Executando verificação de segurança...
3
dolzan
2 min de leitura ·

O DILEMA DA FACUL EAD OU PRESENCIAL

Boa noite meus caros! Esse ano iniciei minha faculdade de tecnologia depois de ínumeras pesquisas e horas de conselhos decidi escolher o curso de Sistemas de Informação...estou bem feliz com a escolha do meu curso a parte de grade curricular está me agradando bastante (faço na uniasselvi) logo não estou tendo problemas com o curso em si.

Porém a dúvida que eu ja vinha alimentando desde o ensino médio ainda continua me tentando, o que seria melhor eu fazer uma facul EAD ou presencial? Bom, devido a minha situação financeira e a praticidade eu escolhi fazer a faculdade na modalidade EAD afinal estamos falando de um curso que basicamente é só ficar nos "compiuter" então não teria necessidade de fazer presencial, certo? Errado!

Isso pode variar de pessoa para pessoa mas para mim, Paulo, é uma luta chegar do trabalho ligar meu computador e ver todos os jogos que eu tenho porém ter de abrir o chrome e entrar na plataforma da faculdade para focar nos meus estudos, eu sou uma pessoa muito indisciplinada ainda mais quando estamos falando de estudar, e isso piora afinal o meu hobby ou seja a minha diversão é poder jogar no meu computador... então sempre fica essa batalha no meu cérebro...mas posso dizer a vocês que isso vem melhorado com o passar do tempo, hoje estou iniciando meu segundo semestre e já posso dizer que melhorou muito em relação ao inicio do ano...Enfim, qual a opnião de vocês sobre isso?!

Carregando publicação patrocinada...
2

Olha, se você é iniciante na área e melhor fazer presencial (pelo network principalmente).
Caso não seja possível, opte pelo EAD. Eu sei que uma hora ou outra vc teria que estudar em casa, mas lembre-se, vc a vida toda estudou dessa forma e fazer essa quebra de uma vez é muito difícil.
No meu caso eu tenho um fraco por celular e no PC eu posso perder várias horas vendo vídeos no youtube ou só navegando em uma rede social com uma timeline infinita ou ficar jogando xadrez online(afs, xadrez é muito viciante).
Então se adaptar a estudar em casa não é fácil, não mesmo, mas se vc esforçar e tiver paciência consigo mesmo, chega um momento que fica mais fácil.
Eu estudo em casa a um tempo, mas os níveis de foco ainda alterna muito, oque me ajuda a ter foco é ter um objetivo claro em mente do que vou estudar naquele instante. Se eu sentar em frente do pc com uma idéia vaga do tipo: "Vou estudar agora" e não for específico no que estudar e quanto tempo. Já era, meu foco vai pro além e procastino horrores.

Então tem que ver oque funciona melhor para vc, qual didática vc se encaixa melhor.
Eu por muito tempo usava gestão de tempo e ainda uso, mas como eu tenho mais tempo livre hoje atualmente, eu estudo por metas diárias e está funcionando bem.

Mas é aquela coisa, conforme vc se expõe aquela situação ela vai ficando mais fácil de lidar.

2

Essa é mais uma daquelas perguntas para a qual a resposta só pode ser depende.
Depende tanto que falarei apenas por mim e baseado na minha experiência.

Eu prefiro EAD sem medo de ser feliz e hoje em dia é o melhor modelo para mim.
Ao mesmo tempo, só acho que EAD dá certo para mim desde muito recentemente, quando aprendi não só a estudar, como a estudar de casa. Esse é a grande pergunta que vc precisa fazer para si mesmo:

Eu tenho maturidade e disciplina para estudar sozinho de casa?

Sim!

O maior pré-requisito está atendido e, se eu fosse você, escolheria EAD, ao menos para saber se me adapto bem.

Não!

Talvez ainda não seja um bom momento.


Nota: de maneira nenhuma menosprezo as vantagens do ensino presencial e reconheço que tem suas vantagens. Como disse no começo, compartilho apenas minha opinião e o que funciona para mim e porque funciona.

1

Uma dica que eu daria, para te ajduar a resistir mais a tentação seria colocar barreiras fisicas se possivel para os jogos, isso é se tiver como ter um cumputador de estudos e outro de jogos seria o caso ideal, mas se nao pode uma outra ideia seria ter dual boot onde vc usa um só pra estudos e outro pra jogos, de maneira geral o que eu quero dizer é tentar tornar as distraçoes/tentações algo alem do minimo esforço.
E note que falo para dificultar um pouco pq isso torna o ato de cair em tentação uma escolha de mais de um passo.

