Executando verificação de segurança...
-3

Nova versão do Fast Notes. Minha plataforma de gestão e organização.

Trazendo mais algumas atualizações sobre o Fastnotes. Nas últimas semanas eu andei desenvolvendo novas implementações para colocar na plataforma e esse foi o resultado de um dos commits que fiz na main kkkkkkkk

https://ibb.co/WH75xn5

Mas seguindo com as atualizações, agora é possível criar uma sala para escrever anotações simultaneamente com qualquer outra pessoa que possuir o link da sala. Além das melhorias de UI e UX para algumas funcionalidades com a IA, tais como as transcrições de áudio, resumos online. Além de um atalho no teclado para criar uma nova anotação, adicionei também uma página para analisar suas anotações e também adicionei uma outra página de "To-Do List" que possui outras funcionalidades que estou com preguiça para documentar aqui.

Outra coisa que adicionei nessa nova versão é o Upload para Cloud, conectando sua conta do Google Drive é possível salvar diretamente lá.

O planejamento futuro agora é desenvolver uma aplicação Android/IOS e publicar na loja. Recentemente enviei um app para a Play Store e é bem chato o processo burocrático para liberarem um novo app, mas enfim.

E claro, comprar um domínio.

fastnotes: https://fastnotes1.vercel.app

Carregando publicação patrocinada...
3

Você cometeu um dos maiores erros de quem coloca um SaaS no mercado ao oferecer plano Vitalicio por R$ 29,00. Alias, ultimamente tenho visto muitos iniciantes, na ansia de começarem a faturar, cometerem. Você esta oferecendo uma das caracteristicas mais caras do projeto de forma ilimitada. O Armazenamento.

Alguém pode, por exemplo, contratar a sua conta de R$ 29,00 e obrigar você a hospedar seus 150TB de arquivos que dentro dos cards, e isso te custaria mais de 10k por mês apenas em armazenamento. Claro que é apenas um exemplo, mas se crescer, acima de mil usuários você terá recebido 29 mil uma unica vez, talvez não pague nem dois meses de salario de um dev PJ e continuará com a obrigação de manter, a uma mensalidade de infra alta, todos os seus clientes que continuam usando.

Legalmente o fornecedor (você) é obrigado a disponibilziar o que prometeu e se não conseguir, e for acionado judicialmente será obrigado a fazer de uma forma ou de outra. A menos que ocorra a falencia e ainda assim, ela tem suas regras extremamente criteriosas, e claro, se você estiver lançando como PF ou MEI, sem CNPJ, já terá suas obrigações financeiras atreladas com seus bens pessoais.

Se um dia tudo ficar caro, e você simplesmente pensar em desistir, não será possivel pois você ainda terá o compromisso com seus clientes de armazenamento vitalicio e provavelmente eles terão documentos importantes dentro do seu servidor, sob sua responsabilidade legal.

Jamais oferece-se SaaS a preço unico vitalicio, pois o sistema vai crescer, o faturamento vai diminuir até que chegue a um ponto em que ele não será mais suficiente para cobrir os custos do infra que aumentam exponencialmente com o uso.

Entenda apenas como uma dica e não uma critica.

1

De fato, muitos pontos que abordou fazem total sentido e em dado momento eu me questionei sobre como direcionar o produto. No futuro irei retificar para um plano mensal e com expansão de armazenamento, até para cobrir os custos porque quero escalar. E sim tenho um CNPJ.

Valeu pelas dicas, sou dev a 5 anos, tenho trabalho e tal mas esse é o meu primeiro saas e estou fazendo solo. Pela visão que passou deu a entender que tem algum, é dev? tem algum saas? ou onde aprendeu melhor sobre o modelo de negócio?