Executando verificação de segurança...
10

Olá, tudo bem?

A área de aprendizado é algo que tenho muito interesse, afinal, ser capaz de aprender conteúdos é uma habilidade essencial para a vida humana (se não tivéssemos aprendido a controlar o fogo, onde estaríamos?). Portanto, aprender é algo vital para sobrevivência humana e para sua evolução, mas como fazer, é a pergunta.

O aprendizado se divide em dois blocos: passivo e ativo. O aprendizado passivo é tudo que consumido sem necessidade de um trabalho cognitivo elevado, por exemplo: escutar, ler, ver. Imagina que aprender é uma função, a entrada são as coisas passivas: artigos, vídeos, podcasts, etc. Agora a saída é o resultado de ter aprendido algo, ou seja, é a produção de algo novo a partir do conhecimento adquirido: um site que você implementou, um problema que foi resolvido, etc. A caixa preta é o processo de aprendizado, é o processo de transformar o passivo em um resultado, e como fazer isso? Pois bem, existem diversas técnicas, mas irei citar algumas:

  1. Lembrar ativamente
    Imagina que você acabou de ler um capítulo inteiro sobre pilha, uma estrutura de dados, e que não consegue se lembrar nem de metade do que foi ensinado no capítulo, ou imagina que você passou uma hora vendo aulas e não lembra de nada. Isso ocorre porque você está consumindo a informação passivamente,.
    Fazer um resumo da seção, do capítulo, ou até mesmo do livro inteiro, assim que você acabar. Leu sobre pilha? Faça um resumo explicando com suas palavras cada coisa apontada no livro. Crie exemplos, construa analogias e metáforas e utilize uma linguagem simplificada. Dessa forma você vai se forçar a lembrar do que leu, fortalencendo os caminhos dos neurônios, e identificar as partes que você não entendeu, uma vez que não foi capaz de explicá-las. Lembrar ativamente é se forçar a lembrar do que acabou de ler.
  2. Revisar Espaçadamente
    Segundo os gregos, existem dois tipos de memória: a natural e a artificial. A memória natural é aquela que você consegue lembrar de coisas sem muito esforço (qual é a cor do céu? R: azul), enquanto a artifical é aquela que você constrói mnemônicos ao redor dela para que você possa de fato (qual é a fórmula da posição? Sorvete = S + S0 + Vt). Sendo assim, conteúdos que você tem dificuldade de lembrar você pode construir imagens que a represente, ou palavras que compartilham um certa similaridade, ou até mesmo a sonoridade. Esse tipo de memória por associação seria a memória artificial.
    Contudo, não importa quantas técnicas de memorização você tenha no seu cinto de utilidades, se você não revisar, nada disso valerá. Revisar é importante, pois, como demonstrado em estudos, o cérebro humano esquece aquilo que não se usa e portanto, colocar em praticar é importante, seja de fato implementando algo ou apenas revisando conceitos. Importante ressaltar que revisar é algo ativo, logo, revisar NÃO é LER, OUVIR, VER, ASSISTIR, etc. Revisão deve ser de maneira ativa: lembrar ativamente.
    Portanto, para revisar, você pode:
    • Após ter estudado algo, aplicar a técnica de lembraça ativa, fazendo um resumo - sem consultar - em uma folha de papel e explicar tudo para si.
    • Realizar essa ação espaçadamente: um dia após ter estudado conteúdo X, sete dia depois, quatorze dias, trinta dias, sessenta dias, etc.
  3. Praticar conscientemente
    Lembra que aprender é algo ativo? Pois é, a melhor maneira de aprender é praticando. Colocar em prática aquilo que você aprendeu força você passar pelos dois estágios anteriores: lembrar ativamente do que foi estudado, e espaçar isso (caso você pratique ao longo do tempo). Mais há um benefício ainda maior: criar modelos mentais na cabeça. Vamos supor que você tenha que ensinar uma criança a operação de soma, você é capaz de ensina-lá pois você tem inúmeras imagens associadas a essa operação: somar é como juntar duas coisas de mesma natureza (uma maçã + uma maçã = duas maçãs), etc. Além disso, você compreende a natureza de cada uma das partes envolvidas (1 é um número inteiro e 2 dois é um número inteiro, e + é uma operação de soma), fora isso você tem um modelo mental claro de qual deve ser a natureza do resultado (números inteiros mais números inteiros resultará em um número inteiro). E como você desenvolveu tudo isso? Realizando a operação de soma inúmeras vezes. Portanto, praticar te dá a capacidade de construir imagens mentais. Ainda mais: praticar te mostra onde você está errando, e sabendo disso você é capaz de procurar maneiras de tapar essas lacunas.

Você só aprende quando é capaz de ensinar, e só é capaz de ensinar quando você é apto a explicar algo com palavras simples, analogias, metáforas e exemplos claros. E para que isso ocorra você deve lembrar ativamente, revisar espaçadamente e praticar conscientemente.

Carregando publicação patrocinada...
1

Muito obrigado pela explicação. Vou tentar implementar esses passos nas atividades e estudos.
A explicação está bem completa, vou revisar ela no futuro com certeza

1