Executando verificação de segurança...
23

Roubaram meu celular desbloqueado, e agora ?

Tudo que disse nesse artigo é um resumo das respostas de um post que fiz na rede social Twitter. Recomendo fortemente que acesse o post e leia as respostas.

https://twitter.com/daniellimae/status/1640329308815212547


No final do mes passado, meu amigo estava na Avenida Paulista prestes a embarcar no uber. Ele estava vendo seu celular as informaçōes do carro, checando a placa, enfim, coisas normais que fazemos quando acionamos a um motorista.

Foi ai que, um menino com sua bicicleta passou muito rapido e simplemente pegou o celular da mão de meu colega, aproveitando a desatenção dele. Na hora foi tudo muito rápido.

Então, esse meu amigo se encontrou na seguinte situação: levaram meu celular, desbloqueado, com acesso a todos meus apps, conta do banco, informacoes pessoais, fotos intimas... Tantas coisas que podem fazer somente com um celular, a sensação era de impotencia.

Foi então que ele me chamou e perguntou o que poderia fazer após registrar o B.O e seguir as indicacoes da policia militar. Assim nasceu a ideia de criar esse artigo, um guia-a-guia pra pessoas que não necessáriamente trabalham com tecnologia que estão nessa situação. Um guia para mandar pra sua mãe, pra jogar no grupo de zap da sua família.

Rapaz de touca em uma bicicleta roubando um celular

Como funciona esse tipo de roubo

Para quem não mora em capital, mais especificamente em Sao Paulo, pode nao saber, mas existem quadrilhas especializadas em roubo/furto desse tipo. Que consiste em pegar seu celular desbloqueado e em questao de 20 minutos ja tentarem invadir e extrair tudo o que conseguirem. Desde senhas, acesso a redes sociais, clonagem de whatsapp.. Tudo ! O ultimo caso que irão fazer com seu aparelho é tentar a venda em outro país, ou até mesmo em SP.

Geralmente ocorre em regioes do centro, mas nada impede de um roubo comum de celular em outras regioes/cidades o ladrao tambem tentar ter acesso a esse tipo de informacao.

Ações Imediatas

Primeiro de tudo: B.O.

Nada do que ocorrer antes do registro da ocorrência terá respaldo jurídico. As gangues não vão longe com o aparelho, eles possuem QG bem próximo da área de atuação, onde o receptador já tem tudo pronto para iniciar os passos seguintes ao obter o aparelho.

Seja Apple ou Android, quase todos os celulares atuais contam com GPS, acoes de bloquear e rastrear o celular com um unico clique apos acessar sua conta. Há diversas formas de se blindar nessa situacao .

Apple - IOS

Para usuarios IOS ( Apple ), sugiro que empreste um iphone e tente localizar o seu aparelho : https://www.icloud.com/find

Android

Se usar Android, arruma acesso à internet o mais rápido possível, entra em http://android.com/find entra com sua conta do Google, bloqueia e deleta tudo do telefone pelo site mesmo.

Inclusive, se perder o telefone em casa e ele tiver no silencioso, da pra fazer ele tocar usando esse mesmo site.


Maiores perigos

Se voce e sua saude estao bem, que bom ! Esse é o seu maior bem.
Mas voltando pro papo do celular, quais os perigos de fato para quem tem seu aparelho desbloqueado em maos ?

Sobre bancos e apps de pagamentos

Creio que aqui é onde voce mais fica com medo de acessarem, mas sao muito raros os casos onde eles conseguem ter acesso a sua conta. Seu banco, seja ele qual for, tem varias formas de identificar ao abrir o app de que é realmente voce.
Seja verificando por faceID ou por uma senha, toda vez que voce fecha o app do banco, pode ter certeza que ao abrir ele pedirá novamente uma senha . Mas caso perceba algo de incomum, avise imediatamente ao seu gerente de conta ou ao time responsavel pela sua conta no banco que voce é cliente.

Onde mora o perigo

E-mails. Geralmente nao colocamos verificacao nas nossas contas e apps de e-mail. E é por ele que podemos mudar nossas senhas de quase tudo. Ou por e-mail ou por autencticacao via SMS, que nesse caso é um prato cheio para quem esta te aplicando o golpe.

Entao tente mudar sua senha o mais rapido possivel.

Com bastante paciência (eles tem), da pra resetar até a senha do próprio iCloud em algumas situações.

A Apple ainda aceita mandar código de autenticação por SMS (lembra que o chip ta de boa pro ladrão?)

Eles tiram seu celular do Find My iPhone ou do Find My Device tranquilão!

Trecho tirado desse post detalhadissimo do Douglas Fischer, vale a pena conferir : https://twitter.com/DougDiskin/status/1630769706830376960


Tudo feito, e agora ?

Imagem com o jogador do palmeiras falando - agora somente nos resta orar

Além de esperar, caso nao ache seu celular, tente sempre contar com a ajuda das autoridades. Ainda mais se envolver crimes de vazamento de fotos ou alguém tentando te estorquir com conteudos que acharam em seu celular .

Após tomar as medidas cabíveis, nao tem muito o que ser feito.
Fique atento ! E vá sempre pedindo auxilio para Policia caso algo se desenrole desse quesito.


Dicas adicionais e prevencão

O melhor jeito de lidar com essa situação é se previnir. Infelizmente vivemos em um país onde isso é normalizado, entao precisamos de ferramentas para lidar com.

