Executando verificação de segurança...
3

Curiosidade sobre primeiros passos como Júnior.

Gostaria de algumas experiências ditas por vocês, seja ela boas ou ruins.

Carregando publicação patrocinada...
2

Os primeiros passos são dados de acordo com a experiência pessoal de cada um. Em geral alguém vai ajudar, porque é difícil ser júnior sem ajuda.

Eu não sou júnior há muito tempo, mas tenho notado que as pessoas hoje em dia não entendem bem oque é ser isso, e acreditam que é alguém que sabe nada. Mas um júnior sabe quase tudo, só não tem experiência ainda para adotar corretamente.

Um júnior erra muito, mas evolui, casos contrário ele sempre será júnior. Não reconhecer os erros faz a pessoa não sair do lugar. Eu conheço algumas pessoas que são juniores há mais de 30 anos.

Em muitos casos o título de júnior é só uma classificação salarial de uma empresa, não tem relação real com o conhecimento ou experiência da pessoa. Claro, o mesmo vale para outros títulos. A preocupação deve ser com sua capacidade, não com o título.

Buscar o título é mais uma questão psicológica do que um resultado importante.

Algumas pessoas classificam a experiência da pessoa por tecnologia. Embora isso possa ser feito indica um critério ruim. Vale muito mais um bom programador que não conhece uma tecnologia do que um craque em certa tecnologia e que não programa bem.

Não existe alguém como programador júnior que seja ruim em matemática, comunicação e expressão e ciências.

O nível de curiosidade de um júnior deve ser igual ao de um sênior, e vice-versa.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1
2

Vou falar minha experiência

Na empresa onde estou sou considerado entre treinee e júnior. Recentemente recebi um feedback que eu só me tornaria júnior se começasse a performar como tal. Os critérios para essa performance seria:

  • melhorar minha comunicação interpessoal: perguntar mais, interagir mais com as pessoas, estar mais por dentros das demandas, entre outros;
  • melhorar minha velocidade de entrega: ao invés de fazer uma task por dia, fazer essa task em 2 horas ou em 4 horas, por exemplo;

Sobre o feedback, concordo totalmente.

1
1
1