Executando verificação de segurança...
13

Drex, inovação ou controle financeiro?

Tenho visto algumas discussões sobre o nosso famoso (ou nem tanto) Drex, a nova moeda digital brasileira. A ideia original traz vários benefícios, como maior velocidade nas transações e menos burocracia, mas eu levantei algumas hipóteses sobre o que poderia acontecer logo após seu lançamento. Entre elas, o possível perigo de controle financeiro sobre a moeda e uma adoção "obrigatória" pelo mercado.

Escrevi um artigo em inglês, pois quero alcançar opiniões de pessoas de outros países sobre o assunto, mas também gostaria de ouvir dos BRs da tecnologia, o que pensam sobre o Drex?

Explico melhor no artigo se puderem interagir para ajudar a aumentar seu alcance, eu agradeço demais!

🔗 https://www.linkedin.com/pulse/impact-drex-brazil-innovation-passive-aggressive-financial-aguiar-ddc4f/

Carregando publicação patrocinada...
10

Se o Drex evoluir ao ponto de termos uma conta corrente direto com o BC (tipo a que os bancos comerciais tem com ele hoje), eliminando o banco comercial, que é um intermediário, esse seria um retrocesso enorme para a liberdade financeira, pois, com certeza, o governo usaria os dados do sistema para manipular a vida dos cidadãos. Como já foi dito aqui, esse controle de certa parte já existe, visto que todo o sistema está informatizado, mas o BC ainda não tem todas as nossas informações financeiras pq elas são entre nós e o banco comercial cujo qual temos a conta, e este sim, presta contas ao BC. Mas, logicamente, as informações estão lá, se o banco quiser ele pode repassá-las para a receita, BC, etc, o que também já é feito em certa medida. Mas obviamente que se não tivéssemos este intermediário, o controle seria muuuuito maior! Seria trágico.

A CBDC da China está indo pra esse caminho... e é justamente nessas horas que o BTC mostra um de seus maiores valores, ser 100% livre e auto custodiado!

3
2
2

Eu apenas ouvi falar do Drex, mas nunca parei para estudar o assunto.
No seu texto, você menciona um exemplo hipotético de débito automático de uma multa sem sequer prévio aviso.

Tenho algumas dúvidas sobre isso:

  • O projeto do DREX prevê alguma coisa nesse sentido?
  • Até onde eu saiba (meu conhecimento é quase zero nesse assunto), ninguém pode ter propriedade privada "sequestrada" pelo Estado sem o devido processo legal, incluindo a notificiação judicial. Poderia explicar melhor essa seu pensamento?
2

Por se tratar de uma moeda digital que permite criar contratos inteligentes, o Drex poderia automatizar algumas cobranças e adicionar novas regras. Isso significa que certas obrigações financeiras, como o nosso querido IPTU, poderia ser associadas diretamente ao dono do imóvel por meio do ID do Drex. Então ao usar o DREX, nos estariamos automaticamente concordando com os termos dele, permitindo que o Banco Central inclua regras sem a necessidade de autorização adicional do usuário. E temos casos recentes de bloqueio de contas bancarias privadas.

2

Lendo a manchete do post principal lembrei-me da escalada de um projeto na China:

2014: A fase de testes começou em 2014, com apenas alguns governos locais aderindo ao sistema de crédito social. BP
...
2019: https://veja.abril.com.br/mundo/na-china-atos-dos-cidadaos-valerao-pontos-e-limitarao-seus-projetos
...
2020: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/internacional/entenda-o-sistema-de-credito-social-planejado-pela-china/
...
2023: https://www.brasilparalelo.com.br/noticias/sua-opiniao-politica-pode-te-impedir-de-acessar-a-internet-conheca-o-credito-social-chines
2024: ...

Bom, mas voltando ao assunto 8-):

Uma vez alguém disse que se você alimentar um pequeno dinossauro, quando ele ficar grande o suficiente, ele simplesmente te engole. Era somente um ovo!

O problema não é o ativo digital nem a fiscalização, mas a escalada de dependência de um sistema que pode te exigir, em algum momento, o aceite de cláusulas no contrato que você não concorda, mas precisará assinar por já estar totalmente dependente do único meio para suas transações (no caso de não existir alternativas "livres"). A proposta sempre surge com a ideia de trazer mais segurança, mais segurança... A grande maioria das pessoas já assina contratos digitais sem ler, por exemplo, ao usar diversos serviços "gratuitos" na internet que exigiram um Aceite no momento do cadastro (quantos realmente leram aquelas letrinhas?). Esse é problema da desatenção, pressa, fascinados pelo brilho do momento. O relevante perde o valor e as surpresas aparecem depois.

Por enquanto, ainda quem decide é o cliente, o patrão, o dono, o povo, pois tem em suas mãos o controle para dar mais força ou retirá-la do ente que o representa/lhe serve à medida que volta a assumir suas responsabilidades sem terceirizá-las. Os avanços são bem vindos, desde que claro para todos. A clareza é essencial para não ocorrer como procede com outras facilidades eletrônicas que agora parte da população deseja restabelecer o mesmo modo que países de primeiro mundo ainda adotam (simples e auditável independente de qualquer tecnologia).