Agora se vc relmente acha que nao vai ter disciplina va pro presencial pode ser mais duro mas melhor que sentir que ta dando tudo errado.

1

O seu sucesso é fruto da sua disciplina. Você já identificou sua falha, agora é fazer o que precisa para resolver.

Se você estivesse fazendo presencial, de fato os computadores da faculdade não tem os seus “joguinhos distrativos”, mas e a distância até lá? Quem garante que você não acabaria faltando várias aulas por pura preguiça, botando a culpa no trabalho, aparecendo apenas para fazer as provas, e todo o resto que a gente já sabe?

A questão é sempre a mesma: quem quer resolve e quem não quer arruma desculpa, independentemente da situação. Pelo que você disse, você está resolvendo, e isso é ótimo. Não se deixe cair na tentação da desculpa novamente.

Lembre-se, se você fracassar, a vida de ninguém aqui vai mudar, mas a sua sim. Não aceite o fracasso.

1

Bom dia amigo.

Também iniciei facul EAD na área, e também tenho como hobby os "joguinhos" hahaha. Trabalho full time, e ainda tenho que dar atenção para filha/esposa quando chego em casa. Quando ligo o pc para estudar, também fico na tentação, mas tenho que resistir.
É difícil, mas vc tem que focar nas prioridades da tua vida. Se a facul ainda não é uma prioridade para vc, talvez ainda não seja o momento para iniciar. Falo isso, pois essa é minha segunda facul, e na primeira ainda não estava preparado e acabei levando "nas coxas" ...
Tente criar mecanismos de estudo e recompensa, por exemplo, se você estudar tantas horas no dia, se permita jogar 1 hora.

Força e bons estudos!

1

Meus 2 centavos de acrecimo, displina é dificil de adiquirir mas uma vez a tendo é "facil" replicar para outra atividade ou seja se proponha a fazer algo que vc não faz e e precise de diciplina.
Minha sugestao caminhada pela manha alguns dias da semana sem falta, exercicios fazem bem pra mente tanto quanto para o corpo.

1

Sobre EAD x PRESENCIAL

Sempre que for possível, eu recomendo o presencial. Os motivos para isso são:

Além do conteúdo

Muita gente quando pensa em faculdade está focada no conteúdo que será transmito, ísso é bastante importante, mas a experiência de vida que o presencial trás também bem importante. Ainda mais quando os diferenciais na vida profissional passam por habilidades sociais e controle emocional (soft skills).

Compromisso

Sentar em frente de um PC para fazer uma faculdade depois de um dia de trabalho também em frente a um PC, para a maioria das pessoas é desgastante e cansativo. É fácil perder o foco como você mencionou.

É claro que existem pessoas altamente focadas e disciplinadas para certas coisas, mas infelizmente a maioria de nós não é. O compromisso de ter um horário e local fixos para estudos ajuda a manter a disciplina, da mesma forma que é mais fácil praticar exercícios na academia do que sozinho em casa ou ao ar livre.

Compartilhamento

A troca de conhecimento entre os estudantes é bem mais simples presencial do que remoto, quem já passou por mais de uma boa faculdade nas modalidades EAD e presencial sabe que essa troca de ideias faz diferença.

1

Cara eu faço Sistemas Para Internet EAD pela Anhembi Morumbi, mas a verdade que a faculdade é uma verdadeira piada, as provas tem todas as respostas na internet, as atividades que valeriam como presença o povo só escreve 'ok' e tah como realizada, material desatualizado e com erros, muitos erros principalmente nas provas, intão sei la, acho que há uma grande chance das presenciais serem um pouco mais sérias. Se tiver como fazer presencial acho que valeria mais a pena, no fundo acho que a maior piada é o MEC q ainda avalia bem um curso EAD como meu.

1

Compartilhando minha experiência pessoal, não tenho certeza se é correto generalizar a baixa qualidade das faculdades EAD. Reconheço que posso ser uma exceção, e você pode estar certo nesse ponto. No entanto, estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Uninter e posso afirmar que não encontro respostas de questões de prova na Internet. O ChatGPT também não é de grande ajuda dependendo da matéria nesse caso. Há materiais online disponíveis, é verdade, mas não é tão simples como encontrar respostas prontas no Brainly.
Minha faculdade tem critérios rigorosos para as provas e atividades. Não é permitido usar comandos pelo teclado durante as provas, e se você minimizar a página da prova para usar algum programa, a prova é encerrada. Além disso, é obrigatório ligar a câmera e o microfone. Também é necessário mostrar a mesa para verificar os materiais de consulta, e os vídeos das provas são analisados com cuidado.
Eu também fiz um mês de estudos na modalidade EDS na PUC/MG. Posso garantir que aqueles que mudaram da aula presencial para a minha faculdade EAD não se arrependem. Quanto ao material, ele é atualizado e até mesmo meu pai, que é engenheiro com 20 anos de experiência em sistemas embarcados, elogia o conteúdo da minha faculdade. Ele afirma que o material não é dispensável. É possível que a didática às vezes seja falha, mas no geral, a qualidade é equivalente a uma boa faculdade presencial.

