Isso também é um movimento social em relação a forma de consumo. Redes sociais como Instagram e Facebook, onde o usuário está no centro da ação apenas recebendo conteúdo da sua rede de amigos era o melhor cenário vindo de uma rede social - Orkut - onde precisavamos ir até o conteúdo.
O TikTok - e os próximos - estão vindo com uma visão um pouco voltada a recomendação de conteúdo, tanto que a gigante chinesa não se vê como uma rede social, mas sim como um portal de entretenimento.
No facebook existe uma quantidade finita do que você pode ver - em relação ao seu círculo de amigos -, pois mais cedo ou mais tarde, seus amigos estarão ocupados e não poderão sugerir mais conteúdos pra você, mas tente passar 15 minutos no tik tok e veja como isso é diferente.
A plataforma "estuda" seu comportamento e sugere conteúdo para você, não precisa mais de uma rede de amigos para compartilhar intresse, apesar de "mágico" isso não é de hoje.
Esses algoritimos de recomendação já trouxe - e trazem - muito dinheiro para grandes varejistas, tipo o Bezos.
Então acredito que o futuro disso seja uma quantidade absurda de recomendações - relacionadas ao perfil do usuário - que uma curadoria mais acertiva e util ganhe um certo destaque no meio de tanta recomendação, então se fosse apostar em algo para os próximos anos, seria um trabalho de curadoria mais intimista.