Tenha um "celular do bandido"

post de @glaucia_lemos86
falando sobre o celular do bandido

Guarde o IMEI - evite fraudes em seu nome

post de @phmlira falando sobre IMEI

Enquanto dirige

@erroisa

@erroisa

Carregando publicação patrocinada...
3

Super relevante e gera uma reflexão sobre como nossos dados estão totalmente conectados a um chip de operadora e sabemos como é complicado remanejar - posso estar falando asneira, mas TUDO acaba passado por essa referencia como um ID.

2

Eu já "hackeei" uma galeria por conta do e-mail com senha fraca que era ponte para recuperar senha de acesso em todos os outros sites que a pessoa tinha um login. Realmente muita gente desvaloriza esse ponto importante.

Quanto meus apps, todos os relevantes precisam de liberação de acesso exclusivo, ou seja, pegar meu celular desbloqueado não seria o suficiente. E mesmo se o app do banco estiver aberto tmb, qualquer transação financeira vai pedir senha. São redundancias chatas mas bem básicas até para evitar desconfortos maiores.

Um colega meu configurou o app do banco dele para realizar operações financeiras apenas quando ele está conectado no wi-fi da casa dele. É uma medida de segurança bem forte também, mas não quis tentar.

No mais, sempre que eu compro um celular novo eu mantenho o antigo comigo, seja para utilizar naqueles eventos que "muito provavelmente eu vou rodar", ou para ter nele apps mais "sigilosos" que eu só acessaria em casa mesmo, então não preciso tê-los no meu celular do dia a dia.

2
2

Show de bola! Nunca vivênciei uma situação assim, mas vi um post que abordava assuntos semelhantes no Reddit um tempo atrás. Nesse post o pessoal bateu muito na tecla de que: Não conte com a polícia em uma situação assim, é bem provável que eles não vão mobilizar para "resgatar" um celular, sendo assim, faça o que foi indicado e exclua tudo se possível, não fique na esperança de que vai ser resgatado e assim não vai valer a pena excluir.

Outra questão, se possível utilize senhas diferentes nos aplicativos da que utiliza no celular e tente não exibir suas senhas em público.

1
1

A primeira coisa que se tem a fazer no meu ponto de vista por ja ter passado por esta experiência é bloquear o chip na operadora. Isso você pode fazer via chat. Depois na sequencia as informações do post eu concordo!!!

1

Para dispositivos Samsung já existe uma ferramenta nativa chamada "Secure Folder" que requer uma senha para acessar um ambiente capaz de instalar aplicativos que ficam restritos a esse espaço. Você pode deixar seus apps de banco logados por lá.

1
1

No meu Xiaomi, eu coloquei senha em todos os apps importantes, chrome e gmail são essenciais, o ideal também é o e-mail principal não estar logado.
Ativei tbm o segundo-espaço (MIUI), ao desbloquear com outro padrão ou dedo ele abre o outro perfil, ótimo caso peçam a senha, tu vai passar um perfil que não tem app e google deslogado.

1
1

Minha namorada foi roubada no começo de 2020 às 10 horas da manhã na rua do Glicério(!). Aparentemente tem um bando especializado em roubos de celular naquela região. Eles checam se a pessoa está com o celular com a tela ligada no painel do carro (certeza de estar desbloqueado), esperam o carro parar no farol e estouram o vidro do carro. É tudo muito rápido, ela ficou sem reação na hora. Como o celular estava no Waze, eles conseguiram pegar o celular desbloqueado!

Em 15 minutos ela tinha me ligado e comecei a tentar bloquear o celular no iCloud. Mas eles foram mais rápidos e conseguiram mudar a senha do iCloud(!). Depois foram horas de terror, eles fizeram diversas transferências com o app do banco, fizeram pedidos de whisky no Rappi, além de compras online. Foi tudo muito tenso, pois mesmo horas depois vinham notificações de compra pelo e-mail e mesmo o e-mail quase foi sequestrado, pois tentaram mudar a senha dele também (aí ia ser muito pior). Foi uma corrida para mudar a senha do Facebook, Instagram, todos os apps de compras, cancelar cartões.

Uma coisa que piorou a situação é que ela anotava tudo no app Notes, inclusive senhas. Os caras descobriram e conseguiram ter mais acesso ainda. Nunca armazene senhas no Notes, Drive, OneDrive, etc. Eles sabem onde procurar.

Até então achava que os ladrões só queriam o aparelho para revender ou tirar peças, mas eles são muito mais sofisticados e viram que sequestrar o aparelho dá muito mais dinheiro. Se ela fosse uma pessoa sem conhecimento de tecnologia para agir rápido, como uma idosa ou uma pessoa mais simples, a coisa ia ficar muito feia.

Um amigo meu foi assaltado por um cara armado em Pinheiros e o cara não queria só o celular, também queria a senha para desbloquear, fez meu amigo mostrar o padrão na tela para o desbloqueio. Tenso demais.

1

no iOS é interessante desativar a Central de Notificações para não abrir enquanto o aparelho estiver bloqueado (normalmente tem acesso a essa área quando está bloqueado para ativar/desativar wifi/blueooth/modo avião.)
Dessa forma o bandido não conseguirá ativar o modo avião para inibir quaisquer forma de tentar locarlizar o telefone.
Esse video ensina como fazer

0