Executando verificação de segurança...
1

[Ajuda/Desabafo]: Como alavancar minha carreira?

Atualmente, tenho 23 anos e estou me formando na área. Antes da conclusão da graduação, obtive diversas experiências em desenvolvimento e segurança da informação. Existe uma empresa na região onde moro que atua na venda de HPC (Computadores de alto desempenho), e o proprietário é próximo a mim no sentido de que ele está me oferecendo uma segunda chance, mesmo após eu ter saído abruptamente da empresa. Ele me propôs trabalhar como arquiteto de soluções, seja por meio de estágio ou regime CLT, ficando a escolha a meu critério. A empresa é relativamente pequena, com 10-15 funcionários.

Por outro lado, meu pai conseguiu alavancar um negócio, e contribuí significativamente para a informatização dos processos, captação de recursos via venture capital e marketing. Embora minha remuneração individual não seja elevada, por se tratar de um negócio familiar, a receita é direcionada à família. Tenho certa liberdade e autonomia nas decisões. Optando por ser arquiteto de soluções, eu não conseguiria gerenciar o negócio de forma mais ampla. Integrar o negócio do meu pai e assumir um papel estratégico me fez desistir da ideia de trabalhar sob regime CLT, mas ainda preciso garantir minha renda individual e construir minha vida.

Para complicar a situação, sinto que poderia conquistar mais. Sinto-me apto para trabalhar em uma vaga internacional ou em grandes empresas, tenho reconhecimento pela contribuição na segurança da informação de um grande banco em nível internacional. Contudo, não consigo utilizar isso como diferencial em meu currículo. Alguém já passou por situação semelhante? Quais dicas poderiam me oferecer?

Carregando publicação patrocinada...
5

Se você não tem experiência no ramo que quer atuar, abaixe a cabeça e aceite oportunidades que podem sim te alavancar. Eu comecei fazendo estágios que acreditava que não iam servir de nada para mim. Não é apenas o emprego que irá fazer você crescer, mas é conversar com outras pessoas e conhecer novas oportunidades através delas, além de te melhorar como um indivíduo.

A remuneração dos primeiros trabalhos quase nunca serão boas, talvez nem dos próximos, mas meus primeiros três estágios na programação o salário não passava de 3 dígitos.

Eu não sei o que é um "Arquiteto de soluções", mas vou considerar que faz a mesma coisa que um arquitetos de softwares. O papel não é apenas tomar decisões, por mais que concentrado nisso, mas discutir com os programadores os possíveis caminhos para tomar essas decisões. Não assuma toda a responsabilidade disso, aprenda junto com seus colegas e outras pessoas. Sempre é bom estar compartilhando suas ideias, motivações e frustrações.

Um estágio na área é interessante. Eu fundei minha empresa e após algum tempo contratei alguns desenvolvedores que trabalharam comigo no passado para trabalharem comigo. Hoje minha "clientela" é do boca-a-boca, porque sempre estive conversando e montando meu portfólio pessoal. Quando reconhecerem sua capacidade e habilidade, vão lembrar de você como "O LuC45m4Th3u5 é um arquiteto de soluções bom. Já trabalhei com ele." quando precisarem de um.

Nisso você negocia um salário e condições melhores.

E outra coisa: empresas pequenas ainda são empresas e como qualquer outra elas podem crescer ou quebrar. Isso vai da gestão.

1
1