Executando verificação de segurança...
1
eidiin
1 min de leitura ·

Front-end ou Back-end após um ano de carreira

Olá pessoal, gostaria de compartilhar e pedir um feedback de uma situação que estou passando nas últimas semanas.

Após um ano trabalhando como desenvolvedor web entrei na mesma situação que tive no começo da minha carreira, Front ou Back-end? No começo da minha carreira optei pelo Front porque gosto muito de trabalhar com a parte visual, então por conta de eu já ter ter uma noção básica de Design e por gostar muito do meu hobby de ilustração fui por esse caminho. Porém um ano depois eu descobri uma paixão muito maior do que fazer a parte visual, problemas de lógica de programação. É perceptível a minha empolgação e a minha dedicação resolvendo problemas comparado a criar layouts.
Meu problema com a troca de front para back é uma possível falsa ilusão de que no back-end todos os meus dias serão desafiadores e divertidos como são nas minhas noites livres programando em Rust, e por conta disso estou a semanas pensando nisso para não fazer uma decisão que vai mudar completamente minha carreira e me arrepender depois.

Gostaria muito de saber a opnião de devs mais experientes sobre essa questão, principalmente os que já passaram por essa transição. Full-stack era uma opção porém decidi que talvez fosse melhor para a minha carreira nesse início, que eu colocasse todo o meu foco em uma única coisa.

Muito obrigado a todos!!!

Carregando publicação patrocinada...
1

estou a semanas pensando nisso para não fazer uma decisão que vai mudar completamente minha carreira e me arrepender depois.

Daqui a pouco o Maniero aparece pra te dar um sermão sobre transferência de responsabilidade.

Se tu trabalha apenas há 1 ano no front e ele já não te é "desafiador", você tá trabalhando na zona de conforto. Conheço gente que tá há decadas na área e ainda coça a cabeça para resolver coisa ou outra.

Mas no mais, fica 1 ano no backend também e experimenta. E dai se vc se arrepender depois? Se acontecer, tu troca de novo.
Não precisa agir como se fosse uma decisão irreversível.

No mais, como vc mesmo disse, o FullStack é um caminho. A limitação que vc disse foi apenas algo que você mesmo criou.

1

Boa noite Edson, tudo certo? primeiramente muito obrigado pelo seu comentário.
Você levantou muito pontos importantes no modo que eu estou levando a situação, levarei muito em consideração o oque você me falou

1

Essa não é uma decisão que vai "mudar completamente a sua carreira". Existem muitos devs que são Full Stack, trabalham com Front e Backend a depender do projeto, da vaga ou da necessidade. Você pode muito bem fazer os dois.