Executando verificação de segurança...
1

Existe vários tipos de demanda pra máquina dentro de um time dev, podendo variar bastante o 'mínimo' da configuração.

Tem o básico, que é um multi-core do processador, sendo qualquer coisa acima de um Quad-core super bem vindo, pois a demanda por várias abas do navegador, IDE, um reprodutor de mídia, um possível servidor pra teste aberto, talvez mais um regenciador de banco de dados, várias conexões ao mesmo tempo e um mensageiro aberto, isso vai testar a máquina.

pra deixar tudo aberto em memória, pelo menos 8gb, sendo DDR4 um tipo de custo benefício por oferecer alta frequência e valor ok. As DDR5 chegaram, mas estão caras e DDR3 é ultrapassado.

SSD é básico hoje em dia, por conseguir levar todas as informações armazenadas pra memória > processador com eficiência aceitável. HD é um dos maiores causadores de stress, acredite.
Hoje em dia os SSD's custando até menos de 1 real por Giga. Recomendo um SSD com conector M.2, pois elevam a taxa de leitura e escrita.

processador, como dito antes, qualquer um que ofereca uma boa quantidade de core, thread, e clock. Pra isso é bom comprar logo em conjunto com a placa mãe. Vai precisar ficar atendo nessa parte, pois as gerações dos produtos mudam e seus conectores tbm mudam, os chamados sockets.
Existe processaor de até (atualmente) 13ª geração da Intel e os Ryzen de 3ª geraçao da AMD.

Tirando os fodelosos processadores top de linha, vamos pensar em um cenário mais realista.
uma comparação entre Intel Core i3-10100 vs Intel Core i7-6700K. Mas pq isso?
Os dois processaodores possuem core, thread e clock muito parecidos, só que são de gerações bem diferentes.. e isso importa? Sim, para nosso bolso! O i3 é de 10ª geraçaõ e seria interessante fazer um upgrade futuro, tudo ok. Já o i7 de 6ª geração, apesar de até um pouco melhor no desempenho, deixaria mais caro o upgrade, pois precisaria trocar a placa mãe. E ainda tem mais... as memórias do i7 tem taxa máxima de megahertz travada em até 2133mhz. Agora imagina se vc comprou uma memória nessa especificação, com máximo de 2133mhz e agora quer usar um i3 de 10ª, por exemplo, este modelo aceita apenas DDR4 com 2666mhz (pode até funcionar, não testei, mas perderia desempenho). Com isso, seria preciso trocar placa-mãe e memória só pra fazer upgrade do processaor, entende?

então a chave é pegar algo mais potente e menos atrasado de acordo com o orçamento.

Isso é o núcleo de um CPU e basicamente isso já o deixaria ápito para estudar e trabalhar na faixa. Na maioria dos casos, o pessoal que usa o pc pra trabalho/estudo tbm quer usar para algum entreterimento tipo, games. Pra isso é indispensábel alguma GPU. Existem processadores que trazem um processador gráfico (APU, onboard) até funcionál ou decente, que é o caso da AMD com os A10, A8, A6 e A4.

Pensando mais alto, uma GTX 1050 já atende o básico dos games em qualidade média, nada muito caro nem muito potente, apenas para diversão mesmo.

vale ressaltar um periférico que faz diferença no dia a dia, o teclado.
Pode pasasr despercebido, mas com o uso diário, um teclado do seu jeito, no seu gosto, faz muita diferença.
vai do gosto do cliente, por preferir teclas maiores, menores, case completo com os números, sem o números pra ficar menor, com padrão ABNT2 ou isso nem importa; com luzes no interior das teclas para enxergar melhor a noite; ou se É PRECISO DE RGB senão morre... enfim.. vale a pena investir nisso tbm. Um que não derrape, tenha um "ç" (cedilha) e talvez alguns atalhos para mídia, volume, calculadora, etc...

Vai uma observação extra para a cadeira e o monitor.

É de extrema importância uma postura adequada para passar as variadas horas de uso no computador, para qualquer fim.
O monitor precisa está bem ajustado e com iluminação regulada, para não causar dores no pescoço e irritação nos olhos. As cores tbm ajudam nesse ponto, evite o brilho excessivo que é emitido pelo branco

e ajuste a altura da cadeira para um posição que as pernas fiquem em um ângulo de 90 graus, retas e com certa proximidade com a mesa, para os bracos não ficarem muito pra fora, meio que suspensos, a fim de evitar alguma torção das juntas, como é o caso de quem usa o mouse muito próximo a beiradinha da mesa, fazendo com que o pulso da mão fique curvado e causando danos a longo prazo que vão de "Pulso aberto",a Tendinite, Cisto sinovial, Artrite reumatoide.

Carregando publicação patrocinada...