CUIDADO COM MENTORIAS QUE PROMETEM VAGAS NA GRINGA
Atualmente existe um número gigantesco de devs que estão sedentos por ganhar dinheiro. Não que seja errado, mas essa sede pode cegar e fazer com que alguns caiam em armadilhas de charlatões.
Tenho visto todos os dias diversos anúncios de MENTORIAS PARA TRABALHAR NA GRINGA sendo vendidas como algo que vai fazer qualquer dev conquistar uma vaga na gringa ganhando salários de 30k a (acredite se quiser) 100k de reais por mês. Não que seja IMPOSSÍVEL, mas não é (nem de longe) para a maioria dos devs. E explico: a maioria dos devs não tem nível técnico para atuar no mercado de trabalho. SIM! Temos uma cambada de "fazedor" de CRUD criados pelos cursinhos de pandemia que agora acham que merecem ganhar um salário alto simplesmente porque possuem alguns anos de experiências ou porque atuaram em um bancão por uma consultoria XPTO.
Um outro ponto a ser considerado é que além do nível dos devs não existe fórmula mágica pra trabalhar na gringa. Não tem ninguém que desbravou o caminho das pedras. O processo é simples:entrevista com RH > parte técnica (entrevista/desafio) > proposta! Não vai ter algo mirabolante que vão te passar numa mentoria pra gringa que vai sair disso aí. Para desafios técnicos a primeira coisa é "você tem que ser bom tecnicamente". Pronto e acabou. Se não for bom, não passa. Você tem que ser bom pro seu nível. Pode ter uma etapa só de conversa técnica e você precisa ser bom pra explicar suas resposta. Tem alguma diferença que tem aqui no Brasil? Não né!? Pois é... se o desafio for um live coding ou qualquer leet code da vida, você precisa tirar um tempo pra resolver aquele tipo de exercício e em algum momento vai ter a confiança certa pra encarar um desafio técnico como esse. A diferença de tudo isso é que vão ser etapas que você precisar falar inglês. Se não sabe inglês, que caraios tu tá querendo em mentoria de vaga gringa!?
Um outro ponto a ser considerado é: as empresas gringas ficaram espertas! Atualmente você pode observar que 80%, pelo menos, das vagas gringas ofertadas pra devs latino americanos vem de consultorias especializadas na contratação de devs aqui na America Latina, e isso ocasiona um downgrade no salário ofertado. O que tenho visto de valores praticados é algo em torno de 3.5k a 4.5k de dólares para vagas de nível SENIOR. Existem os 20% que são outras empresas contratando dev por aqui que pagam acima disso, é claro. Mas também são bem mais exigentes e não estão procurando um dev pé de chinelo que faz CRUD em Node.js, não entende de SOLID, DDD, Clean Architecture, Hexagonal Architecture, CQRS, Event Sourcing, Kafka, Docker, Kubernetes, Cloud... Sim! Um dev senior deveria saber isso para conseguir trampar em empresas grandes porque é isso que elas usam. Cagação de regra? Pode ser. Mas na descrição das vagas tem não só isso, mas ainda tem uma outra caçambada de requisitos de ferramental de DevOps e etc. "AH MAS NO MEU TRAMPO A GENTE USA DOCKER E AWS", falou o dev senior que não sabe criar um Dockerfile sem consultar o ChatGPT e não lembra os quatro pilares da programação orientada a objetos (mas no CV do lindão tá lá que entende muito bem de POO e SOLID).
Parando de criticar os devs de cursinho de 6 meses que estão no BR sem conseguir crescer na carreira e que acham que vão ganhar dinheiro indo trampar na gringa e "tentando" focar nas mentorias que prometem rios de dinheiro, é preciso ter muito cuidado para entender que existem mentorias que valem a pena mas existem as que nem deveriam ser consideradas. É possível perceber se algo vale a pena ou não baseado no expert que tá dando a mentoria. De onde esse maluco veio? Onde ele já trabalhou? O que ele já construiu? Qual o background dele? Agora se o "gringo mockado" simplesmente conseguiu uma vaga na gringa numa empresa X, isso não torna ele especialista em carreiras e muito menos em carreira internacional.
Quer vaga na gringa? Então segue os passos:
-
TE PREPARA NEGÃO: garante que você tem realmente o nível técnica e de inglês necessário para encarar essa empreitada. Como cê faz isso?
- Tudo que você coloca no seu perfil do LinkedIn você realmente sabe? Colocou Docker, Kubernetes, RabbitMQ, trocentas linguagens... você realmente sabe? Se você não tem confiança nisso, para um tempo e foca em estudar e melhorar as tuas skills.
- Entrevista na gringa rola muito live coding e até testes em plataformas como hacker rank e leet code, então como a gente não fica implementando árvore binária todo santo dia, procura treinar esse tipo de resolução de problema nessas plataformas (já que 99% dos devs nem se tocou que isso seria importante quando fez faculdade e depois ficam reclamando de dificuldade de aprender a programar mas só não tem raciocínio lógico apurado).
