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Ganhei R$ 17.821,989 desenvolvendo jogos em 2023

Mais detalhamentos sobre: Link do vídeo

A "quebra" dos valores líquidos por fonte a seguir:

Valores líquidos

Vi um post sobre uma pessoa aqui falando sobre falha com os jogos, que aparentemente tem mais ou menos o mesmo tempo brincando com jogos que eu, então decidi compartilhar meu "testemunho" também.

No fim de 2022, como estava trabalhando em uma empresa do US e o salário permitia, decidi investir no tempo livre em um estúdio, contratei duas pessoas em tempo integral, uma para desenvolver artes (de um projeto que acabou não acontecendo) e outra para fazer o desenvolvimento (programação, game design, etc) do que eu não tinha tempo por conta do trabalho full-time.

O jogo ficou pronto em cerca de 3 meses, e eu dei suporte adicional pra balancear, ter mais conteúdo e corrigir bugs desde então. Foram + de 1000 cópias vendidas (o que não é muito)

Algumas informações complementares:

  • Eu já tenho experiência desenvolvendo jogos por hobbie há mais de 15 anos
  • Meu trabalho full-time é em um cargo de software engineer, o faturamento dos jogos é apenas um "extra"
  • Meu próximo jogo já tem página na Steam, ainda está em desenvolvimento. Se chama Siege 'n Sow

Fiquem à vontade pra perguntar qualquer curiosidade que tenham sobre :)

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coelhucas não entendi porque a comunidade negativou sua publicação, eu tinha dado um +1 inclusive, o título foi direto ao ponto e casou perfeitamente com o vídeo destacado na fonte. Vi também que na seção dos comentários aconteceu uma interação meio acalorada, uma pena.

De qualquer forma, parabéns pelos resultados e o seu jogo está bastante "eye candy" 😍 Meu sonho é me aposentar com o meu irmão Guga para desenvolver jogos junto com a comunidade Open Source 🤝

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Muito obrigado pelo feedback! Eu adoraria ver conteúdo seu sobre um jogo mais elaborado, talvez não precise esperar a aposentadoria, façam algum com escopo menor pra gente ver 🤣

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Você gastou alguma grana com marketing? se não, vc pretende gastar com o proximo?

Parabéns, muito massa ver Br ganhando uma graninha com jogos. Pretendo lançar o meu algum dia também.

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Nossa, ótimo ponto que eu acabei não comentando sobre nem no vídeo nem aqui. O único valor gasto nesse ponto foi com a assinatura (peguei a anual) do Twitter blue, que tinha praticamente acabado de sair na época, na conta "do estúdio".

Não diria que impactou muuito, mas deu mais visibilidade pra gente, dado o boost alcance. Fora isso, não teve investimento financeiro voltado ao marketing. No projeto atual eu estou tentando melhorar usando o Tiktok, shorts no youtube e reels do instagram em paralelo.

Até então não investi dinheiro de fato nisso e não tenho planos além do que eu consigo fazer eu mesmo... Vira e mexe recebo contato de publishers bem pequenos que se oferecem pra isso, mas ainda não peguei confiança de que o resultado poderia valer a pena

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Desenvolvi na Godot (engine) que utiliza GDScript como linguagem principal. É uma linguagem própria com sintaxe praticamente 1:1 com Python e anotações de tipos opcional. Uma curiosidade, inclusive, é que quem mantém a linguagem hoje em dia oficialmente é um brasileiro (George, conhecido como vnen).

Como editor de texto alternei entre o VSCode e vim, mas a engine tem um interno também se quiser usar.

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