Executando verificação de segurança...
5

PORTIFÓLIO BACK END

Quero montar um portifolio, sou dev back end. Más estou pensativo se meu portifolio deve ser bonito igual os dev front end. Podem me dar sugestôes?

Carregando publicação patrocinada...
11

Fala, mano, tudo bem? Quero deixar minha opinião sobre esse tema!

Eu acredito que o backend, por ser algo não-visual, é extremamente subestimado, ao ponto de a gente ter esse tipo de dúvida, afinal, o que podemos criar como projetos? Uma API?

Em outra postagem eu falo que eu vim de vendas, antes de começar a trabalhar como programador, então, aqui, novamente, gostaria de trazer minha visão de vendedor, com uma pitada de programador...

Nem tudo é API.

Backend é a arte de fazer as coisas funcionarem por debaixo dos panos, e eu sei que, num mundo comercial em que, geralmente, trabalhamos com sites e aplicativos, backend vai ser as API's por trás, mas.... Não é só de site e aplicativo que se faz o mundo.

Opções:

  1. Bot - Seja um Bot para telegram, como um bot famoso criado por um programador brasileiro, o "correios bot" (se não me engano é esse o nome) ou um bot para mandar mensagem para a gatinha no discord, bots são ótimos porque você vai trabalhar 100% com o backend e é um projeto que, ao colocar no ar, você pode rapidamente mandar para os amigos testarem.
  2. Mini robô - Eu sei que aqui eu começo a sair um pouco da caixa porque, sejamos sinceros, quantos de nós vamos realmente querer tirar a bunda da cadeira e comprar os materiais necessários, aprender o processo, programar o que precisa para depois apenas você usar o produto final (robô funcionando)? A minoria. Mas, para essa minoria, um robô vai ser um ótimo lugar para aplicar o desenvolvimento backend. Um exemplo é um robô gerador de energia eólica. Inclusive, digitando isso, to pensando que essa é uma ideia otima para construir e criar um vídeo no youtube mostrando o processo e o resultado kkk
  3. Sistema de Rastreamento de Ativos - Imagina uma solução para rastrear ativos, como veículos ou equipamentos, usando GPS e sensores de movimento. Isso é fantástico, porque vai envolver apenas backend, e pode ser usado de tantas formas.
  4. Rastreamento de bitcoin - Indo na onda do item 3, imagina agora um sistema para rastrear bitcoin, afinal, toda carteira de bitcoin é pública, logo, podemos ir atrás da carteira de qualquer pessoa, ou não podemos? Fica ai a duvida para criar o projeto!
  5. Jarvis - Aqui, nem preciso digitar né? Ao infinito e além do que quanto você pode inventar da sua cabeça e ir até o espaço com essa ideia.

Moral da história

Backend é fazer funcionar. Às vezes nos sentimentos menosprezados por não termos nossos projetos "tomando vida de forma visual", mas, cara, as coisas mais legais criadas a nivel de software são desenvolvimentos backend.

Bitcoin, blockchain, transações financeiras em geral, a internet, inteligências artificiais, etc etc etc....

Essa é a minha visão de vendedor que ver que "Deixar bonito" é importante, muito importante, afinal, produto feio ninguém compra, mas, trazendo a pitada do Atilio técnico, na boa, backend que é a parada! É ele que faz as coisas bonitas se tornarem legais.

Questionamentos

O que seria do macbook se o backend dele fosse um lixo que travasse?
O que seria da tesla se o sistema autonomo dele ficasse causando acidente?
O que seria da starlink se o software dela não entregasse a internet de forma rápida?

No coração de todo projeto foda, existe um backend mais foda ainda!

Espero que essa resposta tenha agregado valor!

Pras cabeças! :)

2

Sensacional! Passei um longo tempo fazendo API-REST (quase sem respirar) que acabei esquecendo do fato do backend ser mais que isso. Obrigado @thehacktour por me devolver a definição de backend que eu tinha perdido no meio do caminho.

E para contribuir com meus 10 centavos nesta conversa, anexo outro comentário meu onde falei sobe criar portfólio para backend, onde o foco era apis, fale de documentar e hospedar no github os projetos, por mais bobos e "feios" que sejam, cada projeto conta como experiencia, e aquelas ideias que tivemos para contornar/solucionar determinado problema ajuda o avaliador a entender nossa forma de pensar, fornecendo informações relevantes para agendamento de uma entrevista e até contratação.

https://www.tabnews.com.br/djedu28/47dac54a-293f-47c9-8b4b-fe9784f4102e

1

No geral concordo totalmente com o que voce disse. So tenho a insegurança de o entrevistador ou empresa não gostar de min pelo portifólio ser feio etc...
Sou dev php e não faço muitas APIs, de agora endiante quero começar a fazer vlw abraços!

1

Pra ser sincero, como desenvolvedor backend, eu nunca nem sequer fui requisitado portifólio, e estou no mercado há uns aninhos já.

Então, o receio de ser "feio" nunca passou pela minha cabeça, mas, se a empresa está buscando um dev backend, a última coisa que ela tem em mente é um artista, e sim um técnico no sentido mais literal da palavra.

Se um recrutador fala isso, esse cara deveria trocar de profissão imediatamente kkk

Abraços!

1
1
0
2

Acredito que você deve se concentrar em ser direto e manter uma estrutura. Algo tipo: apresentação, uma linha do tempo dos seus estudos, projetos backend (CRUDs, APIs com Rest, GraphQL, RPC, Websockets, Processamentos pesados com Streams, CLIs, uma API com um frontend simples, uma aplicação com testes unitários e de integração...) e um "Entre em contato comigo".

🧻 Recursos

Uma lista de sites e referências para Portfolios:

Se você não tiver muitos projetos, recomendo pesquisar e/ou pedir para o ChatGPT te listar projetos interessantes.

1
1
1

Tá, mas não faz mal ser bonito rs Faz algo que seja bonito, razoável e o mais importante: que conte sobre as coisas que você fez, por exemplo, tal projeto, você fez o que, qual o problema, o que foi melhorado etc. Tem situações que a gente não pode expor o cliente também, mas você pode bolar um jeito de falar sobre o projeto sem revelar o cliente. Por ser backend, é normal e compreensível não ter um portfolio todo babadeiro, com as coisas pulando e dançando na tela rs