Executando verificação de segurança...
1

[Preciso de sua ajuda] Devo escolher entre 2 opções, porém só tenho UMA CHANCE!

Entenda o que houve

Indo direto ao ponto: ganhei uma bolsa de estudos na EBAC para cursar qualquer curso que eu escolher (dentro da área tech). Porém, entre tantas opções estou muito confuso sobre o que escolher.

Gostaria muito de saber qual sua opinião. Apreciaria muito também receber algum direcionamento de vocês que já são mais experientes.

Como sou um completo iniciante em programação e não tenho condição financeira para comprar um curso desse nível, então quero ser o mais acertivo possível nessa escolha. Você poderia me ajudar, por favor? É simples, apenas expresse sua opnião ao terminar de ler este post.

Um pouco de contexto

Tenho 25 anos e sou casado. Trabalho em um contabilidade. Estou em transição de carreira. Porém, já faço freelas como Web Designer desde 2019. Basicamente, a maior parte de minha demanda é por landing page e site institucional.

Acontece que, desde ano passado, senti a necessidade de aprimorar meu trabalho. Foi então que me veio a ideia de estudar programação para aprender fazer layouts mais específicos, melhorar responsividade, performance e resolver problemas específicos que os clientes pedem.

E o que aconteceu foi muito massa!!

Eu passei a amar esse ramo e descobri coisas tão legais que me fizeram interessar ainda mais por programação. Inevitavelmente, comecei pelo front-end. Desde então, tenho estudade tudo que tange o desenvolvimento front-end. Já possuo bons conhecimentos em HTML, CSS, JavaScript, TypeScript, SASS, WordPress, Git, Github, bem como alguns builders de páginas, como Elementor e Divi.

Venho estudando o front-end já por 1 ano. Até o momento, não sei absolutamente NADA de back-end. E agora, nesse mês de abril, eu ganhei uma bolsa de estudos gratuita. Daí preciso escolher qual será o rumo que vou tomar.

Eis a escolha que devo fazer

Dado este contexto, e observando bem os cursos disponíveis e suas ementas, escolhei dois cursos: Engenheiro Front-end e Especialista Back-end Java.

Por que dessas escolhas?

1. Avaliando o curso de front-end.

Vantagens

Bom, o curso é bem completo e casa perfeitamente no que eu já venho estudando. Seria uma ótima oportunidade para eu conseguir me aprofundar no tema e ver conceitos que até o momento eu ainda não aprendi, como Vue, Jest, Cypress, entre outras coisas que o curso aborda.

Desvantagens

Eu "perderia" um pouco de tempo revendo as coisas mais báscias. Meio que 40 a 50% do curso seria mais repetição de conceitos que já aprendi. Não necessáriamente isso é ruim, pois contribui para o aprendizado e fixação, porém no momento eu preciso ganhar tempo.

2. Avaliando o curso de back-end.

Vantagens

Tenho um certo interese em aprender Java desde um bom tempo. Desejo este despertado apenas por curiosidade mesmo e por amigos que sempre incentivaram. Caso escolha esse curso, vou aprender o back-end, e poderei ser considerado um dev full-stack (apesar de eu não ligar muito para isso). Mas acho interessante ter o conhecimento em back-end e experimentar este vasto mundo. Quem sabe até eu não acabe gostando mais do que do front rsrs. Além disso, vejo o Java como uma teconologia muito promissora, com mercado de trabalho bem aquecido e com bons salários.

Desvantagens

Eu vou voltar aprender do "zero". Como não sei nada de back-end, vou iniciar em um ramo totalmente novo, isso faz com que eu leve mais tempo para ter um conhecimento mínimo considerável. Além disso, meus estudos no front ficarão pausados por um tempo, isso pode me dar uma enferrujada.

E por que não um curso full-stack?

A escola possui um curso full-stack Java, porém, achei que seria um desperdício da oportunidade. Visto que eu iria ter apenas um conhecimento generalista em ambos (front e back). Penso da seguinte forma: ou escolho o front pra me aprofundar nisso, ou escolho o back e me aprofundo nisso.

Se achar que meu pensamento está errado, por favor comente abaixo. Mas, ao meu ver, parece fazer sentido.

Um detalhe que muda tudo

Outra informação relevante que deve ser considerada é que eu tenho o sonho de ser autônomo. Gosto do empreendedorismo e me vejo no futuro com um negócio próprio, nem que seja fazendo freelas mesmo.

