Se você não tem experiência no ramo que quer atuar, abaixe a cabeça e aceite oportunidades que podem sim te alavancar. Eu comecei fazendo estágios que acreditava que não iam servir de nada para mim. Não é apenas o emprego que irá fazer você crescer, mas é conversar com outras pessoas e conhecer novas oportunidades através delas, além de te melhorar como um indivíduo.
A remuneração dos primeiros trabalhos quase nunca serão boas, talvez nem dos próximos, mas meus primeiros três estágios na programação o salário não passava de 3 dígitos.
Eu não sei o que é um "Arquiteto de soluções", mas vou considerar que faz a mesma coisa que um arquitetos de softwares. O papel não é apenas tomar decisões, por mais que concentrado nisso, mas discutir com os programadores os possíveis caminhos para tomar essas decisões. Não assuma toda a responsabilidade disso, aprenda junto com seus colegas e outras pessoas. Sempre é bom estar compartilhando suas ideias, motivações e frustrações.
Um estágio na área é interessante. Eu fundei minha empresa e após algum tempo contratei alguns desenvolvedores que trabalharam comigo no passado para trabalharem comigo. Hoje minha "clientela" é do boca-a-boca, porque sempre estive conversando e montando meu portfólio pessoal. Quando reconhecerem sua capacidade e habilidade, vão lembrar de você como "O LuC45m4Th3u5 é um arquiteto de soluções bom. Já trabalhei com ele." quando precisarem de um.
Nisso você negocia um salário e condições melhores.
E outra coisa: empresas pequenas ainda são empresas e como qualquer outra elas podem crescer ou quebrar. Isso vai da gestão.