Executando verificação de segurança...
3

CakePHP - Um framework pouco citado, mas bastante poderoso

Devo confessar que o CakePHP, aliado ao Bootstrap, são meus frameworks "xodós". Normalmente só vejo o pessoal falar de Laravel, das facilidades e documentações.

Numa opinião pessoal, acredito que "a pouca visibilidade" e "falta de citações" do CakePHP se deve às poucas publicações, cursos ou vídeos em nossa lingua. Porque falo isso? Pelo fato de ter contato com algumas pessoas, e me dizem que querem algumas coisas mão na massa; de ter um guia; um passo-a-passo.

Ao pesquisar conteúdos de CakePHP em português, são poucos artigos sólidos e proveitosos, muitas vezes é melhor ir direto a documentação, o Cookbook, normalmente esta tem sido minha sugestão.

Sobre o CakePHP

O CakePHP é um framework de desenvolvimento web, no momento de escrita dessa matéria, ele se encontra na versão 4.4.11, e já funciona com o PHP 8 (mas dá suporte mínimo a versão 7.4).

Ele é rápido de produzir e fácil de instalar. Seus requisitos mínimos são um servidor web (ou seja, podendo ser executado em: Apache; Nginx; LightHTTPD; ou Microsoft IIS.) e uma cópia do CakePHP, só isso!

Em sua página inicial, e numa tradução pessoal, ele se descreve como "A receita do sucesso. Onde você Prototipa e valida rápido, e cresce sólido", achei um bom trocadilho, bem válido (kkkk).

A recipe to succeed. Prototype faster, Validate faster, Grow consistently

Ainda na página principal, eles citam os elementos que o tornam uma boa opção:

  • Build Quickly: Use code generation and scaffolding features to rapidly build prototypes.
  • No Configuration: No complicated XML or YAML files. Just setup your database and you're ready to bake.
  • Friendly License: CakePHP is licensed under the MIT license which makes it perfect for use in Commercial applications.
  • Batteries Included: The things you need are built-in. Translations, database access, caching, validation, authentication, and much more are all built into one of the original PHP MVC frameworks.
  • Clean MVC Conventions: Instead of having to plan where things go, CakePHP comes with a set of conventions to guide you in developing your application.
  • Secure: CakePHP comes with built-in tools for input validation, CSRF protection, Form tampering protection, SQL injection prevention. CakePHP codebase itself has been audited through the Mozilla Secure Open Source program.

Dos seus recursos

Para ter uma ideia geral dos fundamentos do CakePHP, ele é desenvolvido para tornar tarefas rotineiras do desenvolvimento web mais simples e fáceis. Busca fornecer uma caixa de ferramentas completa para você começar (ferramentas de Teste; Cache; Envio de emails; Debug; API REST; de ORM; controle de Autentição; além da geração automática de código; adição de plugins; tratativas de segurança, dentre outros), as várias partes do CakePHP funcionam bem juntas ou separadamente.

Ele provê uma estrutura organizacional básica, que cobre nomenclaturas de classes, arquivos, banco de dados e outras convenções, uma vez que as convenções forem assimiladas, e também ao seguí-las: você evita configurações desnecessárias; cria uma estrutura de aplicação uniforme, que faz trabalhar com vários projetos uma tarefa suave.

Mão na massa

Ao meu ver, a melhor forma de viver experiências e aprender sobre o CakePHP será construindo algo. Se você está ansioso para começar um projeto, você pode começar:

  1. Criando um Gerenciador de Favoritos (URL), dividido em apenas duas partes;
  2. Criando um blog, dividido em quatro partes;
  3. ou mergulhar na documentação e conhecer ao seu modo.

Vá lá, divirta-se.

Colabore com o projeto

Para melhorar a visão sobre o CakePHP, o Cookbook ("guia de receitas") é um projeto de documentação editável e aberto à comunidade, com seu código fonte disponível GitHub, permite que qualquer pessoa facilmente contribua com adições, exclusões ou correções para a documentação.

Vale a pena conferir

Publicado também no meu DevTo @danielmota

Carregando publicação patrocinada...
1
2

Então @CristianoSword se reler o artigo, verás que tem link para dois tutoriais (bookmarker e blog) em português, na sessão de mão na massa, com todo o passo a passo, desde montagem do banco até construção e controle de autenticação.

Abraço \o)

1

É um framework bem antigo, lembro que um cliente uma vez me procurou para desenvolver um sistema e ele queria em CakePHP, mas minha equipe toda trabalhava com Laravel e acabamos não pegando o cliente.

Posso estar enganado, mas diante do grande ecossistema em volta do Laravel, eu não escolheria HOJE outro framework.

1

Realmente, é do time dos Framework MVC mais antigos.

Sou da época do Cake 2 e 3. Migrei do Zend para ele.

Vale a pena fazer um Lab com equipe e avaliá-lo.