Trabalho há algum tempo com .NET e conheço bem o alinhamento de suas tecnologias, especialmente o ASP.NET. Particularmente eu não gosto de tudo seguir um único padrão como a Microsoft tenta impor. Não é culpa da Microsoft, mas acredito que cada projeto deve seguir o que faz mais sentido pra ele e nem sempre algo pronto.
De fato, o .NET é um ecossistema muito sólido. No entanto, não é a Microsoft que cuida do .NET e sim a .NET Foundation, no qual sou membro, que é a fundação de desenvolvedores voluntários que cuidam de projetos que pertencem ao .NET.
Atualmente colaboro com o Sisk Framework, que é uma alternativa ao ASP.NET. Isso você não encontra no mundo de JavaScript. Tudo é muito descentralizado, e por mais que cada um faz o que "convém", por isso existem bibliotecas e frameworks de pacotes que fazem a mesma coisa.
Não gosto de dizer que o Node.JS possui um ecossistema sustentável porque umas das piadas é que é impossível pegar um projeto de 1 ano atrás e rodar um npm update
e esperar que tudo funciona da mesma forma que antes.
Eu gosto do .NET porque sempre funcionou bem e sempre se mostrou sustentável. Me sinto seguro em começar qualquer projeto neste ambiente.