Executando verificação de segurança...
1

Se é um completo absurdo, então eu gostaria de uma boa contra-argumentação. Mas acredito que seja o establishment mesmo. No vídeo do Brian Will - Object-Oriented Programming is Embarrassing: 4 Short Examples tem uns 18 mil dislikes e uns 29 mil likes.
Então, é muito forte na cultura de programação que POO é útil em certos casos, daí surge essa controvérsia.

Orientação a objetos veio para tentar resolver um problema que existia

Mas que problemas? Essa é a grande questão. Em quê a POO é útil?

Minha conclusão é que precisamos disso, da discordância, debate, livre fluxo de ideias.

Concordo. No meu primeiro post eu fiz algumas reflexões sobre minha experiência em programação. Foi mais um desabafo contra conceitos tão difundidos na cultura de programação que são regurgitados de um programador para outro. Poucos param para pensar criticamente sobre esses conceitos e ver se têm algum valor. Obviamente tudo isso é minha opinião baseada na minha experiência e também em outros programadores, com mais experiência que eu, que também compartilham das mesmas ideias.

Carregando publicação patrocinada...
1

Bom, estou no mercado a cinco anos apenas, não tenho a bagagem necessária para te dar uma boa resposta sobre OO.

O que senti na pele, e sinto até agora, é que tudo é bonito na teoria,até você pegar algo mal projetado em OO. Quando você pega uma herança, polimorfismo, genérics mal projetados e não documentados, se torna um inferno, você vai estar na posição que outro dev estava mas ele sabia, supõe-se, o que estava fazendo. Mesma coisa testes, ninguém fala de manutenção de testes, mas enfim, muitos não estão preparados para essa conversa. Muitos entraram em startup com dinheiro jorrando onde havia 0 accountability do que era feito e ficaram com essa experiência, das mais modernas, e mais fantasiosas. Aquela taxa de juros de 2% no Brasil foi uma benção para uns poucos que vai custar décadas para outros.