Executando verificação de segurança...
1

Automatização é o futuro?

Recentemente venho obersando um boom de ferramentas para automação de tarefas e até mesmo a criação de bot para atendimento via Whatsapp por exemplo. Outro dia também li um artigo sobre a nova geração que nascerá em 2025 onde fazia menção sobre o uso de ferramentas de automação e uma queda de jovens que querem desenvolver no modo "raiz", digitando o código.

Isso me fez pensar sobre o futuro da tecnologia: Estamos prontos para tanta coisa automaizada? O que irá acontecer no futuro quando não tivermos mais "um toque humano" nos extremos das conversas?

O fluxo de crescimento dessas automatizações é alto demais e quase impossível de acompanhar as integrações com I.A's

Carregando publicação patrocinada...
4

Estamos prontos para tanta coisa automaizada?

Já vivemos isso a alguns anos, é mais comum você ser atendido por um robô do que por um humano quando precisa de suporte/atendimento de uma empresa.

Além dos aplicativos que intermediam diversas operações entre pessoas e empresas, eliminando bastante do trabalho manual no processamento dessas solicitações. Uma boa parte de nós aqui nessa comunidade trabalha justamente para isso acontecer.


O que irá acontecer no futuro quando não tivermos mais "um toque humano" nos extremos das conversas?

De certa forma já está mais ou menos assim. Já tentou conversar com as pessoas que nasceram nesse mundo hiperconectado? Tem grandes chances da conversa se parecer com quem está falando com um NPC de algum jogo, que foi baseado no que existe nas mídias e redes digitais, sem ideias e opiniões próprias, apenas replicando o que foi dito pelos grandes "influencers" das bolhas digitais ao qual o "NPC" participa.

2

Isso quando conversa sem estar no celular. Parece que a maioria das pessoas não suportam ficar longe do celular por 5 minutos. Não compartilham ideias interessantes. Completamentes alheios a coisas simples. Outro dia me enalteceram apenas por remover um vírus que foi literalmente clicar num botão do windows defender...

Ainda bem que ainda existem pessoas fora dessa. Volta e meia me encontro conversando com alguém por horas sem perceber!

1

Você tem razão. Talvez em algum momento a conversa pode ate ficar engessada com perguntas prontas e não soar nada criativo ou espontâneo. Vamos aguardar os proóximos capítulos.

3

Primeiro precisa decidir se quer falar de automação ou automatização que são coisas diferentes (ainda que alguns dicionários tratem como sinônimos e um leve ao outro), até podemos tratar como siNõnimos, mas temos que ter isso claro, ou seja, é mais uma daquelas palavras complicadas de usar.

Não é o futuro, é o passado há mais de 100 anos. É o presente e será o futuro. Algumas o pessoal nem percebe, ou não reclamou, outras reclamararam e depois acostumaram, inclusive muitas já não sabem nem como é sem automação/automatização e a vida é assim.

A IA é um enorme exemplo e ninguém segura. Haverá regulamentaçãoes, mas ela será usada em todos os lugares onde puder e alcançar bons resultados, mesmo que parciais, ao longo do seus desenvolvimento, e claro, será usada onde não deve e será usada de forma errada, como acontece com toda tecnologia criada, até as mais baixas.

Para o bem ou mal, como tudo sempre foi, é o caminho natural. Cabe a cada um aproveitar da melhor forma e não deixar atrapalhá-lo, mas infelizmente a gente tem conta conjunta com muita gente e em muitos casos até se você fizer tudo certo, o que é já é impossível, outros farão errado de um jeito que te afetará.

Novamente, a vida é o que é, a gente faz nossa parte. E os frutos que serão colhidos serão os que forem plantados, individual ou coletivamente.

O artigo do jornal é altamente especulativo, me deu uma impressão de algum uso de IA, e a chance de ser exatamente deste jeito é semelhante ao de um ganhar na loteria na próxima semana (ih, eu não jogo...). Tem coisa que eu só não aposto que está errado por minha filosofia é só apostar em algo que é 100% certo que eu vou ganhar.

Certamente não estamos prontos, e a maioria nunca estará.

Adoraria fazer uma reflezão mais profunda e argumentar mais, mas ficará muito longo, ninguém lerá, nem mesmo vão perder tempo pro GePeTo fazer um resumo acéfalo, e eu estou sem tempo.

A minha especualção, mas já tem estudos que indicam que é o mais próvel é que este cenário seja o otimista: https://www.imdb.com/title/tt0387808/.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Meus 2 cents:

Nao precisei resumir via gepeto - consegui ler de boa :)

Mas passei aqui para dizer: o filme citado precisa sair da categoria comedia para documentario.

2

Sim, até porque eu não fiz o textão inteiro que ia fazer, ficará guardado para outro dia. Mas seu caso me parece que não costuma resumir as coisas, eu leio o que escreve ;)

Não sei se é documentário, eu achava, Não estou conseguindo achar um exemplo melhor, mas seria como algo mostrando que o mundo não conseguiria fazer vacinas para todos, então, viu como preveram o futuro errado? Entendeu? :D Ou preciso ser mais explícito?

Se acontecer igual ao filme eu ficarei muito satisfeito (claro, vai demorar e não vou ver, por sorte, só uma parte). É, tô assim, e nem me dá depressão mais.

1

Automatizar para focarmos em outras coisas, mais criatividade, do que trabalho repetitivo. Programar era uma coisa muito artesanato, as ferramentas estão evoluindo para a gente focar mais na criatividade.

Não vejo problema em automatizar, o único problema é se isso levar a uma posição engessada das coisas.

A tendência é essa, se não aprender a usar as ferramentas para pelo menos aumentar a produtividade, vai acabar virando um datilógrafo.

1