já ouviu falar de PWA (Progressive Web App)? com service workers, pode-se aplicar conceitos de mobile first e offline first.
vale a pena dar una olhada, pois isso viabiliza o que vc está pensando, alén de centralizar uma mesma base de código. o resto é ajustar o css para os motores web.
para saber monetizar, primeiro temos de saber qual o público-alvo e qual o problema que vc deseja resolver.
considerando uma página estática que vai realizar operações em PDFs e arquivos no lado do navegador, eu criaria um teste A/B/C para descobrir qual a melhor alternativa de precificação. um teste A gratuito, um teste B com anúncios, um teste C com plano pago, com diferentes tiers. vc deixa o site público com anúncios, e vc poderia coletar emails para o plano gratuito com 1 anúncio por dia. no plano pago, seria necessário um backend.
recomendo a ti utilizar sveltekit (fullstack), pois ele lhe permite escolher entre SPA, MPA, ou SSR e SSG. durante algumas semanas, vc cria apenas arquivos estáticos. depois, conforme surgem listas de interesse de email para o plano pago, vc começa a trabalhar fullstack.
prototipar e errar o mais rápido possível é teu objetivo?
sveltekit lhe favorece em diferentes aspectos, como poder instalar libs javascript vanilla sem se preocupar muito com compatibilidades. além disso, vc pode programar em puro js, js docs, ou typescript. ele já utiliza vite.
talvez uma vps de 2 núcleos seja o suficiente para ti quando vc for operar fullstack. eu n me preocuparia com um backend dedicado para isso.
vercel-like web services não são baratos. vc conhece buckets? vc poderia colocar os arquivos estáticos em um bucket e expô-lo ao público, passando um domímio que aponte a ele.
o primeiro caminho para monetizar ainda é pensar nas tecnologias.
é válido ter um PWA que é instalável como um aplicativo, sem Google Play (porém pode colocá-lo lá), com serviços de background, cache local, usufruindo dos recursos locais do cliente. basta configurar o service worker e o manifest. além disso, há algumas APIs do browser que vc pode utilizar. por exemplo, para um serviço IMG 2 PDF, vc pode promover que o usuário fotografe um documento físico e o transforme em documento digital.