“Linguagem é só ferramenta”. Frase que mudou meu jeito de pensar sobre programação. (Para iniciantes na área)
Uma vez, numa aula do meu curso técnico de informática, tive a oportunidade de ouvir uma das frases que mais ficou impregnada na minha cabeça durante minha trajetória com programação: “Linguagem é só ferramenta”.
A ideia por trás daquilo que meu professor quis dizer é que não devemos ficar pirados na escolha de uma linguagem para aprender no início, mas sim nos conceitos. Isso é uma coisa que eu levo para a vida. Não adianta eu querer criar uma API sem entender antes o que é o HTTP e como é o seu funcionamento. Se eu não o conheço, a construção de uma API será muito mais complicada para mim, independente da linguagem que eu estiver utilizando.
Quando comecei a aprender programação, abri um tutorial sobre C no YouTube e fiquei assistindo. Não entendi nada do que o rapaz estava falando, isso porque eu não sabia o que era entrada e saída de dados ou variável, por exemplo. O meu despreparo me fez desistir de aprender programação por um tempo, já que eu não sabia o mínimo de lógica de programação e nem sabia que eu deveria saber lógica de programação para começar.
Por isso, o afobamento de querer aprender uma linguagem primeiro é inútil e pode te fazer perder tempo.
A minha dica neste post é:
Estude lógica de programação primeiro antes de começar a aprender alguma tecnologia. Ou melhor: Estude lógica de programação com uma tecnologia. Procure um curso bom que te ensine os dois e comece a sua jornada. Um ótimo, caso seu objetivo é aprender Python, é o do canal do Gustavo Guanabara. Aqui está o link: https://youtube.com/playlist?list=PLHz_AreHm4dlKP6QQCekuIPky1CiwmdI6
Além disso, pense com bastante RACIONALIDADE sobre qual será a sua linguagem de programação a ser aprendida. Cada linguagem possui um objetivo no mercado. O Python, por exemplo, é mais utilizado no desenvolvimento de projetos de Machine Learning e Inteligência Artificial. PHP é uma linguagem para desenvolvimento de projetos WEB. Javascript foi inicialmente utilizada para trazer dinamismo aos sites e hoje em dia é mais usado no desenvolvimento de APIs (com Node.js e Express) e aplicações Front-end, podendo ser a linguagem de todo um projeto web. Ou seja, estude qual o seu objetivo na área (incluindo o mercado) e foque na linguagem que te traga mais benefício.
Se você se perder, saiba que existe uma comunidade enorme que pode te ajudar a se reencontrar. Um dos exemplos disso é o site http://roadmap.sh/ que te fornece um vasto repositório com caminhos que você pode seguir para as tecnologias que desejar.
Obrigado por ter lido até aqui! Espero que este conteúdo tenha te gerado algum valor.