- Consome conteúdo técnico em inglês em blogs, youtube e até cursos. Às vezes a gente entendeu e sabe como usar, mas não temos o costume de explicar nem em português quanto mais em inglês e na hora da explicação acaba que a galera fica gaguejando parecendo um motor de chevete.
-
QUER APLICAR PRA VAGA?
- Ajusta teu LinkedIn criando perfil em inglês, colocando os cargos específicos que gostaria de ser encontrado quando algum recrutador procurar e quando falo de ajustar o LinkedIn não é pra tu entupir tua headline de tecnologia, abirobado. É só pra deixar tipo: Senior Software Engineer | Backend | C# | .NET | AWS. É o essencial. O resto das tecnologias tu joga nas skills de cada experiência.
- Faz um CV com formato estrangeiro. Joga no google que tu acha um monte, mas a minha sugestão é usar esse site aqui: https://resume.io/. Eu usei e deu certo desde sempre. É pago, mas pra ganhar dinheiro tem que gastar dinheiro.
- Não fica só esperando recrutador te chamar, faz teu corre. Esses sites são de algumas empresas e plataforma que contratam devs br:
- Nearsure - https://nearsure.com/en/careers/job-opportunities/
- Jobsity - https://careers.jobsity.com/
- Strider - https://www.onstrider.com/jobs
- Vanhack - https://vanhack.com/jobs
- Clevertech - https://clevertech.biz/jobs
- Arc Dev - https://arc.dev/dashboard/d/full-time-jobs/browse
- Insquad - https://dev.insquad.com/#vacancy
- Turing - https://www.turing.com/jobs
- Revelo - https://www.revelo.com.br/
- RemoteOK - https://remoteok.com/
- Wellfound - https://wellfound.com/
- Remotely - https://tryremotely.com/
- Toptal - https://www.toptal.com/
- Nodesk - https://nodesk.co/
- Proxify - https://proxify.io/
- Scalable Path - https://www.scalablepath.com/for-freelancers
- Vigil - https://vigil.global/careers/#recruiting
- Webcreek - https://careers.webcreek.com/
- Zipdev - https://zipdev.com/careers/
- Otta - https://otta.com
- Landing Jobs - https://landing.jobs/jobs
- Dev Pro - https://career.dev.pro/
- EPAM Anywhere - https://anywhere.epam.com/en/jobs
-
CONSEGUIU ENTREVISTA? MASSA DEMAIS! Então diria para fazer o seguinte:
- Agenda a entrevista para encaixar uma call com um professor de inglês gringo antes da entrevista (sempre que puder). Isso é bom pra desenrolar e destravar teu cérebro. A gente não pensa o tempo todo em inglês, então fazendo isso na hora da entrevista teu cérebro tá mais relaxado e tu tá mais confiante. Minha dica é ir numa plataforma que oferece aulas de ingles online e procurar um professor. Eu usei o iTalki, mas fica a vontade pra pesquisar a que for melhora pra ti.
- Pesquisa bem sobre a empresa, os clientes que eles atendem (se for consultoria) ou então sobre o produto da empresa que tu vai fazer entrevista. Isso faz toda diferença pros gringos.
- Se for entrevista técnica, sem treta. É a mesma coisa de uma entrevista em português. Então o máximo que você deve fazer é estar habituado a pensar e explicar as coisas em inglês, mesmo que você já saiba seria interessante pegar artigos e ver vídeos no youtube não pra aprender sobre o assunto específico mas para entender a melhor forma de explicar aquilo em inglês, com os exemplos que eles usam... isso realmente me ajudou muito.
Para as considerações finais depois das reclamações, desabafos e alguns poucos conselhos, gostaria de dizer que o Brasil ainda possui boas empresas para se trabalhar mas as pessoas ficam ludibriadas com dinheiro. Conheci um mano que era pleno aqui e ganhava 7.5k CLT, daí foi pra uma firma gringa e passou a pegar 25k por mês. Isso é sensacional né? Mas 8 meses depois a empresa perdeu o contrato com o cliente que ele tava alocado e ele foi demitido. Para piorar ele já estava acostumado a ganhar 22k e não conseguiu se realocar na gringa e nem no BR porque não tinha nível técnico. O conselhor é o de sempre: NÃO PULE ETAPAS! SE VOCÊ SUBIR RAPIDO DEMAIS A QUEDA VAI SER MAIOR, ENTÃO GARANTA QUE VOCÊ TEM FERRAMENTAS PARA SE SEGURAR DURANTE A QUEDA (porque pode ser que você caia, se se cair você tá preparado?).
Então é isso... não gastem 5k de lulas pra entrar em metoria de zé ruela que fez duas telas em react e se acha o frontendo kkkkk bebam água, tomem banho, se preocupem em evoluir tecnicamente que o resto acontece naturalmente...