Executando verificação de segurança...
1

Depois de anos batendo cabeça eu aceitei que a única forma real de aprender de verdade é fazendo/exercitando. ABSOLUTAMENTE qualquer habilidade.
Eu gosto de livros para aprender coisas novas, vídeos geralmente me deixam entediado muito fácil. Mas eu me prendo pouco nas teorias pesadas no começo e meto a cara logo para fazer algo, conforme vou precisando do conhecimento eu vou voltando e aprendendo e assim vai.

Em relação a plano, eu tento seguir uma rotina e me forço a ela seguir ela. Por causa do hiperfoco eu me perco muito em assuntos diversos e mudo de interesse facilmente, por isso preciso me forçar a uma rotina.

Carregando publicação patrocinada...
1

Obrigado pela resposta, consegue me explicar mais como você define sua rotina de estudos? se você define algum plano rascunhado em algum lugar?
Se me permitir a pergunta você é neurodivergente? te pergunto por que meu filho é e tem essa dificuldade.

2

Eu tento mais ou menos 1:30 a 2h por dia. Eu trabalho então único momento do dia que eu fico bem livre mesmo é de noite. Mas vou detalhar para vc.
A propósito sou sim, estou no espectro autista(TEA) e tenho ansiedade(TAG).

Eu acabo de trabalhar as 5 da tarde. Nesse período procuro ficar longe de qualquer tela para evitar a exustão, já que estou bem cansado após 8h de trabalho. Nessa hora eu ouço um podcast ou vou tocar algo no violao/guitarra.
Lá pelas 18h eu vou para o computador ou academia. Nesse período até as 20h eu janto e faço coisas divertidas no computador, no meu caso na maioria das vezes é jogar dota2 ou outro jogo.
20h meu telefone desperta e é hora de "estudar", a partir daqui eu começo a estudar o assunto que eu tenho interesse no momento (atualmente é android pq quero fazer testes de segurança nele).
Na maioria das vezes eu consigo estudar, mas nesse período eu deixo o flow me levar, mesmo que gaste sei lá 1h configurando uma VM eu conto como algo positivo pois eu estava aprendendo algo técnico relacionado a minha área de interesse, mas as vezes eu estudo 20 min e vou jogar de novo pq é um dia que não rende nada.
Lá pelas 22h eu vou deitar e ler um livro ou assistir algo na TV e dormir.

acho que é isso hahahha, espero ter ajudado

1

Legal, obrigado pelo teu relato. Entendi o seu processo agora.
Meu filho tem TEA também ainda é considerado tipo 2 mas, ta em reavaliação e acho que vai ser reclassificado pro tipo 1, além de desconfiar que ele também tem TDHA mas, só os terapeutas para diagnosticarem.
Pra mim como pai ta sendo um desafio até por que ele não era verbal até uns 2 meses atrás e a uns 5 meses ele está sem escola por que não tem vagas aqui onde estamos morando.
E pra mim que não sou um pedagogo o maior desafio é entender ele e conseguir ensinar as atividades básicas da vida como se vestir e tirar roupa, usar banheiro pedir algo e etc. (ele é ainda uma criança foi diagnosticado com 2 anos e hoje tem 4).

2

O melhor conselho que posso te dar é: preste atenção e ouça seu filho.
Nós não gostamos de mudanças subtas e gostamos de seguir uma rotina. Repara no que seu filho gosta de fazer e vai "jogando" em torno disso, evitar frustar ele é uma ótima maneira de evitar crises.

Todo autista é muito diferente mas uma coisa que todos temos em comum é: valorize nosso espaço ele é muito importante e se existe algo que seu filho faz para se sentir "seguro" (por ex eu gosto de ouvir música completamente sozinho com meus fones que isolam som quando não estou me sentindo bem) respeite isso ao máximo.

1

vlw pelo conselho, vou lembrar disso =D
Esse é um dos muitos desafios que tenho no dia-a-dia é sempre bom ouvir algo de quem vive isso.

0