Executando verificação de segurança...
2

já ouviu falar de PWA (Progressive Web App)? com service workers, pode-se aplicar conceitos de mobile first e offline first.

vale a pena dar una olhada, pois isso viabiliza o que vc está pensando, alén de centralizar uma mesma base de código. o resto é ajustar o css para os motores web.

para saber monetizar, primeiro temos de saber qual o público-alvo e qual o problema que vc deseja resolver.

considerando uma página estática que vai realizar operações em PDFs e arquivos no lado do navegador, eu criaria um teste A/B/C para descobrir qual a melhor alternativa de precificação. um teste A gratuito, um teste B com anúncios, um teste C com plano pago, com diferentes tiers. vc deixa o site público com anúncios, e vc poderia coletar emails para o plano gratuito com 1 anúncio por dia. no plano pago, seria necessário um backend.

recomendo a ti utilizar sveltekit (fullstack), pois ele lhe permite escolher entre SPA, MPA, ou SSR e SSG. durante algumas semanas, vc cria apenas arquivos estáticos. depois, conforme surgem listas de interesse de email para o plano pago, vc começa a trabalhar fullstack.
prototipar e errar o mais rápido possível é teu objetivo?

sveltekit lhe favorece em diferentes aspectos, como poder instalar libs javascript vanilla sem se preocupar muito com compatibilidades. além disso, vc pode programar em puro js, js docs, ou typescript. ele já utiliza vite.

talvez uma vps de 2 núcleos seja o suficiente para ti quando vc for operar fullstack. eu n me preocuparia com um backend dedicado para isso.

vercel-like web services não são baratos. vc conhece buckets? vc poderia colocar os arquivos estáticos em um bucket e expô-lo ao público, passando um domímio que aponte a ele.

o primeiro caminho para monetizar ainda é pensar nas tecnologias.

é válido ter um PWA que é instalável como um aplicativo, sem Google Play (porém pode colocá-lo lá), com serviços de background, cache local, usufruindo dos recursos locais do cliente. basta configurar o service worker e o manifest. além disso, há algumas APIs do browser que vc pode utilizar. por exemplo, para um serviço IMG 2 PDF, vc pode promover que o usuário fotografe um documento físico e o transforme em documento digital.

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara, que resposta incrível, genial essa sugestão de casos para um teste A/B/C. Ainda estou aprendo sobre pwas, já fiz alguns apenas para aprendizado com Vue e Nuxt e recentimente comecei estudar Svelte porque achei muito interessante não possuir um DOM virtual e ser bem mais leve.

Gostaria de tirar mais um dúvida, vi em algum lugar, não sei se é verdade, que é difícil ser aprovado no Google Adsense sites que não possuem conteúdo, como no caso, apenas sites em formato de aplicação, sem postagem, saberia me dizer se procede?

2

para o Google AdSense, como nunca o utilizei, não saberei responder.

que tal criar uma alternativa? vc pode criar anúncios fake para incentivar as pessoas a criarem uma conta com email. facilite isso com um login por gmail ou fb.
é também viável subscrever o sveltekit à firebase (ou tb a firestore) para adicionar img, text e link de redirecionamento para link de afiliados HotMart-like ou Amazon-like, e também para que o sveltekit escute às mudanças in real time. toda vez que vc fizer uma nova atualização de anúncios na firebase, o frontend vai escutar e lançar a nova versão de anúncios. o sveltekit pode cachear isso in-memory em tempo de execução, sem redis.
dessa forma, somente o sveltekit faz 1 req ao firebase (constraint limitadora) e faz múltiplas responses (se vc estiver em ambiente serverful ou serverless) só consumindo do cache.

vc havia perguntado sobre monetização, e a solução alternativa acima também é válida, pois link de afiliado deve prover maior retorno do que Google AdSense, porém vc não saberá qual é o melhor anúncio que vai melhor converter.
claro, já devemos estar pensando em verificar metadados do PDF/img e fazer inferência do lado do cliente: com base nesses metadados, qual o melhor anúncio nesta lista cacheada oriunda do sveltekit eu posso apresentar ao usuário final? tudo em background service pelo service worker, com processamento client-side, sem enviar os dados do arquivo da pessoa para um backend.

vc já mencionou q vai ser estático, msm assim reitero: n sugiro vc lidar com dados processados em backend agora, além de emails, username e passwd.

client-side-first é favorável.

1

Que ideia incrível, abriu minha mente para um mar de possibilidades, vou estudar mais afundo tudo isso que você explicou, muitas coisas que você disse são conceitos novos para mim e irei olhar como mais atenção para tentar fazer um mvp.

1

se possível, poderíamos conversar sobre isso. estive querendo fazer uma solução como essa.
talvez consigamos colaborar.
tens linkedin?

1
1
1

cara que surpreendente, conversa de altíssimo nível do nada hahaha Se vcs quiserem uma forca eu aceito contribuir tbm so pra aprender com vcs kkkk