[Desafio] - 30 dias estudando Bevy Engine para desenvolvimento de jogos.
Olá, estamos no início de um novo ano, e com ele vêm novos horizontes, desafios empolgantes e a vontade de explorar novas possibilidades.
Neste ano, meu estou focado em entrar no mundo do desenvolvimento de jogos. É uma paixão antiga que decidi priorizar e me dedicar mais profundamente. Porém, enquanto muitos pensam em aprender a utilizar engines como Unity, Unreal ou Godot para desenvolver seus jogos - e confesso que tenho um carinho especial pela Godot - decidi iniciar minha jornada com uma abordagem um tanto diferente: a Bevy Engine.
Descobrindo a Bevy Engine
Imagine uma engine leve, com várias funcionalidades e nascida da linguagem Rust. A Bevy não apenas se alinha com meus objetivos, mas também se destaca ao adotar o sistema de Entity Component System (ECS). Para quem não conhece, este é um paradigma no desenvolvimento de jogos que organiza os dados de uma forma diferente do que usando Orientação a Objeto por exemplo.
A Escolha da Bevy: Além do Convencional
Você pode se perguntar: por que não escolher uma engine mais estabelecida? A resposta é multifacetada. Rust é a linguagem que desejo aprimorar este ano. Embora C++ (Unreal), C# (Unity), e GDScript (Godot) sejam excelentes opções, meu foco inicial está firmemente no universo Rust.
Além disso, tenho uma inclinação por ferramentas de código aberto. A Bevy encapsula essa filosofia, e a ideia de contribuir para um ecossistema ainda em crescimento é algo que me chama muito a atenção. Sim, o ambiente de jogos em Rust ainda é embrionário, mas vejo isso como uma oportunidade, não uma limitação.
Compromisso e Accountability
E como vou documentar esta jornada? Bem, anteriormente mantive os avanços semanais aqui na comunidade falando do meu uso do editor Helix? Este ano, planejo divulgar meus avanços através de vídeos curtos no meu canal no YouTube e no meu canal do discord, capturando momentos de progresso e aprendizado. E, para os interessados em acompanhar, convido a todos para se juntarem a essa jornada comigo.
Além disso no final dos 30 dias vou postar aqui um resumo de como foi esse período.
Por fim, este ano pra mim promete ser muito diferente de anos anteriores. Estou ansioso para compartilhar cada vitória, desafio e aprendizado enquanto transito de um desenvolvedor web para criador de jogos. Nos vemos em breve nesta jornada!