Executando verificação de segurança...
1

Desenvolvimento web pode ser uma ótima opção para quem quer iniciar na programação

Entenda, eu não estou querendo dizer que é a melhor opção, mas sim, ela pode ser uma ótima opção se você souber utilizar ela ao seu favor.

Acredito que o desenvolvimento web é uma das áreas onde aquele(a) que está começando consegue com mais facilidade solucionar problemas com programação de forma completa, com tecnologias de ponta a ponta, sem a necessidade de ser contratado por uma empresa pra isso, seja para se tornar um freelancer, ou para simplesmente usar os seus conhecimentos para ter as primeiras experiências e resolver algum problema real em empresas de amigos ou familiares. (Sim, eu sei que parte desta ideia também cabe a desenvolvimento mobile, mas não é toda solução que cabe na criação de um app. Muitas vezes um sistema de cadastro simples com uma regra de negócio específica já pode dar uma baita evolução pra uma empresa).

"Ah mas programação não se resume a desenvolvimento web, existem várias outras possibilidades pra quem quer começar"

É claro que existem, só estou querendo dizer que não vejo esta facilidade de já conseguir criar soluções simples e de forma visual e tangível com tecnologias que não lidam com o client, e é aí que a maioria das pessoas não estão sabendo utilizar isso ao seu favor.

"Ah, mas a pessoa que está começando pode se iludir começando pelo caminho mais fácil e depois desistindo quando encarar a realidade do que é programar"

Meu amigo e amiga, eu já rodei por várias áreas da programação, inclusive comecei criando softwares para desktop com C# em 2007, mas vocês não imaginam o quão complicado é achar uma pessoa sabe desenvolver uma API rest e frontend bem feito nos dias de hoje.

Vejo muitas críticas em relação ao fato de que muitas pessoas atualmente iniciam sua jornada na programação optando pelos mesmos caminhos e tecnologias: HTML, CSS e JS. E, de fato, concordo que esse é o trajeto mais comum para aqueles que estão começando a programar, mas confesso eu não vejo isso como o principal problema.

Acredito que o principal problema das pessoas que estão começando hoje, com qualquer tecnologia que seja, é a falta de fundamentos. Seja com Javascript ou não, se ela se preocupar em ter os conhecimentos sólidos de programação antes de partir para algum framework, eu duvido que ela não consiga se alocar no mercado o quanto antes e até mesmo transitar facilmente para outras tecnologias, caso deseje. E o mesmo vale para o HTML e CSS. Não subestimem o quão avançado podem ser estas tecnologias e o valor de pessoas que são bem fundamentas nas mesmas. Vai por mim, eu lidero equipes de desenvolvimento web e é raro nos dias de hoje encontrar pessoas que dominam HTML e CSS de verdade.

Para encerrar, reforço o ponto central do texto: No desenvolvimento web, você não precisa estar empregado para obter sua primeira experiência com programação; basta saber aproveitar essa oportunidade ao seu favor.

Carregando publicação patrocinada...
2

Não me leve a mal, mas isso é óbvio. Seria curioso e interessante dizer o contrário. Isso é o mesmo que dizer para usar o WhatsApp. Diferente seria dizer para usar o Telegram ou e-mail.

Legal falar sobre os fundamentos. Mas dizer para aprender fundamentos com JS é meio estranho. Até dá para alguns, mas não para boa parte deles. E se acha que dá então demonstre. Tem gente muito boa na área que acha o contrário, eu não consigo ver como aprender todos os fundamentos assim. Tentar assim a pessoa vai achar que aprendeu os fundamentos e não vai aprender. Então pode ser até pior.

É legal que as pessoas dominem todas tecnologias que elas trabalham, isso deveria ser bem básico, mas não é. Ao mesmo tempo, isso não é fundamento.

Sem falar que boa parte da dificuldade das pessoas não é nem a programação. É o fundamento do fundamento, o que impede a pessoa achar soluções, seja com programação ou não. Isso precisa ser resuolvido. Ninguém fará REST bem sem isso, mesmo que aprenda HTTP e JS.

Entendo a intenção, mas dizer que mergulhar a fundo é o mesmo que boiar com a cabeça dentro da água não vai dar bom. Nem mergulha de fato, nem está à salvo.

Espero que todo mundo aproveite o mais importante da postagem.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Obrigado pela resposta meu amigo e que bom que é óbvio para você, mas tenha certeza que não é para muitos. Sobre o que pensa "muita gente boa na área" ou grandes influenciadores, eu não sei, eu digo pela minha experiência de alguns anos tanto como programador quanto na liderança e mentoria de pessoas na área, e claro, respeito a opinião de outras pessoas com toda certeza, e até dos influenciadores.

Sobre a questão dos fundamentos, eu me refiro ao erro de pertir já para os frameworks antes de entender os fundamentos da linguagem, isso independente da linguagem, inclusive o javascript. Se depois a pessoa quiser se aprofundar em mais fundamentos de baixo nível, é muito bom e importante que ela faça isso, mas muitas vezes para conseguir criar as primeiras soluções e experiência na área, ela não vai precisar de tal nível de conhecimento.

E no mais, mesmo não concordando (e também conhecendo muitas pessoas que discordariam), respeito sua opinião e espero que continue contribuindo com ela.