Executando verificação de segurança...
1
ethi
1 min de leitura ·

[❓] Qual solução backend você usa?

opa, tudo bem?

então.

estou desenvolvendo um SaaS e acabei empacando na parte de autenticação e autorização de usuários (além de DB e tal). até que encontrei soluções de backend prontas que já fornecem isso (firebase, supabase, etc...)

porém me veio a dúvida do título desse post.

pra vocês, é interessante usar um serviço de backend pronto como firebase ou supabase, ou é melhor fazer um do zero? alguma dica?
🤝

encontrei soluções open source e self hosted que fornecem isso como o próprio supabase, appwrite e até um projeto muito interessante chamado pocketbase (backend completo em 1 único binário)

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu tambem estou no desenvolvimento de um microsaas e esbarrei nisso. Eu acredito que "depende". Nos implementamos auth na empresa onde trabalho , assim como escopos etc. Problema que eu vejo nao é na implementacao e sim na manutencao/support. No meu caso eu eu trabalho e teria esse microsaas como um side project, sendo assim prefiro pegar o free tier que o supabase ou Clerk/ WorkOS fornecem e fazer meu MVP em cima disso, ja que existem equipes inteiras trabalhando na secutity/privacy data. Sendo assim posso focar mais no negocio. Mas esse seria meu caso nao sei o seu. Porem se fosse para aprendizagem, eu partiria para implementacao disso, se aprende muito com isso.

1

atualmente estou usando o supabase como backend. mas esbarrei no limite de 2gb de trafego de dados que eles fornecem na conta free, ja fiz umas adaptações pra contornar esse limite (com cache local e tudo mais), mas vi que nao vai resolver definitivamente.
por isso to procurando outras alternativas. mas obrigado pela resposta.

1
1

A resposta é a mesma de sempre: depende!

Seu micro SaaS tem valor agregado o suficiente para você ter deixar parte do seu lucro em outro SaaS que oferece a autenticação? O uso desse outro SaaS vai acelerar o lançamento do seu?

Leve esses pontos em consideração. Desenvolver uma autenticação por exemplo requer certo cuidado, mas também não é bicho de 7 cabeças já que existem inúmeras bibliotecas prontas em inúmeras linguagens.

Eu particularmente desenvolveria qualquer micro SaaS em cima da infra AWS, principalmente Lambda e DynamoDB pelo baixíssimo custo fixo (na maioria das vezes zero), bom Tier Free e baixo custo por requisição.

1

interessante seu exemplo. sempre vi a AWS como uma cloud de alto custo. pelo menos com algumas pesquisas achei caro os serviços prestados. (obviamente so olhei a parte de vps e agregados). mas vou olhar novamente com mais cuidado esses custos. obrigado pela resposta

1

É que quando olha-se o custo por si só, as vezes existem opções mais vantajosas, principalmente se estiver olhando VPS.

Porém a Amazon é um universo de serviços (oferecem mais de 200 serviços), e muitas vezes usar um serviço específico é vantajos no final das contas. Tem que se levar em consideração não só o custo em sí, mas a redução no custo de manutenção, desenvolvimento, riscos.

Vou te dar um exemplo de um Micro SaaS que dá pra economizar muito indo para uma arquitetura serverless (unindo AWS lambda, AWS Cognito e AWS S3): o linktree

Imagine que está construindo um concorrente para o linktree, e vai usar uma arquitetura tradicional.

Você vai precisar de algum banco de dados e um webserver tanto para as páginas dos usuários como para o painel de administração (front e back).

Isso envolve no mínimo uma maquina com 1GB de RAM, alguns GB de storage. Além disso você vai ter que cuidar da segurança da sua infraestrutura, atualização, back-up, etc.

Essa maquina vai te custar um valor fixo X, mas você não sabe quantos clientes essa infraestrutura vai suportar, então pode estar sub ou sobre dimensionado.

Já na arquitetura serverless, você hospeda o front-end da sua aplicação no AWS S3 (paga apenas por requisição, 1 milhão de requisições com 1 segundo de tempo de execução e 400MB de ram por mês GRATUITOS pra sempre), o backend no AWS Lambda (paga apenas por tempo de execução do código), autenticação usando AWS Cognito (paga pela quantidade de usuários, 50.000 gratuitos para sempre) e a página do seu cliente também no AWS S3 (5GB gratuitos por 12 meses).

Então você já começa com um puta empurrão: teu serviço vai começar hospedado gratuitamente, escalável e seguro.

A AWS não é a única a oferecer esse tipo de arquitetura, eu falo dela pois é a que me familiarizo mais, mas tem Google Cloud, Azure e outros.