro SaaS ou freelances para saber se a chama Dev ainda está viva dentro de você, é claro que dessa forma você vai trabalhar/aprender sozinho, mas é uma forma de validar essa sua vontade.

você ainda está bem novo, não tirando seu mérito mas tenho um brother que tem 40+ anos com 4 filhas e se reinventando como Dev agora, aprendendo e trabalhando comigo em freelances.

1

Eu gostaria de acrescentar duas verdades a respeito da profissão:

  1. Nunca é tarde para começar (eu mesmo comecei a migrar de área há 5 anos, quando tinha 30);
  2. O que um dev menos faz é produzir código (falando de forma hiperbólica, mas muitos devs concordam).