Executando verificação de segurança...
-2

Micro Saas Open Source para Notificação de Alagamentos

Fala, pessoal! Tudo bem?

Tenho trabalhado em projetos incríveis que impactam vidas, mas, por serem do meu trabalho, não posso compartilhá-los publicamente. Por isso, decidi criar algo no meu tempo livre com utilidade real, aplicando conhecimentos e explorando novidades.

Recentemente, numa call com meu professor Rubem Oliota, compartilhei ideias para um projeto pessoal. Ele lembrou de um bot que criei para monitorar o nível do rio próximo à minha casa e sugeriu: "Por que não desenvolve algo relacionado a isso?"

No final de 2022, houve uma enchente aqui no meu bairro (e, desde então, aconteceram outros alagamentos). Mas essa enchente em específico me pegou totalmente desprevenido e acabou me afetando bastante.
Na época, eu estava em plena migração para a área de tecnologia, sem dinheiro e vivendo pela fé! Foi um período desafiador, mas aos poucos, estou me estruturando e me preparando para enfrentar esse tipo de problema de forma mais eficiente no futuro.

Essa experiência inspirou o Alaga Help, um SaaS para cadastrar alagamentos, popular mapas e criar panoramas de enchentes.

Principais características: Notificação de pontos de alagamentos, Consulta automática de coordenadas (pontos/limites das ruas), Mapas (Pontos/Área/Calor) e gráficos de nível dos rios, Links rápidos para Defesa Civil (SC/Itajaí/Blumenau)

Tecnologias utilizadas: Leaflet, Next.js 15, React 19, Prisma, Schadcn/ui, React Hook Form, Zod, Axios, Postgres, Python, Docker, API Nominatim e ViaCEP.

Produzi dois vídeos sobre o Alaga Help:
1️⃣ Panorama geral da aplicação com todos os detalhes do sistema: https://youtu.be/FQ6Kq_sIgZk
2️⃣ Tutorial prático mostrando como fazer o deploy localmente em um homelab (lançamento amanhã - 31/12/2024).

Ah! Se curte homelabs, inscreva-se no canal! 😉

Aviso sobre uso dos dados:
Os gráficos de níveis dos rios foram criados via web scraping nos sites da Defesa Civil (Blumenau/Itajaí). Como não encontrei informações claras sobre permissões e estamos no fim do ano, o código do scraping não será público até eu contatar as Defesas Civis.

Por fim, meu servidor atual não fica ligado 24/7. Estou buscando uma VPS acessível para hospedar esta e futuras aplicações, sendo assim a aplicação não está no ar AINDA.

---- UPDATE ----

Por favor intereja com as publicações!

Vídeo 2: https://youtu.be/6oJXhvFR5gI
Postagem Linkedin: https://www.linkedin.com/posts/seileremerson_novidade-no-%C3%A1rea-fala-pessoal-activity-7279814631546638337-KS8O?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

⭐ Curtiu o projeto? Deixe uma estrela no GitHub!
Repositório: https://github.com/seiler-emerson/alaga-help

Carregando publicação patrocinada...
1

Muito legal esse projeto! Existe uma iniciativa parecida que serve para coletar locais onde é encontrado lixo descartado incorretamente: https://openlittermap.com/. Nesse outro projeto, os usuários encaminham uma foto do material que encontraram, além da localização. Acho que esta feature agregaria muito ao teu projeto por permitir visualizar como está a situação da rua em relação ao alagamento. Outra coisa que me veio em mente é que seria interessante um chatbot via Whatsapp para ter uma interface mais simplifiada para alimentar a plataforma.

No Brasil existem várias agências governamentais além da defesa civil que monitoram o nível dos rios e a chuva, como a ANA, CPRM, INMET e CEMADEN. Integrar tantos dados assim seria um desafio talvez muito grande, mas a ANA tem uma API que serve os dados dos sensores de nível e chuva em tempo real que talvez valha o esforço:
https://www.snirh.gov.br/hidroweb/apresentacao

Ou se preferir, um pacote python que consome desta API:
https://github.com/wallissoncarvalho/hydrobr