Executando verificação de segurança...
6

Ruído Branco: melhorando sua concentração

Sabemos que estudar ou se concentrar não é uma tarefa fácil, especialmente quando há diversas distrações ao nosso redor. Uma das coisas que mais nos distraem são os distúrbios sonoros, que fazem com que percamos nossa concentração e, na maioria das vezes, nossa linha de raciocínio.

Ter um local quieto sem dúvidas ajuda muito, mas e quando não conseguimos obter esse silêncio, seja por causa do barulho do vizinho, veículos passando, ambiente corporativo ou cachorro latindo?

A solução é apelar para o ruído branco. Ele pode ser quase qualquer coisa, dependendo muito da pessoa e de como ela se adapta. No meu caso, quando estou estudando, o som que mais me agrada é o chiado de TV. No começo parece um pouco incômodo, mas depois de um tempo, isso se torna o seu novo silêncio.

O silêncio é a ausência de barulho, mas um som constante que abafa os outros pode ser considerado um "silêncio" e é isso que nos faz se concentrar.

Carregando publicação patrocinada...
4

Quando necessário, em Linux há esta aplicação na linha de comando, enviando o processo para segundo plano com &.

aplay -c 2 -r 96000 -t raw -f S16_LE /dev/urandom &

sendo que

-c 2        : Dois canais de áudio (estéreo);
-r 96000    : Taxa [1] de amostragem por canal, praticamente cobre o espectro audível por humanos;
-t raw      : Tipo de dado, no caso, cru, sem header;
-f S16_LE   : Formato das amostras, no caso, inteiro 16bits Little Endian;
/dev/urandom: Dispositivo que provê as amostras aleatórias [2];
&           : Envia o processo para segundo plano. Para retomá-lo, use o comando fg no mesmo terminal. 

Com esta configuração, o som produzido se assemelha ao de uma chuva forte caindo em um telhado. Dependendo das configurações, o processo utiliza muito pouco dos recursos do sistema, menos de 1%.

[1] Caso um valor menor seja utilizado, é possível obter um ruído para uma banda menor de frequências.

[2] Considera-se que o dispositivo /dev/urandom produz amostras com distribuição uniforme, assemelhando-se à distribuição probabilística associada ao ruído branco, uma das "cores" associadas a ruídos.


Obs: Se os ruídos externos têm intensidade de volume muito alto, abafá-los com excesso de volume do áudio de outro ruído pode trazer danos para o sistema auditivo.

Fonte: https://www.bootshearingcare.com/hearing-lifestyle/effects-of-white-noise-on-hearing

3
0
2
0
1

Eu gosto de usar ruído branco para dormir, nunca tentei para estudar. Estudo e trabalho usando Jazz ou Hip Hop lofi, sinto que consigo mater o ritmo da produtividade. Além disso, estou colocando o Ar condicionado um pouco mais frio, sinto que também ajuda na concentração.

1
1

De fone eu não tenho muita propriedade para falar não, os que tenho é um Astro 10 e um edifier tsw w110t, são bons.

ASTRO A10: na época paguei 180 agora subiu de preço então talvez tenha opções melhores, o uníco ponto negativo que encontrei foi o peso e o acolchoado em cima da cabeça que com o tempo começa a doer tirando isso é um execelente fone.

EDIFIER: Não tenho do que reclamar, até agora dura em torno de 5 horas de musica direto, ouço musica quase a semana inteira até ter que carregar a case.