Em se tratando de processo legal atualmente, penso nas hipóteses de interpretação que fogem da lógica expressa na letra da lei (determinístico) para algo subjetivo (estatístico), inesperado. Será que podemos acreditar na força provocada a partir da interpretação da lei assim como acreditamos, sem sombra de dúvidas, nas leis da Matemática?

1

Sim, estamos andando na beira do abismo e poucos percebem isso. Pode iniciar sem os pontos de alerta que falei, mas quem garante que vai continuar assim? Até um tempo atras falar que você poderia pagar 50K de multa por usar o Twitter seria algo irreal.

2

Verdade, até eu me assustei quando ouvi essa história dos 50K para quem usasse a plataforma, inclusive você cita no seu post em inglês. Como não uso, não me importei saber detalhes. Foi algo parecido com Rumble, com o Tudo sobre Todos e com uma lista de outros websites que desobedeceram determinações da Justiça, mas estes não me lembro de ter lido sobre multas tão altas para quem usasse.

Vendo o lado bom dessa ação, mostrou que a Justiça pode ser rápida para fazer atuar os agentes do Estado. Contudo, acredito que tais desafios despertam a criatividade do brasileiro, que encontra outros meios para se comunicar, nem que seja com lápis e papel, com tráfego sobre os 140 caracteres do PIX 8-)!

2

Basicamente um jeito fácil do Governo conseguir arrancar o imposto e manter a maquina publica, hoje as pessoas ainda tem meios de evair isso... porém a tendência é com o tempo isso acabar, ate andar na calçada publica irá ter imposto para alguma manutenção.

2

Eu trabalhei um pouco com os contratos do drex que tem a ABI (interface do contrato) divulgado no github do bacen, até onde eu entenda a ideia inicial conforme a arquitetura divulgada é formar uma rede distribuída entre os bancos com essa moeda, claro o bacen administrará o contrato do drex, mas cada banco vai poder ter seu próprio formato de token que vai ser interoperável com o drex, na prática é menos ruim do que parece, minha única preocupação na verdade é se eles vão realmente implementar o "pause" do contrato que basicamente permite pausar a circulação da moeda (posso ter entendido errado essa parte).

Tem algumas vantagens ligadas a execução de transações com contratos inteligentes, basicamente o drex vai rodar em um cluster Hyperledger Besu que é um etherium privado por assim dizer e isso vai permitir executar os mesmos contratos usados na rede etherium

Caso tenha interesse em entender mais sobre a moeda aqui está o link do projeto que detalha as operações possíveis e

https://github.com/bacen/pilotord-kit-onboarding

2

A questão do Drex é muito mais regulatória do que de controle financeiro. Pelas leis brasileiras que envolvam LD/FTP-C (sugiro que pesquise o que é essa sigla, porque é muito grande), os bancos são responsabilisados por quaisquer transações financeiras que têm alguma ligação com esses crimes. Ou seja, se você estiver lavando o seu dinheiro, não apenas você irá responder, mas também a instituição bancária. Nesses casos não existe forma de recorrer, pois a lei é bem clara ao definir que os bancos são responsáveis também por esse tipo de crime.

Um dos principais problemas em relação à restreabilidade são as transações em dinheiro vivo, pois não existe forma alguma de rastrear essas transações. Por isso uma moeda digital centralizada resolve esse tipo de problema, pois ao se quebrar o sigilo bancário de algum investigado por crimes de LD/FTP-C, será possível rastrear de forma simples e precisa todo o caminho do dinheiro que entrou e saiu da conta do investigado.

Quanto aos riscos, não existirão riscos a mais do que já temos hoje. Todo o sistema bancário, em seu coração já é digital, ou seja, o governo pode congelar suas contas, reter seu dinheiro e pegar parte do seu dinheiro desde já, não é necessário haver uma moeda digital centralizada para isso. Já existem locais no país, por exemplo, que o transporte público não aceita dinheiro vivo, apenas pagamentos em cartão. Estamos no meio dessa transição e temos muito a ganhar com isso. Se o governo realmente quiser ir para o caminho de países como a Venezuela, vai tomar esse caminho independentemente da moeda ser física ou digital.

O melhor é manter uma reserva segura de dinheiro, seja em Dólar, Euro, Bitcoin ou qualquer outro ativo que seja seguro, rentável e de fácil acesso. Evitar essas coisas estão bem longe do nosso alcance e vão acontecer querendo ou não, tudo o que nós meros mortais podemos fazer é ficarmos atentos e nos precaver o máximo possível.

1

Ja afirmaram que com o drex podem impedir que alguém receba dinheiro de outras pessoas. Tipo o que aconteceu com um certo inimigo politico do governo atual, eles poderiam bloquear eles de receberem dinheiro.

0
-1

Chegaram aqui os doidinhos!
Os conspiracionistas com pouco conhecimento das coisas!

O governo hoje já tem como saber tudo que você faz financeiramente!

Lembra dos depositos em contas de politico serem menos de de 2000 reais?
Muitos e muitos depositos.
Sabe pq são menos de 2000? Consegue entender pq é esse o valor?

Use a cabecinha conspiracionista, e pense no COAF que já funciona tem decada!

O drex não vai ser nada diferente do que já acontece hoje!