Serviço de VPN vende acesso a rede local de seus clientes
Recentemente eu abri um post aqui sobre se VPNs são realmente necessarios, e recebi duras criticas. Um dos meus questionamentos era sobre confiar no provedor da VPN.
Eis que encontro um artigo falando sobre a venda de acesso a rede interna de usuarios de uma certa empresa de VPN.
Segue resumo do artigo feito pelo chatgpt:
O artigo da Ars Technica relata que adolescentes estão utilizando o Big Mama VPN para trapacear no jogo de realidade virtual Gorilla Tag. Eles instalam o VPN nos headsets da Meta para introduzir um atraso que facilita a captura de outros jogadores. No entanto, o Big Mama VPN vende o acesso às conexões de internet domésticas de seus usuários por meio de uma rede de proxy residencial, permitindo que terceiros utilizem o endereço IP dos jogadores para ocultar suas atividades online. Essa prática é comum entre cibercriminosos que empregam redes proxy para conduzir ataques cibernéticos. Pesquisadores da Trend Micro identificaram que os headsets de VR são os terceiros dispositivos mais populares a utilizar o Big Mama VPN, após dispositivos da Samsung e Xiaomi. Especialistas alertam que o uso de VPNs gratuitos pode expor os usuários a riscos de privacidade e segurança, especialmente quando associados a proxies residenciais que permitem que pessoas mal-intencionadas utilizem a conexão de internet dos usuários para ataques cibernéticos.
Repito a pergunta: vale mesmo se expor a uma VPN, só pra proteger o seu acesso (já devidamente encriptado em HTTPS), mesmo sabendo que a VPN pode ser desenvolvida para propósitos maliciosos?