Executando verificação de segurança...
4

Uso da programação no dia a dia

Vejo que muitos estudam para conseguir um trabalho na área de TI como desenvolvedor, o que é totalmente correto. Porém, gostaria de levantar um discussão sobre usar programação como atividade meio, ou seja, não ser um dev profissional que trabalha para uma empresa a menos que seja um sonho(vontade da pessoa), mas, sim usar a programação para solucionar problemas em nosso dia a dia, no escritório, na escola, etc. No meu ponto de vista, ser um dev profissional(que trabalha em um empresa de TI) desenvolvendo aplicações grandes envolve muitas habilidade técnicas e altíssima concorrência, então usar programação como atividade meio pode acabar abrindo muitas portas também.

Carregando publicação patrocinada...
6

Vou contar a minha história

Introdução ao meu trabalho
Trabalho numa empresa de transporte coletivo, usamos o sistema Globus da Praxio, o setor que eu trabalhava é conhecido como plantão, onde atendemos motoristas e ocorrências das ruas, na época de 2017 mais ou menos, o sistema Globus vivia nos deixando na mão, onde frequentemente os motoristas precisavam ligar no plantão para saber a sua escala do dia seguinte, com o sistema fora do ar, cerca de 600 motoristas ligavam pra gente para saber a escala do dia seguinte, isso era intankavel, não conseguiamos preparar a escala do dia seguinte, se não parávamos de atender o telefone o dia inteiro, porém era vez ou outra que isso acontecia, apenas quando havia alguma mudança justamente quando o globus estava fora do ar, fora isso, os motoristas tinham escala fixa e já sabiam o que iriam fazer no dia seguinte.

2018 Greve dos Caminhoneiros
Em 2018 tivemos a greve dos caminhoneiros, que para o meu setor, foi simplesmente o ápice das ligações, não sabíamos quando retornaria a normalidade, não sabíamos como seria a frota do dia seguinte, quantos carros iriam sair em cada linha, nem quantos motoristas precisamos para que a linha rodasse, temos um tipo de escala para os dias úteis, sábados e domingos, então a escala do dia seguinte dependia da demanda de passageiros, e da quantidade de carros abastecidos que tínhamos, e também se a situação do diesel voltaria ao normal nos próximos dias.
A escala que estava no sistema Globus, não deveria ser seguida pois não era o que iria rodar no dia seguinte, não tendo outro local para o motorista consultar a sua escala, a solução era ligar no plantão para saber, porém terminamos as escalas as 23:00 ás vezes até 02:00 da manhã e durante o dia era atendendo ligações e fazendo a escala do dia seguinte, ai te pergunto se no outro dia você vai entrar às 04:00 da manhã, ficar sabendo da sua escala as 02:00 da manhã do mesmo dia é bem complicado né? Trabalhavamos em média com 50% da frota alguns dias 60% - 70% então praticamente metade dos motoristas trabalhavam, e outra metade ficava em casa, e se o motorista fosse trabalhar, ele teria de estar escalado no horário dele, não poderia ser em outra linha, nem em outro horário.

Depois dessa introdução explicarei abaixo como aprendi a programar, motivos, e o que faço com o que sei hoje em dia.

Durante a greve dos caminhoneiros, precisei achar alguma forma dos motoristas conseguirem confirmar a sua escala sem precisar ligar no setor, eu já usava o Google Planilhas, então começamos a liberar as escalas, e folgas no próprio Google Planilhas, porém os motoristas poderiam ver errado, e não tínhamos controle de quem já havia confirmado a escala, nessa época eu já engatinhava com o Google Apps Scripts, mas não tinha conhecimento para fazer nada muito complexo, mas mesmo assim meti as caras e comecei a buscar conhecimento, e ví que dava para puxar dados de uma planilha Google, e servir html em um web app com os dados da planilha, então comecei a desenvolver algo extremamente precário, com 0 de css, aprendendo como integrar o front end com a planilha, e fui melhorando e melhorando, até realmente conseguir fazer algo funcional, onde o colaborador digitava o seu registro em um campo, clicava em pesquisar, e recebia a sua escala ou saberia se estava de folga, e fazia todo o controle pela planilha Google como banco de dados.
Eu tive muita ajuda na comunidade de ajuda do Google, onde usuários postam suas dúvidas, e outros usuários respondem, caso você se mantenha empenhado em ajudar, você começa a fazer parte do programa Google Product Experts, e os experts de lá me ajudaram muito com meus apps, então sempre os admirei, principalmente um usuário chamado Sidney, era os que mais respondia minhas perguntas cabeludas kkkk, hoje em dia faço parte do programa para retribuir o favor e atuo na comunidade como membro diamante, respondendo a dúvidas, principalmente sobre programação e apps scripts.

Peguei muito gosto por programação ví diversos vídeos do Gustavo Guanabara, Filipe Deschamps, entre outros, cheguei a criar outros projetos que usamos na empresa por um bom tempo, havia criado alguns apps para os motoristas consultarem sua escala, encontrar o seu carro no pátio, fazer ordem de serviço do seu carro, saber o dia da revisão do seu carro, fazer apontamento de horas, consultar suas horas se foram lançadas entre muitas outras coisas.

