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Interessante essa abordagem mas fico pensando se não poderia causar transtornos.
ex: imagine o caso de algum sistema corporativo ou de vendas. O operador clica em uma função e já recebe o feedback positivo.
Então faz alguma tarefa que depende desse feedback pra logo em seguida a ui atualiza revertendo a atualização.
E se a segunda ação, aquela que dependia da primeira, não puder ser revertida?

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Como tudo na vida não existe bala de prata antes de usar essa abordagem, você deve se perguntar qual o impacto de passar um feedback falso para o usuário.

Esse "hack" não deve ser usado em meios de pagamentos ou funcionalidades CORE.

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O que devemos levar em conta que essa "atualização otimista", é uma pequena trapaça, e precisamos analisar quais funções podem receber esse tipo de abordagem.

Como foi usado no exemplo do amigo o botão "curtir", podemos crer que essa atualização se encaixa em funções com esse nível, e evitar usar em funções que fazem parte de uma cadeia.

Essa função precisa ser usada em lugares onde as respostas da API são previsíveis.

O fato é que uma API deve retornar uma resposta bem-sucedida 99% das vezes. No exemplo do botão “Curtir”, a API só deve retornar erro quando houver algum problema na rede ou no servidor.