Olá, Nynosamou! Também sou desenvolvedor e estou há 2 anos trabalhando no mercado. Nesse tempo, já vi os dois lados da moeda, fazer parte de um projeto que já tinha muito código desenvolvido, arquitetura e padrões bem definidos e outro que desenvolvi boa parte do código e passava pela mesma situação que você descreveu.
É importante entender que com menos experiência, é comum escrever códigos menos elegantes e que são sim menos efetivos. Eu, por exemplo, olho códigos meus de meses atrás e percebo diversas oportunidades de melhoria e coisas que eu faria diferente. Sou uma pessoa que quando trabalha em um projeto com padrões bem definidos pergunto muito e busco entender, mas nem todas as pessoas que encontramos na equipe são assim e muitas vezes isso pode ser difícil de lidar.
Mas respondendo sua pergunta, conversei com um Dev bem mais experiente que eu (que também é professor) quando estava passando pelo mesmo que você e algo que ele me disse me ajudou extremamente: sempre que for dar uma sugestão, justifique da forma mais simples e clara o motivo daquilo (como se fosse explicando para você mesmo quando tinha menos conhecimento, como você gostaria que te explicassem) e busque ensinar, além de só mostrar o caminho, porque isso vai fazer com que esse problema de inconsistência diminua cada vez mais e as sugestões passem a ser cada vez menos necessárias.
Então, se você não conseguir justificar com motivos plausíveis, pode ser que você esteja sendo implicante. Mas se você puder agregar para o outro desenvolvedor e ajudá-lo a entender o porquê de tal mudança, mesmo que sejam muitos pontos de sugestão, você está sendo perfeitamente sensato e ainda mais: ajudando com o crescimento profissional de alguém. Cresci muito e sou muito grato a Devs que já fizeram isso comigo.
Espero ter ajudado! :)