Como uso a programação hoje em dia
Atualmente uso meu conhecimento em programação, para criar pequenas soluções principalmente envolvendo o google planilhas, tínhamos um problema onde o pessoal estava lançando informações duplicadas ou erradas mesmo, através de um formulário Google então criei uma tela antes do formulário que você preenche algumas informações, e por ser uma tela html, posso validar tudo com javascript, e após tudo validado, essa tela abre a tela do formulário criando um link com os campos já preenchido, e com isso resolvi os problemas de formulário errado, nessa tela de validação ao digitar o registro do funcionário a ser lançado, e selecionar a data em questão, o javascript busca na planilha para qual os dados vão, se já não existe aquele registro com aquela data lançada, se houver você terá um aviso.
Precisávamos consultar várias planilhas para poder fazer a escala do dia seguinte, são cerca de 6 planilhas e ver quem são os motoristas que estão com alguma informação na planilha, para resolvermos a vida deles para poder terminar a escala, então criei um web app, que concentra todas essas informações em uma única tela, usando o data table, você pode filtrar o que quiser, e ao selecionar a data da escala que está fazendo, você vai ver um tela única, as informações de todas as planilhas de uma só vez, isso facilita muito além de otimizar o tempo.
Temos um controle de absenteísmo numa planilha Google, que com diversos scripts, valida datas, preenche nomes automaticamente de acordo com o registro, libera os condutores para os dias necessários, é uma planilha bem travada que dificulta muuuuito ter algum tipo de informação errada, e sempre que acho algo que posso melhorar, eu ponho em prática.
Tenho planilhas com alertas integradas aos chatbots do google chat do gmail, exemplo ao modificar cartões no trello, recebemos notificações no chat, assim toda a equipe fica sabendo o que foi ajustado no trello, você pode configurar isso em qualquer planilha, imagine uma planilha de gasto que ao bater um numero, você receba um e-mail, um chat, ou até um whatsapp avisando que você gastou demais ? bacana né ?

Com o Google apps scripts, você poderia criar um formulário, e quando a planilha receber esse formulário, ela crie um evento na sua agenda, te envie um e-mail avisando que o evento foi criado, ter avise dias antes sobre o evento, você criar um botão em uma planilha que envie um e-mail com 1 único clique, esse e-mail pode conter anexos pdf entre outros, em fim, com o Google Apps Scripts, o céu é o limite

1

Cara, muito massa essa história. Que outras pessoas possam ter conhecimento disso aqui e se motivar a aplicar seu conhecimentos em problemas assim também.

1

Obrigado, você abrindo a mente com o conhecimento em programação dá para fazer diversas coisasa, até joguinhos já fiz pra minha filha, já tive muita vontade de trabalhar na área, mas também gosto bastante da área de transporte, mas basicamente estou feliz com o que faço, ainda mais podendo usar programação no meu dia a dia para resolver esses tipos de coisas

1

Cara conheço muita gente que usa programação como meio, normalmente são pessoas que tem uma ideia é querem fazer um MVP pra validar, ou são pessoas que aprendem um pouco de programação para resolver algum problema no trabaho sendo esse ultimo grupo usa muito mais coisas como macros de excel o que não deixa de ser uma programação.

Sinceramente eu fiquei um tempo me posicionando no mercado como um gestor que sabe programar, e assim, nesses casos não acho que cola muito. É muito mais interessante pra quem usa como meio quando quer criar algo.

Num sentido geral acredito que pelo menos ali entre 2007 e 2015 muita gente aprendeu coisas como Ruby on Rails ou Django para criar sua própria startup de sucesso e ganhar milhões ou pelo menos para criar pequenos projetos para ganhar algum dinheiro.

Hoje em dia, conheço algumas pessoas com esse perfil, mas o foco delas é no negócio e não em tecnologia em si, ou seja, aprendeu algum framework e vai suar ele em tudo que for usar, e assim vai para conseguir atingir seus objetivos.

Na nem todo mundo precisa aprender programar pra virar um dev profissional ou um especialista de alguma linguagem ou framework. A pessoa pode simplesmente ser curiosa aprender um pouco e usar pra resolver pequenos problemas. Essas pessoas talvez não consigam criar um sistema limpo ou usando todas as boas práticas do mercado mas, vão resolver o seu problema ou pelo menos alguma parte.

Tudo depende do objetivo da pessoa, se a pessoa quiser hoje aprender um Mern só pra subir uma ideia e fazer tudo que não é recomendado do ponto de vista técnico mas, por no ar e ficar feliz ta tudo bem. Não vai baixar a policia dos dev na casa dele falando que ele não pode fazer isso.

Pra mim aprender programação precisa ser divertido, se o objetivo da pessoa não é ser um programador profissional ta tudo bem.