bom dia, sr
recentemente, eu havia recebido um post duma rede social em que uma pessoa afirmava: "olhem só o que esta inteligência artificial consegue fazer; eu coloco o link de um vídeo e ela baixa para mim; eu posso até baixar músicas com ela".
era uma simples ferramenta que baixa o vídeo de youtube e redes sociais. ela disse quera inteligência artificial.
havia mais de 300 mil likes
não vou compartilhar o link do vídeo por ética, porém 300 mil likes é provavelmente uma amostra considerável da população para dizer que há muitos brasileiros não conhecem o que é IA. é só matemática aplicada. em alguns livros mais avançados no meio acadêmico, há alguns conceitos interessantes que respaldam parcialmente a pessoas como essa influenciadora e aos que lhe compactuem.
como o colega disse, dá para aumentar o marketcap só de dizer que se usa IA. alguns podem até confundir e pensar que IA é só aquele que for generativo.
na verdade, muita gente deveria até tentar utilizar o k-means ou dbscan no trabalho junto ao setor de marketing/comercial só para fazer um teste, o que pode ajudar a segmentar os clientes de uma forma nunca antes vista, e ainda ousar falar que "utilizei IA e o marketing está tendo uma conversão superior a 15%, chefe". duvido nada. tudo lhes impressiona.
ante o exposto, é imperativo trazer educação tecnológica às escolas públicas. se pelo menos 1 escola tiver isso, 1 criança fala para dois pais, para dois primos, para os avós,e depois para os filhos quando adulto; tudo começa é na escola. talvez seja questão de senso crítico, algo que não foi trabalhado verdadeiramente na escola.