Executando verificação de segurança...
1

É que quando olha-se o custo por si só, as vezes existem opções mais vantajosas, principalmente se estiver olhando VPS.

Porém a Amazon é um universo de serviços (oferecem mais de 200 serviços), e muitas vezes usar um serviço específico é vantajos no final das contas. Tem que se levar em consideração não só o custo em sí, mas a redução no custo de manutenção, desenvolvimento, riscos.

Vou te dar um exemplo de um Micro SaaS que dá pra economizar muito indo para uma arquitetura serverless (unindo AWS lambda, AWS Cognito e AWS S3): o linktree

Imagine que está construindo um concorrente para o linktree, e vai usar uma arquitetura tradicional.

Você vai precisar de algum banco de dados e um webserver tanto para as páginas dos usuários como para o painel de administração (front e back).

Isso envolve no mínimo uma maquina com 1GB de RAM, alguns GB de storage. Além disso você vai ter que cuidar da segurança da sua infraestrutura, atualização, back-up, etc.

Essa maquina vai te custar um valor fixo X, mas você não sabe quantos clientes essa infraestrutura vai suportar, então pode estar sub ou sobre dimensionado.

Já na arquitetura serverless, você hospeda o front-end da sua aplicação no AWS S3 (paga apenas por requisição, 1 milhão de requisições com 1 segundo de tempo de execução e 400MB de ram por mês GRATUITOS pra sempre), o backend no AWS Lambda (paga apenas por tempo de execução do código), autenticação usando AWS Cognito (paga pela quantidade de usuários, 50.000 gratuitos para sempre) e a página do seu cliente também no AWS S3 (5GB gratuitos por 12 meses).

Então você já começa com um puta empurrão: teu serviço vai começar hospedado gratuitamente, escalável e seguro.

A AWS não é a única a oferecer esse tipo de arquitetura, eu falo dela pois é a que me familiarizo mais, mas tem Google Cloud, Azure e outros.

Carregando publicação patrocinada...