Executando verificação de segurança...
1

Cara conheço muita gente que usa programação como meio, normalmente são pessoas que tem uma ideia é querem fazer um MVP pra validar, ou são pessoas que aprendem um pouco de programação para resolver algum problema no trabaho sendo esse ultimo grupo usa muito mais coisas como macros de excel o que não deixa de ser uma programação.

Sinceramente eu fiquei um tempo me posicionando no mercado como um gestor que sabe programar, e assim, nesses casos não acho que cola muito. É muito mais interessante pra quem usa como meio quando quer criar algo.

Num sentido geral acredito que pelo menos ali entre 2007 e 2015 muita gente aprendeu coisas como Ruby on Rails ou Django para criar sua própria startup de sucesso e ganhar milhões ou pelo menos para criar pequenos projetos para ganhar algum dinheiro.

Hoje em dia, conheço algumas pessoas com esse perfil, mas o foco delas é no negócio e não em tecnologia em si, ou seja, aprendeu algum framework e vai suar ele em tudo que for usar, e assim vai para conseguir atingir seus objetivos.

Na nem todo mundo precisa aprender programar pra virar um dev profissional ou um especialista de alguma linguagem ou framework. A pessoa pode simplesmente ser curiosa aprender um pouco e usar pra resolver pequenos problemas. Essas pessoas talvez não consigam criar um sistema limpo ou usando todas as boas práticas do mercado mas, vão resolver o seu problema ou pelo menos alguma parte.

Tudo depende do objetivo da pessoa, se a pessoa quiser hoje aprender um Mern só pra subir uma ideia e fazer tudo que não é recomendado do ponto de vista técnico mas, por no ar e ficar feliz ta tudo bem. Não vai baixar a policia dos dev na casa dele falando que ele não pode fazer isso.

Pra mim aprender programação precisa ser divertido, se o objetivo da pessoa não é ser um programador profissional ta tudo bem.

Carregando publicação patrocinada...