Executando verificação de segurança...
3

Low code é interessante para protótipos, talvez tirar uma ideia do papel, mas nada muito robusto. Já vi alguns casos de clientes que precisavam de soluções robustas e que inicialmente eram feitas por low code. Em curto prazo já tiveram que investir o triplo em um desenvolvimento de verdade.

O que saiu do Low Code ajudou a desenvolver o projeto posteriormente, pois já tiveram alguma noção do que seria a coisa. Isso é bom, pois muitos projetos que partem direto para o desenvolvimento acabam tendo uma curva enorme para tornar o que o cliente quer. O cliente quer o quadro na parede, mas todo dia ele irá perceber que alguma coisa está fora do lugar. Com desenvolvimento real é mais fácil se aproximar ao que ele deseja.

A especificação do cliente é sempre muito simplista e 99% das vezes que ele já sugere uma solução ele está errado. O cliente não sabe a solução que ele quer. Ele sabe o problema, mas identificar a melhor solução é o trabalho do analista, de poupar tempo x orçamento para o cliente. Usar low code para o produto final é quase sempre inviável, porque um bom analista vai saber que o projeto não será o que está na especificação inicial do projeto.

Eu vi isso se repetir em alguns projetos. O projeto seguiu o desenvolvimento em uma determinada especificação, à risca, exatamente o que estava no escopo. Não deu um mês para o cliente vir e falar que tal coisa não funcionava e que precisava mudar. E isso vai mais orçamento, mais alteração, mais desenvolvimento. E vai muito disso até chegar em um produto final, isso quando chega nesse tal do produto final.

Você nunca irá ver um ERP, um software de gestão financeira ou qualquer coisa muito robusta escrita com PHP ou JavaScript. Se ver, pode ter certeza que se arrependeram da decisão. Eu já me arrependi de escrever um sistema financeiro em PHP. Imagina a dor de cabeça que é para Low Code...

A verdade é que ninguém quer pagar um desenvolvedor de verdade. Preferem pagar 5x "juniors" do que 1x "sênior" que resolve o problema dos 5 programadores anteriores e 10 dos "não técnicos de low code". A profissão de programador não é valorizada no Brasil, não vão entender como pagarem 15k/mês com um analista bom que traz uma solução adequada. Vão preferir contratar a "agência de sófitiwerehause que usa ia" que faz por 3k/mês. Isso já ocorreu comigo, em clientes que tinham feito sites artesanais reclamarem porque não conseguiam editar o site no wordpress (sequer era wordpress o site).

A longo prazo o tempo dirá se o investimento foi bem pago ou não. Muitos projetos por aí morreram por falhas no investimento em desenvolvimento. Só que isso é algo mais cultural e menos técnico.

Um bom desenvolvedor, isto é, um analista e programador, consegue entregar em menor prazo um código mil vezes mais sustentável que dez desenvolvedores de TikTok, ou vinte "programadores" de Wix ou Elementor.

Muitos podem não gostar desse post, mas eu lido com esse mercado e converso com pessoas que estão há décadas e compartilham dessa visão. A crítica é sempre construtiva, o conhecimento está aí para qualquer um aprender, sem precisar pagar todo seu salário em cursos de picaretas que só querem te roubar.

Eu mesmo aprendi muito no Stack Overflow em Português, na MDN e na MSDN. Quase todo meu conhecimento vem desses três sites aí. Em pouco tempo dedicado à eles você pode se tornar um desenvolvedor acima da média. Eu não tenho faculdade nem certificação, não acredito que precise.

Carregando publicação patrocinada...
2

Conteúdo rico demais, valeu por comentar!!

No geral concordo bastante com vc!

Especificação e escopo é um problema antigo, que de verdade ninguém nunca resolveu e nem acho que vai resolver 100%, independente do escopo, simplesmente pq envolve a complexidade humana. Essa imagem é 100% verdadeira, kkk!

Quanto a remuneração eu diria que infelizmente é isso mesmo, mas não se limita só pra dev. Pelo menos da minha vivência aqui no Brasil, temos uma cultura de sempre tentar pagar menos, negociar mais.. É só notar a força que a palavra "desconto" tem nas campanhas de mkt por aí.

Quanto ao low code em si, tbm concordo que ele não supre tudo nem chega a suprir demandas robustas. Mas como disse ali no post, acho que isso vai se resolver, só não sei se vai levar 2, 5, 10, 15 anos.