Executando verificação de segurança...
1

Isso também é um movimento social em relação a forma de consumo. Redes sociais como Instagram e Facebook, onde o usuário está no centro da ação apenas recebendo conteúdo da sua rede de amigos era o melhor cenário vindo de uma rede social - Orkut - onde precisavamos ir até o conteúdo.

O TikTok - e os próximos - estão vindo com uma visão um pouco voltada a recomendação de conteúdo, tanto que a gigante chinesa não se vê como uma rede social, mas sim como um portal de entretenimento.

No facebook existe uma quantidade finita do que você pode ver - em relação ao seu círculo de amigos -, pois mais cedo ou mais tarde, seus amigos estarão ocupados e não poderão sugerir mais conteúdos pra você, mas tente passar 15 minutos no tik tok e veja como isso é diferente.

A plataforma "estuda" seu comportamento e sugere conteúdo para você, não precisa mais de uma rede de amigos para compartilhar intresse, apesar de "mágico" isso não é de hoje.

Esses algoritimos de recomendação já trouxe - e trazem - muito dinheiro para grandes varejistas, tipo o Bezos.

Então acredito que o futuro disso seja uma quantidade absurda de recomendações - relacionadas ao perfil do usuário - que uma curadoria mais acertiva e util ganhe um certo destaque no meio de tanta recomendação, então se fosse apostar em algo para os próximos anos, seria um trabalho de curadoria mais intimista.

Carregando publicação patrocinada...
1

Basicamente se analisarmos a mudança do MySpace/Orkut até os dias de hoje, houve uma "Confortização" muito grande das redes com relação a conteúdo.
Estamos ficando tão preguiçosos, que respondendo a pergunta inicial do post, o que não poderia faltar na próxima rede social é ela já saber de todos os seus interesses antes mesmo de você acessar ela, e ela vai te ganhando antes de criar sua conta. O "Tico Teco" e o Facebook já fazem algo um pouco parecido, mas dá pra deixar ainda mais assustador com um pouco de esforço.