Observando os dados atuais, no ramo que atuo como freelancer (Web Design), a maior parte da demanda web é para o front-end. A demanda atual é absurda neste ramo. No back-end também tem alta demanda, porém, na maior parte para o PHP, visto que muitos sites utilizam o WordPress.

Uma das coisas que fico pensando é sobre isso. Devo mudar o foco (de onde me trás retorno) pra algo que não possui tanta demanda freelancer (no caso Java). Talvez seja ignorânica minha, até por desconhecer o mercado Java.

Mas me parece ser mais promissor, caso eu decida aprender o back-end, ir para o PHP, pensando estrategicamente. Faz sentido?

Por outro lado, aprender Java pode me abrir portas para grandes empresas.

Agora é com você!

Eu acredito que aqui nesta comunidade possui pessoas com muita experiência que podem me dar um direcionamento.

Tendo em vista tudo que foi comentado, eu estou bastante confuso! Não sei se me aprofundo no front-end e permaneço com foco nisso, ou se vou par ao back-end e aprendo Java.

Se puder me dar uma mãozinha eu agradeço bastante! Obrigado pela paciência de ler até aqui. Forte abraço a todos.

Carregando publicação patrocinada...
2

Observando seu objetivo de empreender, ser generalista não deveria ser visto como uma coisa ruim e sim como algo positivo.

Eu empreendo desde 2016 e de lá para cá o que eu definitivamente não posso fazer é me especializar em algo, pois o dia tem 24h e preciso saber fazer de tudo um pouco, desde o posicionamento estratégico, passando por vendas, backend, frontend e até mesmo o suporte.

Olhando para esse prisma e sabendo que você já possui experiência no front-end, é interessante buscar habilidades que complementam isso (mais uma vez, levando em conta sua veia empreendedora).
Eu definitivamente falaria para você estudar marketing e vendas, mas como é requisito estar na esfera dev, eu escolheria o curso Desenvolvimento Backend, só que em Python. Alguns motivos:

  1. Curva simples (lembre, seu foco é empreender e gerar resultado, aqui não existe espaço para outra coisa, tempo é literalmente dinheiro).
  2. Complementa a falta de experiência com backend e aumenta sua possibilidade de criar novos produtos sozinho.
  3. É uma linguagem que suporta um dos melhores ORMs e geradores de APIs REST do mercado, aumentando sua produtividade.
  4. Flexibilidade para fazer outras coisas além da web, como por exemplo automatizar ações de desktop, browsers, etc. Existem empresas que vendem produtos assim.
1

Obrigado mesmo pela resposta. Achei interessante os pontos que colocou. Não tinha considerado python, sendo bem sincero. Você acha mesmo que vale a pena me dedicar em Python?

1

Cara, realmente é uma escolha difícil. Mais creio que a carreira de back-end vai te tomar muito mais tempo, pois se trata de outros assuntos mais complexos, que você ainda não viu no front-end.

Existe uma gama de conceitos e fundamentos básicos que você vai precisar estudar se for no caminho do java. Assim como:
POO (Programação Orientada a Objetos), Herança, Polimorfismo, Interfaces, Estrutura, Lógica de Programação e muito mais.

Resumindo, a* curva de aprendizado é maior*, mais vale muito a pena. Só que tem um impacto maior na sua carreira atual. Tem que avaliar isso!

E trabalhar apenas com front-end não é ruim, eu sugiro começar algum curso básico de back-end e se achar que está se dando bem, continua. Se não, foca no front.

1
1

Eu no seu lugar iria para o front, principalmente por ter vontade de empreender, quando se fala de vender um produto, a aparência importa demais e ter um front bonito vai facilitar a venda, se no conteúdo desse curso tiver UXUI aí seria perfeito, ja o backend voce pode aprender NodeJS que teria muito conhecimento do front reaproveitado pois é JS... O cliente não tá nem aí para qual backend você usa, só precisa funcionar. Recomendo dois livros "não me faça pensar", "roube como um artista".

1

Obrigado pelas indicações de livros. Vejo que essa parte de front-end tem muita demanda freela, até mais do que de back-end (impressão minha, posso estar errado).

1

é pq é muito facil definir um backend, o cliente define que ele precisa fazer X, Y e pronto, só precisaria fazer atualização caso surja uma necessidade Z. Já no front não são só funcionalidades, muitas vezes o cliente quer mudar layout, cores, navegação, links, etc, o que gera mais demandas.