Executando verificação de segurança...
2

Websites dinâmicos são perda de tempo hoje em dia?

Contexto

Eu comecei a trabalhar com desenvolvimento (comercialmente) criando um pequeno website para a então empresa do meu pai. Na época ele precisava de um site "do dia para a noite" para atender à uma exigência legal. Criei um site estático, que atendeu muito bem por um tempo.

Então surgiu a necessaidade de um site mais moderno, e que pudesse ser facilmente modificado sem depender de mim. Foi aí que o site virou um tema de Wordpress, mas na pratica não havia nada de dinamico no site, como login, comentarios ou algo do tipo. O mais complexo que tinha era um formulário de contato.

Hoje eu mudei de area e não faço mais sites, mas mantenho vários clientes antigos, todos em temas wordpress.

Porquê me pergunto se é perda de tempo?

Perdemos horas criando um site voltado para o wordpress, plugins como o ACF, Contact Form 7, tudo isso para criar um site que no final das contas, vai ser estático e mudar sei lá, 1x por mês.

Mas e se eu simplesmente criar um arcaico HTML, CSS e JS, sem um backend Wordpress? Eu posso hospedar tudo no AWS S3, pagar zero (ou quase nada) de hospedagem com excelente performance (jogando uma CDN em cima).

Então voltando no tempo, hoje eu não faria esses sites de forma dinamica oferecendo ao cliente um painel de admin, mas sim faria o site em metade do tempo, focando 100% em design, sem perder tempo fazendo manutenção do wordpress, e venderia ao cliente uma disponibilidade de tempo para fazer alterações. Das dezenas de clientes do passado, diria que 10% alterou o site mais de 1x por mês, 40% entre 1x por mês e 1x por ano, e os 50% restantes nunca alteraram o site.

Qual a opinião de vocês sobre? Existe algo mais moderno que o Wordpress, que permita eu não ter servidores e ainda assim ser dinamico? algo como um gerador de páginas estaticas? Voltamos ao tempo do MS FrontPage? :-D

Carregando publicação patrocinada...
1

Sim, existe algo assim.

Você pode usar o Nuxt com o modo Static Site Generation (SSG) e usar o StoryBlok como CMS para deixar o site "editável".

O SSG significa que toda vez que seu app buildar ele vai pré renderizar todas as páginas, ou seja, vai criar um arquivo HTML para cada página e você pode servir na S3. A menthor, por exemplo, é um site feito dessa forma.

Já o StoryBlok permite que você crie componentes editáveis, ou seja, você consegue disponibilizar o que um usuário pode editar dentro de um componente de forma visual como cores, texto, tipografia, imagens, etc.

Só tem um detalhe, se você seguir essa premissa, toda vez que editarem algo no storyblok você vai precisar buildar o site inteiro de novo para visualizar as mudanças em produção.

Mesmo assim acho que isso seria muito complexo para projetos pequenos, hoje eu recomendaria o Framer para projetos menores ou o Webflow para projetos maiores.

1

Websites de maneira geral deveriam ser estáticos, eventualmente com um backend (não confundir com o que roda do lado do servidor, eu sei que as pessoas não estão acostumadas com o termo nesse contexto, mas ele é o correto, você tem a parte pública que as pessoas enxergam, e a parte de trás que só os administradores enxergam) para fazer a administração do conteúdo, com Wordpress ou outra forma. Raramente tem porque ser mais que isso.

Se a pessoa souber lidar bem com o HTML não precisa do backend, ou até ele existirá, mas será o Notepad++, o Visual Studio Code ou outra ferramenta, junto com um FTP ou algum script, ou pode ter um backend no computador ou celular da pessoa. O backend, não precisa ser web, não precisa estar junto do servidor.

Web applications é diferente. Dá para questionar se as pessoas estão abusando e usando isso quando algo nativo seria melhor, mas se usar, obviamente que será bem dinâmico.

Em geral as pessoas optam pelo Wordpress pelos temas existentes. Se não for por isso, provavelmente está tomando a decisão errada. Eventualmente por algum plugin, ou pelo menos a possibilidade de usar um. Fora isso tem ferramentas melhores. O Wordpress não é um bom software, ele é popular, é diferente.

O próprio Wordpres tem plugins para gerar o conteúdo estático e não ter que ficar criando páginas toda hora. Existe cache para evitar isso.

Nem sempre o fluxo desses softwares são adequados para o que precisa.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).