Executando verificação de segurança...
2

ME e EPP se referem ao porte da empresa, então depende do tamanho da empresa, não é uma questão de escolha.
Um programador não pode ser MEI, assim como não tem médico ou engelheiro MEI, pois é uma modalidade criada para tirar trabalhadores da informalidade e dar a eles algum tipo de segurança, como aposentadoria, assim como permitir a emissão de notas fiscais. Quem usa MEI para trabalhar como programador corre risco de ser cobrado pelo governo no futuro, pois a prova do crime fiscal está registrada em todas as notas fiscais emitidas. O MEI foi feito para formalizar atividades não intelectuais, como um sapateiro, carpinteiro, etc: https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/atividades-mei-tabela

Eu pessoalmente criei uma empresa ME na modalidade Ltda pelo Contabilizei e tudo foi feito pela Internet em questão de dias.

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Caraca, eu juro que não sabia disso sobre o programador não poder ser MEI, muito obrigado pela informação!
Vou dar uma olhada melhor nessa tabela.

2

Pelo o que sei, só pode ser MEI digitador, instrutor de informática, manuntenador de informática.

Tem gente que usa essas 3 pra trabalhar como Dev. É uma atividade ilegal e o Leão pode te pegar no final do ano fiscal. Vais ter que pagar multa e subir de pra ME, por exemplo. Mas pra um país que come muito o nosso dinheiro com impostos, não é de se estranhar que muitos Devs façam isso pra burlar o sistema. Além disso, MEI tem teto atual de 80K por ano. Ou seja, uns 6.5K/mês pode ser seu salário. Acima disso, tens que virar ME, por exemplo. Há uma projeto de lei pra aumentar o teto de MEI para 144K/ano, o que representa ao mês 12K. Esse sim já um teto satisfatório. Parece que também há projeto para colocar criador de softwares dentro do MEI, mas estou com preguiça de verificar se é verdade. De toda forma, atualmente, Dev não pode ser MEI.

1