Contratar é sempre... SEMPRE... um fardo!
Mesmo pra coisas simples.
A quantidade de gente que não atende ao que você precisa é sempre imensa.
Eu já contratei pessoalmente, já contratei virtualmente, já contratei pra registrar carteira e já contratei pra projetos temporários.
E apesar de ter experiência tanto na área de TI quanto na ára de contratação, posso afirmar com toda certeza de que SEMPRE é um negócio chato.
E já tentei delegar para empresas de RH e, minha experiência com elas não foram boas. Meus próprios processos davam pouco trabalho a mais e um resultado muuuuuito melhor.
Colocar a ideia no papel e apresentar a ideia completa é um ótimo primeiro passo.
Pedir pra pessoa provar que já trabalhou com problema semelhante (se for um caso onde você vai contratar a pessoa pra resolver um unico problema e só... ) já dá uma filtrada boa.
Se o programador vier com mais soluções do que dúvidas, descarte! (mas dê o feedback... diga que não sentiu confiança porque as propostas de solução vieram antes de ele tentar entender o problema mais a fundo)
E.. tenha em mente que, profissional bom, experiente, que vai entender o problema, propor solução, demonstrar um fluxo de trabalho que você consiga acompanhar o trabalho dele.. vai custar caro!
E não precisa ficar com dó de freelancer.. faz parte da procura de novos trabalhos entregar orçamentos "sem compromisso"... se ele se icomodar com isso, passe para o próximo (você não vai querer trabalhar com gente mesquina.. heheheh).