Minha namorada foi roubada no começo de 2020 às 10 horas da manhã na rua do Glicério(!). Aparentemente tem um bando especializado em roubos de celular naquela região. Eles checam se a pessoa está com o celular com a tela ligada no painel do carro (certeza de estar desbloqueado), esperam o carro parar no farol e estouram o vidro do carro. É tudo muito rápido, ela ficou sem reação na hora. Como o celular estava no Waze, eles conseguiram pegar o celular desbloqueado!
Em 15 minutos ela tinha me ligado e comecei a tentar bloquear o celular no iCloud. Mas eles foram mais rápidos e conseguiram mudar a senha do iCloud(!). Depois foram horas de terror, eles fizeram diversas transferências com o app do banco, fizeram pedidos de whisky no Rappi, além de compras online. Foi tudo muito tenso, pois mesmo horas depois vinham notificações de compra pelo e-mail e mesmo o e-mail quase foi sequestrado, pois tentaram mudar a senha dele também (aí ia ser muito pior). Foi uma corrida para mudar a senha do Facebook, Instagram, todos os apps de compras, cancelar cartões.
Uma coisa que piorou a situação é que ela anotava tudo no app Notes, inclusive senhas. Os caras descobriram e conseguiram ter mais acesso ainda. Nunca armazene senhas no Notes, Drive, OneDrive, etc. Eles sabem onde procurar.
Até então achava que os ladrões só queriam o aparelho para revender ou tirar peças, mas eles são muito mais sofisticados e viram que sequestrar o aparelho dá muito mais dinheiro. Se ela fosse uma pessoa sem conhecimento de tecnologia para agir rápido, como uma idosa ou uma pessoa mais simples, a coisa ia ficar muito feia.
Um amigo meu foi assaltado por um cara armado em Pinheiros e o cara não queria só o celular, também queria a senha para desbloquear, fez meu amigo mostrar o padrão na tela para o desbloqueio. Tenso demais.