1

A famosa resposa DEPENDE
Depende muito da forma que vc aprende, eu fiz faculdade presencial e pós EAD, então vivenciei os dois mundos.

Também compartilho da mesma indisciplina que vc citou, estudando minha pós, muitas vezes tinha que assistir as aulas ou fazer um trabalho, o que eu fazia? abria um jogo e esquecia do resto do mundo.... Unica coisa que me ajudava eram os prazos terminando, ai eu dava um jeito pra fazer e entregar, pra terminar o TCC foi uma luta, entreguei e apresentei quase no limite mas eu fiz.

Agora quanto ao aprendizado será o mesmo em ambas as modalidades, vai depender de como vc vai absorver tudo, nessa área de tecnologia o que se aprende e é aplicado nas graduações não reflete o que realmente o mercado faz, isso é uma merda, e temos que conviver com isso e tentar não desanimar, alem do mais, aproveite o momento para fazer networking iss vai te ajudar no futuro também.

1

Eu já tive as duas experiências, por causa da pandemia e posso dizer que no EAD, eu era mais produtivo e aprendia muito mais, porque eu não pedia tempo me deslocando podia pausar a aula tomar uma água e resolver exercícios, no entanto eu tinha um problema que a paciência se esgotava rapidamente. No presencial tenho que conviver com pessoas que não sou muito fã e lidar com os professores que parecem ser do século passado, mas isso auxilia minhas soft skills.

Presencial

melhora suas soft skills, consegue fazer network (nunca fiz network) e consegue concentrar mais em casa.

EAD

consegue produzir mais, tem menos paciência para estudar, network é mais difícil

1

Essa é uma grande dificuldade de várias pessoas da área, a distração é muito grande no ambiente EAD e para pessoas que tem uma certa dificuldade em focar nos estudos que na maioria das vezes parece ser uma atividade mais chata do que Jogar aquele joguinho maroto hehehehe a dica que eu dou é: Comece a ver p ambiente EAD da sua faculdade como um joguinho com conquistas a serem batidas isso vai te dar um gás a mais. Ver aquele 100% concluido em uma determinada matéria vai te ajudar a ter uma visao um pouco mais legal sobre os estudos. Fica na paz e FOCO.

1

Olá, Paulo! Eu acabo de me formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Uniasselvi e essa foi minha segunda faculdade. Minha primeira faculdade foi presencial, por isso acho que posso te dar a minha perspectiva de ambas as modalidades.

Pra mim a EAD foi mais fácil não apenas por ser um curso de 3 anos, mas porque tive a oportunidade de melhorar minha disciplina nos estudos, sabe. Tive mais liberdade e mais tranquilidade em todo o tempo de curso. Na primeira facul, gastei com ônibus, alimentação, peguei chuva, chegava atrasada porque o meu trabalho era do outro lado da cidade, e como eu fazia uma faculdade pública, tinha aulas de manhã e à noite... Tudo isso era muito estressante pra mim. Eu estudava Letras, então foram 5 anos disso e não foi fácil. Letras tem trabalhos e provas, quase sempre subjetivas, e a quantidade de leitura que eu tinha que realizar pra cada prova ou trabalho chegava a mil páginas fácil, isso por matéria. Era muito puxado, mas eu não tinha como não estudar, justamente pela pressão dos trabalhos e provas.

