Executando verificação de segurança...
4

Por que você desenvolvedor deveria aprender a utilizar o Figma

O Figma é uma plataforma colaborativa gratuita focada em edição gráfica baseada em vetor para prototipagem de projetos que nescessitam ter um design.

E não é de hoje que o Figma vem se tornando cada vez mais importante para o mercado, o que comprova isso foi a compra do Figma por parte da Adobe, em uma transação que movimentou US$20 bilhões.

Visualize suas ideias

Com todo esse poder você consegue "colocar as suas ideias no papel" e ter uma visão muito mais ampla do problema que você precisa resolver. Ou melhor, se você trabalha como freelancer, com o Figma você consegue elaborar melhor a ideia do seu cliente, aumentado até mesmo as chances de você fechar o contrato, afinal, você estará mostrando a forma que a ideia do seu cliente irá tomar.

Protótipo no Figma

Um exemplo de um trabalho que realizei

Sou Backend, o que tenho a ver com o Figma?

Um dos trabalhos mais maçantes é definir / desenvolver as regras de negócios do projeto.

Com a UI definida (ou pelo menos com uma visualização prévia), esta etapa torna-se muito mais fácil, uma vez que os caminhos estarão definidos através dos protótipos.

Fluxos

Diferencial para o mercado

Sem sombra de dúvidas, entender do Figma, pode ser um belo diferencial, bem como conceitos básicos sobre UI & UX para você dev Frontend, uma vez que a grande maioria das empresas utilizam da ferramenta para organizar seus produtos. Mas é claro que você não precisa saber projetar grandes designs no Figma, mas pelo menos saber saber extrair as informações e transformá-los em código, te dará boas vantagens no mercado.


Mas e ai, o que achou do post?
Vamos aprender Figma?

Carregando publicação patrocinada...
2
1
1
2
1

O Figma é excelente! Pena que foi adquirido pela Adobe, que tem a má fama de matar tudo que compra. Eu usei a ferramenta um tempo e achei fantastica, mas acredito que o melhor seria ter uma opção open source de codigo aberto, conhece alguma promissora?

2

Cara, com isso eu ainda vejo com bons olhos. Acredito que o próprio mercado não irá deixar o Figma morrer. Assim como o Photoshop, acho que o Figma se tornará eterno hahaha, não sei talvez eu seja otimista hahaha

1

Eu tambem desejo isso! Mas tiro de experiencia a historia que tive com o fireworks e outros softwares adquiridos pelo Adobe, infelismente não costuma dar nada que preste.

1

Uma coisa que eu sinto falta como desenvolvedor da engine Godot, é uma ferramenta de mercado que permita fazer a parte da UI sem precisar codar literalmente tudo... Eu sei que é meio preguiça da minha parte não aprender Framework como Next, mas sei lá, se eu pudesse usar o Figma (Ou algum outro desses desingers interativos como o Godot) diretamente no projeto ia ser incrível...

2

Tem a possibilidade de estar criando a UI no Figma e apartir dele você usa a AWS Amplify. Esta ferramenta da AWS transforma o teu Figma em código na framework que você trabalha.

1
1

Na minha humilde opinião todo dev front-end deve saber criar a partir do protótipo do figma, a grande questão é se vale o tempo para estudar a ferramenta caso esse dev esteja trabalhando com CLT e não tenha pretenção de ser freelancer, a outra é o nível desse mesmo dev, pois caso ele seja júnior vale mais investir o tempo evoluindo suas técnicas e/ou aprendendo algo novo que pode ajudá-lo no seu dia. Mas certamente vale o investimento caso tenha um desejo mais universal como agregar os conhecimentos UI/UX.

1