Executando verificação de segurança...
0

Armadilha pra pegar estagiário ou não?

Recebi uma proposta de trabalhar como estagiário em um projeto do 0, sem equipe, sem produto, vou levantar do zero.

Que produto é esse, você me pergunta? um PDV.

Você deve estar se pensando agora que eu tô lascado, não é? Eu também acho, essa é a primeira oportunidade que recebi para trabalhar em um projeto que vai pra produção, já desenvolvi alguns projetos em .NET, Spring, React (Desenvolvo tem quase 2 anos). Porém, pesquisei como funciona um projeto PDV, e me surpreendi, por não saber que se tratava de um projeto tão complicado. Como emissão de NF, NF-e, integração com maquininha, fluxo de caixa, atualização do estoque, e etc.

Quero um conselho, a princípio, estou tendendo a aceitar para conseguir experiência, e receber algo, claro. Não sei ainda se vou ter o grande compromisso de entregar em um prazo, mas tenho a humildade de saber que não vou terminar em 6 meses, ou nem 1 ano, (ou nem 5 se eu fizesse tudo do 0).

Estou pensando em desenvolver esse sistema de PDV, e contratar algum SaaS que lide com as partes mais críticas, como a integração com maquininhas, emissão de NF, aí eu lidaria mais com a integração a essas APIs e o Front-End, e alguns tweaks no Back-End.

Ou, pegar um projeto Open-Source e desenvolver em cima dele, não sei ainda.

Podem me dizer se é viável isso? É pra fugir se tiver contrato? Se o cliente pedir um prazo, jogo um prazo de 12 meses e f***-se?

Carregando publicação patrocinada...
3

Nem devs bastante experientes se atreveriam a pegar um projeto como este para tocar sozinhos, existe uma grande complexidade por trás, principalmente na questão fiscal. Contratar um SaaS para NFs não vai te livrar de ter que tratar toda a parte de classificações fiscais que os produtos precisam.

É mais fácil contratar um sistema de PDV simples e de fácil integração do que criar do zero. Aqui nosso ERP se conecta ao DVPDV, que é completo e bem barato.

1
2

sendo bem sincero eu correria, primeiro que levanta uma red flag da empresa ter a irresponsabilidade de contratsrnum estagiário para tocar um projeto complexo desse, não tirando seu mérito nem nada do tipo mas que um projeto desse envolve muitas coisas que são um desafio até para profissionais experientes, outro ponto você vai ser estagiário mas ser cobrado como responsável do projeto ou seja receber 1 salario minimo e olhe lá e ser cobrado como um gerente de projetos, outro ponto negativo, não vai ter alguém pra te guiar, mentorar, discurtir e fazer com que você evolua como profissional tanto em hard skills como soft skills, então vai fazer você não aprender como deveria, se frustrar, trabalhar varias horas por dia e possivelmente ter um burnout e isso sendo estagiário.

no fim vale mais a pena você dedicar essa energia em estudar e se preparar para uma oportunidade que de fato seja boa para você pensando no longo prazo.

2

Meus 2 cents:

Correria 3 dias e 3 noites, sem olhar para tras.

PDV eh um inferno - mesmo pegando um opensource, da um trabalho da porra.

Se o cara ja chamou de "estagiario" esta deixando bem claro o nivel de comprometimento que tem o projeto: quer muito e pagar muito pouco.

Conselho eh uma merda porque a gente nao esta presencialmente para poder ver os detalhes - mas pelo relato fornecido: sai fora !

Eh o tipo de projeto que acabaria servindo de base para um video do deyvin

1

Seria ótimo pra aprender, mas como estagiário. Ja que tu não é sócio, o preju não seria seu. Faz, entrega, e "toma que o filho é teu".

Mas como freela ou pj é furada.

1

Meus 2 cents extendidos:

Uma opcao eh oferecer um produto pronto e trabalhar como integrador (configurar/personalizar para as necessidades que ele precisa):

Exitem outros, este foi so uma sugestao.

Teve uma discussao sobre isso alguns meses passados:

Tambem existe a possibilidade de procurar por sistemas prontos na envato como 'POS' (point of sale) - tem varios e bem baratos, mas sem a integracao fiscal - que eh justamente a parte que mais da dor de cabeca.