Já no curso EAD da Uniasselvi, como você sabe, estudamos uma matéria por vez, o que foi um dos principais motivos da minha decisão por essa faculdade. O que eu fiz semanalmente ao longo do curso foi:

  1. Leitura da unidade da semana;
  2. Toda segunda tinha aula EAD e quase sempre participava;
  3. Toda quarta-feira fazia uma prova;
  4. Toda quinta-feira começava a leitura da próxima unidade;
  5. Cada vez que terminava uma unidade, eu fazia um resumo. Estava habituada a isso em Letras e eu aprendo muito assim;
  6. Na quarta-feira que não tinha prova, pois tinha feito a AV I e AV II, eu fazia o simulado, o que te recomendo muito, ainda que meus colegas de turma não fizessem, pois é 0,5 de 10, ou seja, 5% da sua nota. Ah, se eu tivesse isso em Letras, haha!
  7. As provas Objetivas (III), eu agendava mensalmente, uma por uma.
  8. E as Discursivas (IV), eu fazia usando muito do meu resumo e com ctrl F no livro em pdf.
  9. Os cursos complementares eu zerei já no primeiro ano, pois era quando meu curso tinha a carga horária mais leve. Tem vários cursos grátis no AVA ou você pode usar cursos de programação com certificados como comprovação.
  10. Se você quiser não estudar você pode, porque existe o Passei Direto, mas aí você não vai aprender. Eu usava para pegar o gabarito das provas discursivas porque tinham matérias cujas respostas simplesmente não constavam no livro e às vezes por um detalhe que eu não tinha discursado eu perdia muita nota (mas não copie e cole, leia e escreva sua resposta).

Sobre a luta "consigo mesmo" que você comentou, concordo com você, é bem assim. Estando em casa você precisa se disciplinar que aquele é o momento de estudo, e se dar pequenas recompensas a cada etapa vencida. Atualmente sou dev jr e trabalho remoto, preciso de muita autonomia para realizar minhas tarefas. Ninguém fica no meu pé me cobrando o que fiz ou deixei de fazer ontem e hoje. Então ter disciplina é importante.

E pra finalizar, as matérias do curso me ajudaram muito na empresa onde trabalho, noto que eles não focam só em tecnologias antigas, o que foi ótimo, no meu caso. Mas tem coisas que você só vai aprender fazendo. E um último conselho é: valorize a base. Estrutura de dados, algoritmos, lógica de programação, engenharia de requisitos... Não sei com o que você pretende trabalhar, mas noto uma boa distância entre mim e alguns colegas que não tem faculdade, apenas por esses estudos. É isso! Desculpe aí se me alonguei e boa sorte em seus estudos!

1

Já fiz as duas, em estadual e particular. Ead e presencial.
Claro a Ead tende a ser mais fácil (em questão de cobrança e avalições assim como o conteudo lecionado) até porque fiz em uma instituição particular, mas mesmo fazendo em uma estadual e presencial eu sinto que faculdade muito se aprende estudando sózinho... o que é normal, é apenas um norte ou um diploma kkkkk

Enfim eu hoje, se estivesse entre ead ou presencial certamente iria para ead pela questão de conforto, mas presencial é melhor porque normalmente é mais puxadinho e te prende e te força mais, fora o networking que você faz na faculdade que é maravilhoso.

1

eu fiz 2 cursos superiores e, levando em consideração o nosso mercado de TI e as possibilidades que se apresentam, minha recomendação é:

faça um curso presencial numa universidade muito boa (preferencialmente federal)!

porque? - porque o melhor que a universidade pode de oferecer (para além, é claro, do conhecimento), é o networking e as oportunidades!
a universidade é um lugar fenomenal para fazer amizades/contatos com professores e alunos, algo que pode de dar muitas vantagens durante toda a vida! além de que em uma boa universidade há muitos eventos e parceridas com empresas, o que siginifica muitas oportunidades pra você!

se for pra fazer uma uniesquina pra trabalhar como dev, acho melhor fazer um curso online e um bom portifólio! é menos tempo e dinheiro gasto e um retorno mais certo e rápido.

agora, se queres criar boas bases de conhecimento, relacionamento e oportunidades, faça um bom curso de graduação em uma boa universidade presencial!

1

O principal requisito pra se fazer uma faculdade EAD é o compromisso, pois você tem que se atentar aos prazos, às vezes a gente pensa "É pra entregar só fim do mês", e depois acabamos esquecendo e no fim temos que fazer de última hora e com certeza não fica um bom trabalho. Outra coisa que eu sempre procuro fazer, é evitar pegar respostas prontas na net, ou até mesmo com GPT, porque eu sinto que não me faz aprender muito e já acho que às vezes o ensino EAD deixa a desejar em alguns pontos, mas com não é saindo da faculdade que já iremos saber de tudo. Cursos por fora são essenciais para o aprendizado, tente achar um estágio na área quanto antes para poder aprender mais com os problemas do dia dia, isso ajuda bastante. Mas enfim, o EAD é bom demais para quem mora sozinho e tem que lidar com as responsabilidades de casa, facilita bastante nesse ponto.